Nesse fim de semana, me reuni com alguns amigos para jogar mais uma sessão de RPG de mesa. Logo iniciamos a conversa paralela inevitável do dia e depois disso já estávamos falando sobre RPGs de vídeo game. Obviamente, não pudemos deixar de citar a melhor série de jogos de vídeo game do mundo do universo do cosmos: Final Fantasy!

bunkernerd-final fantasy_10 fatos que sapenas fas entederao_1

Durante essa conversa, percebi que todos os jogadores enfrentavam as mesmas dificuldades quando zeravam algum FF pela primeira vez. E também, notei que todos possuímos as mesmas “manias de jogo”. Eu nunca tinha percebido alguns detalhes tão especiais e característicos dos jogos da série. Por isso resolvi listar os 10 melhores fatos que apenas os gamers reais entenderão! Você com certeza vai se identificar com alguns deles!

1. O estoque de elixir intocável

bunkernerd-final fantasy_10 fatos que sapenas fas entederao_2

bunkernerd-shutup-and-take-my-money--2

Quem joga sabe. Elixir é um item TÃO ÚTIL e TÃO RARO que não se deve usar sem motivo. Você vai guardar para o futuro quando estiver lutando com um boss super poderoso ou algo do tipo. Guarda tão bem, mas TÃO bem, que você não usa nem quando mais precisa. Sempre o mesmo pensamento virá na sua cabeça: “Vou precisar dele depois. Se eu usar agora vou me arrepender”. E assim você termina o jogo com uns 30 deles no inventário.

bunkernerd-final fantasy_10 fatos que sapenas fas entederao_3

bunkernerd-shutup-and-take-my-money--2

2. O trauma do “X”
Algo que os produtores do jogo sabem fazer muito bem é esconder as coisas. Porém, você nunca é “obrigado a pegá-las” (CLARO QUE É! Como assim fazer menos que 100% do jogo? Isso é inaceitável! Tem até achievement pra isso) . Por isso, você só descobre que perdeu algo quando pega “todos os itens” e vê que ainda tem slots vazios na mochila. E esse não é o maior dos problemas! A pior parte, é que o item que falta provavelmente é uma espada muito boa, que estava escondida atrás de um arbusto, em um mapa que só é acessível em determinada parte do jogo… ou seja, se você quiser fazer 100% do jogo, VAI TER QUE JOGAR TUDO DE NOVO!!!!

bunkernerd-final fantasy_10 fatos que sapenas fas entederao_FF15puzzle

Depois da primeira vez que isso acontece, todo mundo que não quer ser um fracassado e olhar na internet, passa a ter o “Trauma do X”. É quando você caminha pelo mapa olhando pra todas as direções, passando por todos os lugares “spamando” o botão “X” na esperança de achar alguma coisa. Em quanto não existir um fucking cantinho que você ainda não tenha apertado “X” nele, você NÃO avança na história!

3. O boss imorrível
Talvez você esteja pensando que o certo é “imortal”, mas não. O boss não é imortal, ele é imorrível mesmo. Por quê?  Simples! Porque ele morre, mas nunca morre (WHAT?!)! O que eu quero dizer é que se no jogo existem 40 chefes, 20 são o mesmo. Existe sempre um NPC chato que inferniza sua jornada do início ao fim. E não importa quantas vezes você o mate, ele sempre volta pra te incomodar!

bunkernerd-final fantasy_10 fatos que sapenas fas entederao_4

4. O monstro mais FDP
Em qualquer Final Fantasy que você jogue, sempre vai ser a mesma coisa: os aventureiros podem matar entidades poderosas, deuses, titãs, dragões… mas não importa. O monstro mais FDP do jogo sempre vai ser um fucking cactus! Ele sempre ataca com um dano maior que o HP máximo do jogo, vai ter uma vida ENORME, a luta sempre vai começar no turno dele, ele vai desviar de 99% de seus ataques e, finalmente, quando você atingi-lo pela primeira vez, o FDP VAI RIR DA TUA CARA E FUGIR!

bunkernerd-final fantasy_10 fatos que sapenas fas entederao_5

5. O trauma do save point (jogadores de Demon Souls também entenderão)
O trauma do save point se divide em dois. Primeiro que você não consegue jogar mais do que 2 minutos sem salvar, principalmente quando derrota aquele boss depois de tentar 9999 vezes. Quando isso finalmente acontece, a vontade de salvar é tão grande que você nem consegue prestar atenção no filminho do jogo. A única palavra que passa dentro da sua cabeça é: “SALVAR! SALVAR! SALVAR! SALVAAAAARRRR!!!!!”.  E lógico que, depois que salvar, corre pro YouTube ver o filminho que você perdeu porque não prestou atenção.

bunkernerd-final fantasy_10 fatos que sapenas fas entederao_safepoint

A segunda parte do trauma, é que o save point recupera totalmente sua vida e sua mana (Mana! Mana! I need more Mana!). E isso, com o tempo te deixa 100% “pão duro”. Por que vou gastar meus itens se eu posso voltar um pouco e salvar de novo?  Sim, parece óbvio que é muito melhor salvar do que gastar dinheiro. Porém, você muda completamente de ideia depois que, sem querer, tropeça em um monstro forte no caminho.Ai você pensa: “Droga! Porque não enchi minha vida!”. E morreu…

bunkernerd-final fantasy_10 fatos que sapenas fas entederao_e morreu

6. A decepção da habilidade nova
É simples. Primeiro você encontra um mostro que usa uma habilidade super forte. Então você pensa: “Ooooohhhh que legaaaaalll. Vai ser bem útil saber isso aí!”. Depois você corre ver em qual nível vai liberar essa habilidade (e sim, vai sempre ser difícil de abrir). Você acha que vai valer a pena! Então passa dias e mais dias apanhando dos inimigos que usam essa habilidade em você, simplesmente para ganhar XP e aprendê-la. E, finalmente, quando consegue descobre que 99% dos inimigos que você enfrentará serão imunes a tal habilidade.

bunkernerd-final fantasy_10 fatos que sapenas fas entederao_nova habilidade

7. O trauma da economia de habilidades
Começa a batalha contra um boss.  E você, todo felizão com os níveis novos, manda todos os personagens darem o ataque especial de uma só vez! Isso acaba causando um dano 6x maior que a vida do inimigo! Parece que foi um bom plano, SQN… porque depois de morrer, o boss atinge sua segunda forma, que tem 6x mais força, 8x mais vida, 3x mais resistência e é 5x mais rápido. Claro… como você já gastou todos seus ataques especiais e seus itens na forma anterior (menos os elixirs!). Resultado?

bunkernerd-final fantasy_10 fatos que sapenas fas entederao_e morreuDepois de perceber que isso acontece com frequência no Final Fantasy, você passará a ter o “Trauma da economia de habilidades”. Sempre que aparece um inimigo forte, você somente dá ataques comuns. Pois está guardando as habilidades para a última forma. E assim você acaba se esforçando até vencer sem usar ataques especiais.

bunkernerd-final fantasy_10 fatos que sapenas fas entederao_7

8. O mini game do capeta
Todo Final Fantasy tem algum tipo de mini game chato e incrivelmente difícil. Ele é sempre deixado por último justamente por causa disso. Pode ser um jogo de cartas, um quiz ou uma corrida de chocobos.

bunkernerd-final fantasy_10 fatos que sapenas fas entederao_8

Porém, sempre será mais fácil atravessar o mundo inteiro, matar o final boss divindade e enfrentar todos os outros 9 problemas dessa lista, do que ganhar um mini game desses.

9. Os fins alternativos
Final Fantasy é sempre um jogo muito triste. A história já te faz sentir 10 tipos de tristeza e 20 tipos de emoções. Mas o final… o final é sempre MUITO TRISTE! O que muitas vezes deixa o jogador inconformado por não ter visto o “fim conto de fadas” que esperava. E é aí que você começa a procurar fins alternativos. E o melhor de tudo é que eles existem! Porém não são como nas visual novels, que existe: Final feliz, final triste, final perfeito e final hentai . No Final Fantasy as opções são:

  • Final triste
  • Final muito triste
  • Final mais triste ainda
  • Final tristinho (que o pessoal geralmente chama de final feliz, depois de já ter se acostumado a ver desgraça)

10. Easter eggs everywhere!
Nesses jogos tem mais coisas escondidas do que coisas que você pode ver. Tudo que você ganha durante a storyline, pode saber, é fraco!  As melhores habilidades, itens, personagens, armas, armaduras e magias estão escondidas. E para achá-las, você precisa encontrar pedaços de um mapa que também estão escondidos. Que para encontrá-los você tem que derrotar 5 monstros que estão escondidos. Que para encontrá-los tem que matar todos os monstros do jogo pelo menos uma vez…

bunkernerd-final fantasy_10 fatos que sapenas fas entederao_9

Com todas as matérias que já escrevi, vocês já devem ter percebido quais são meus jogos favoritos! E sinceramente, são justamente esses detalhes que deixam os Final Fantasy’s tão especiais.  Então caso você nunca tenha jogado, eu RECOMENDO!  E se você é gamer, e  joga Final Fantasy, com certeza já passou por algumas dessas situações também. Então se eu me esqueci de mencionar algum item nessa lista, comente!

E se você se interessou por Final Fantasy, não deixe de ler:

Final Fantasy na Steam
Final Fantasy XV
Final Fantasy XV pode ser o último

Escrito pelo oficial Lucas Merlin

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.