Tem alguém aí? Em várias missões espaciais nesse exato momento tem sim!

Esta é a pergunta que não quer calar: incomoda muita gente e motiva muitos cientistas a continuar desbravando o infinito espaço sideral. Mas não adianta nada ir para Varginha-MG, ler o horóscopo ou perguntar ao ET Bilú as respostas do universo. Precisamos ir atrás das respostas para as perguntas, que muitas vezes nem ao menos sabemos fazer.

Para isso, toneladas de dinheiro são gastas com missões espaciais;  no prazo de cinco anos, já teremos enviado, pelo menos, uma sonda espacial para cada planeta do sistema solar,              iniciado um importante passo para uma futura expedição tripulada para marte e pousado em um cometa.

Não ficou sabendo? Então confira na lista abaixo as 10 missões espaciais mais importantes em andamento.

Voyager 1 e 2 – Universo

O lançamento da missão foi no ano de 1977, enviadas para explorar Júpiter e Saturno, depois de completarem a missão, as sondas foram redirecionadas em uma linha reta e agora o objetivo é sair da zona em que o Sol exerce influência, ou seja, desbravar a maior distância fora do nosso sistema solar. Ambas continuam enviando dados científicos à NASA e são os objetos humanos mais distantes da terra, estando a pouco mais de 17 bilhões de quilômetros de distância do nosso planeta. Para se ter ideia, um dia-luz são 26 bilhões de quilômetros. A imagem abaixo da uma boa ideia da distância.

Caso algum dia elas sejam interceptadas por uma inteligência alienígena  cientistas deixaram discos anexados às Voyager’s contendo sons (vento, trovão, pássaros, música da Yoko Ono Baleias, etc…) e imagens do planeta Terra. Só pra garantir.

Site oficial: http://voyager.jpl.nasa.gov/

Voyager

Mars Science Laboratory: Curiosity Rover – Marte

Se você não estava em coma ano passado, deve se lembrar da Curiosity. O jipe-robô pousou em solo marciano viajará pela superfície do planeta, coletando e pesquisando amostras de solo em busca de condições favoráveis à vida. Principalmente a partir de minerais argilosos (que contém água) identificados no planeta. Também coletará dados que auxiliaram em uma futura missão tripulada.

O robozinho é tão moderno que até posta fotos no Instagram!

Site oficial: http://mars.jpl.nasa.gov/msl/

Instagram: http://web.stagram.com/n/marscuriosity/

Curiosyty

MRO: Mars Reconnaissance Orbiter – Marte

Uma sonda na órbita de Marte que é capaz de tirar fotos de altíssima resolução da superfície marciana. Atravéz dela é que foi possível descobrir e definir o local de pouso da sonda Curiosity.

Site oficial: http://mars.jpl.nasa.gov/mro/

hirise_curiosity_parachute

MESSENGER – Mercúrio

A primeira sonda à orbitar Mercúrio, depois de uma longa viagem de mais de 6 anos, hoje ela vem cumprindo a missão de mapear toda a superfície do menor planeta do nosso sistema solar. Até agora ja nos enviou mais de 100 mil imagens do planeta.

Site oficial: http://messenger.jhuapl.edu/index.php

Mercúrio

Cassine – Saturno

Em 1997 foram lançadas duas sondas com o objetivo de estudar Saturno e seus anéis e luas. Somente em 2004 a Cassine foi a primeira espaçonave a orbitar ao redor de Saturno. Junto com ela estava a sonda Huygens que pousou na superfície de Titã, a maior das 60 luas do planeta.

Site Oficial: http://saturn.jpl.nasa.gov/

Saturno

Venus Expres – Vênus

Seria a última tentativa da humanidade para tentar compreender as mulheres? Com o lançamento em 2005, depois de apenas 5 meses de viagem, a sonda tem o objetivo de estudar a atmosfera e as nuvens venusianas. Um planeta com uma composição química semelhante a da Terra, mas que evoluiu para um caminho diferente. A missão é pesquisar o por quê.

Site oficial: http://www.esa.int/Our_Activities/Space_Science/Venus_Express

Venus

Juno – Júpiter

Em 2016, quando alcancar a órbita de Júpiter, a sonda irá estudar a formação do planeta gasoso, mapeando sua atmosfera, campos gravitacional e magnético. A nave usou o impulso gravitacional para acelerar a viagem (gravidade exercida pela Terra), sendo capaz de percorrer 402 mil quilômetros por dia.

Site oficial: http://www.nasa.gov/mission_pages/juno/main/index.html

Jupter

New Horizon – Plutão

Até mesmo o rejeitado Plutão terá seu momento de glória no ano de 2015. A sonda que percorrerá mais de 5 bilhões de quilômetros para chegar ao planeta, (que é menor do que a nossa Lua) para estudar plutão e também o profundo universo ao redor. Será que encontraremos algo bom o suficiente para elevar o anãozinho novamente ao nível de planeta?

Site oficial: http://pluto.jhuapl.edu/

tumblr_lu9k58M1EG1r2h5u7o1_1280

Rosetta – Missão Cometa

A sonda Rosseta terá de viajar pouco mais de 790 milhões de quilômetros até alcançar o Cometa 67-P no ano de 2014. A nave lançará o módulo Philae, que aterrisará no núcleo de gelo do cometa para estudar a origem dos materiais encontrados e suas implicações no Sistema Solar.

Siite oficial: http://rosetta.jpl.nasa.gov/

Rosetta

Dawn – Veste e Ceres

Para tentar compreender a formação dos planetas, a missão Dawn está viajando para os dois maiores protoplanetas (condensação de matéria que é a fase inicial da evolução dos planetas)do Cinturão de Asteróides: Vesta e Ceres. Como seriam os planetas no estágio de formação?

Site oficial: http://dawn.jpl.nasa.gov/

ceresvesta_hst

 

Quanto mais descobrimos com essas missões espaciais, mais percebemos que temos muito mais a descobrir. Aos poucos vamos avançando por todo nosso sistema solar. Imaginem o que ainda esta por vir!

Comentários

comentários

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published.