Salve, salve nerdaiada! Hoje eu vou falar de algo que todo mundo gosta: comida! Todos nós temos nossos pratos favoritos e alguns de nós (como esse que vos fala) se arriscam na cozinha. Pensando nisso e inspirado pelo nosso novo projeto da Cozinha Nerd, trago até vocês o filme 100 Passos para um Sonho, de Richard C. Morais (obra original).

100-passos-para-um-sonho--cartaz

Uma das coisas que me fez querer escrever sobre esse filme, foi esse vídeo postado pela BuzzFeed, onde norte-americanos experimentam sobremesas da culinária indiana pela primeira vez.

 

Se vocês puxarem da memória, refugiados, vão recordar de uma informação que sempre acompanhou os estudos sobre a Índia: é o país das especiarias! Diversas culturas no mundo visitaram a Índia a procura de especiarias singulares, somente encontradas e comercializadas lá. E é em parte, por culpa disso, que a culinária indiana é tão única e com sabores tão diferentes!

Mas voltando ao filme, o roteiro ficou por responsabilidade de Steven Knight (seus últimos filmes incluem O Sétimo Filho, Locke (ambos ainda não lançados), Circuito fechado (2013), Redenção (2013) e Coisas Belas e Sujas (2002)) e com as mãos de Steven Spielberg no voltante da produção, 100 Passos para um Sonho vem para as telas com fome de sucesso e também com muitas lições sobre o que se pode fazer numa cozinha. Então, mãos a obra!

Sinopse:
Hassan Kadam (Manish Dayal) é um jovem cozinheiro com um potencial invejável! Ele e sua família acabam desalojados e decidem abandonar a Índia, para buscar novas oportunidades. Juntos, a família Kadam, liderada por Papa (Om Puri), acaba se estabelecendo em um vilarejo em Saint-Antonin-Noble-Val, no sul da França.

Julgando ser o local ideal para morar e abrir seu restaurante indiano, a família Kadam decide abrir seu próprio negócio e recomeçar, criando o Maison Mumbai (claro que o talento do filho Hassan faz com que todos tenham esperança de sucesso). Porém, a proprietária e chef do clássico restaurante francês Le Saule Pleureur, fica sabendo das intenções da família e, sendo a conservadora que é, decide investir contra Papa e Hassan. Afinal, quem eles pensam que são para “estragar” a boa e velha culinária francesa?!

100-passos-para-um-sonho--1

Uma guerra entre os dois estabelecimentos se inicia e, apesar dos esforços de Madame Mallory (interpretada pela ganhadora do Oscar, Helen Mirren), o novo restaurante indiano, localizado a 100 passos do seu, começa a despertar o interesse dos moradores e turistas da pitoresca Saint-Antonin.

O misterioso (e delicioso) talento de Hassan na cozinha, começa criar algo diferente e único entre as duas culturas e, com uma pitada de romance entre ele e Marguerite (Charlotte Le Bon), a sous chef de madame Mallory, está criada a receita de sucesso para conquistar toda França.

Depois de Chef e Bistrô romantique, agora é a vez de 100 Passos de um Sonho encher os olhos (e as bocas) dos brasileiros. De produção norte-americana, o longa aposta na gastronomia, mas carrega características de uma comédia romântica muito bem roteirizada. É um filme família, mas com uma boa pitada de “quero mais”!

Durante a trajetória do chef Hassan, 100 Passos de um Sonho traz  imagens de dar água na boca, com sequências que mostram o preparo dos mais variados pratos (Dica: Não vá assistir esse filme sem comer antes!).

100-passos-para-um-sonho--3

O elenco conta com Helen Mirren, Om Puri, Manish Dayal, Charlotte Le Bon, Michel Blanc, Rohan Chand (II) e Juhi Chawla.

100-passos-para-um-sonho--4

100-passos-para-um-sonho--5

100-passos-para-um-sonho--6

O filme 100 Passos de um Sonho está sendo considerado como uns dos melhores filmes sobre culinária (considerando as produções mais recentes).

Eu sou um apaixonado pela culinária mundial (como em breve poderão acompanhar) e recomendo fortemente que todos os que apreciam um bom filme assistam a jornada do jovem Hassan pela extensa e maravilhosa culinária francesa (isso sem contar as surpresas oferecidas pela culinária indiana).

+ info:

Título no Brasil A 100 Passos de um Sonho
Título Original The Hundred-Foot Journey
Ano de Lançamento 2014
Gênero Comédia/Drama
País de Origem Índia/Emiratos Árabes Unidos / EUA
Duração 122 min
Direção Lasse Hallström
Estúdio/Distrib. Walt Disney Pictures

100 Passos de um Sonho é um filme muito bacana e que vai te deixar com vontade de vestir o avental, tirar as panelas debaixo da pia e por a mão na massa! Fica a dica pro fim de semana! ;-D

E você, tem um sonho??

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!