Geralmente, temos a impressão de que uma foto é uma prova. É um registro de alguma cena que realmente aconteceu. Mostrar uma foto seria como dizer:

“Olhe! Esta vendo como é verdade! Isso não é invenção minha!”

Porém, isso deixou de ser verdade há algum tempo. Hoje em dia, dificilmente encontramos alguma imagem que não tenha sido modificada. Quem nunca pediu um hambúrguer delicioso e recebeu uma pilha de ingredientes estranhos e horrorosos no lugar daquilo que aparece naquela foto linda e apetitosa, que atire a primeira pedra!

Exatamente por culpa dessa falsa impressão que temos sobre imagens, que o Photoshop se tornou o instrumento favorito da publicidade (detalhe que a Adobe comemorou 20 anos do Photoshop esse mês).

Mas, é possível utilizar o Photoshop para produzir arte? Ou melhor, produzir uma arte que justamente demonstre o poder de manipulação que o programa oferece?

Sim! É possível fazer tudo isso, e melhor ainda, criar imagens que contrariam completamente a lógica e que, ao mesmo tempo, te fazem jurar que são reais!

Sabe do que estou falando? Não?! Então veja algumas imagens criadas por Erik Johansson:

bunkernerd_manipulacao surreal_photoshop_erik johansson_1 bunkernerd_manipulacao surreal_photoshop_erik johansson_4 bunkernerd_manipulacao surreal_photoshop_erik johansson_3 bunkernerd_manipulacao surreal_photoshop_erik johansson_2

AAAAAAHHHHHHHH!!!! Coça o cérebro!!!  Faz sentido e não faz ao mesmo tempo! Pesquisando um pouco mais sobre este tipo de arte, também descobri que É MUITO TRABALHOSO!!!! Além de habilidade é necessário muito tempo e dedicação. Tá vendo essas duas imagens abaixo?

bunkernerd_manipulacao surreal_photoshop_erik johansson_6 bunkernerd_manipulacao surreal_photoshop_erik johansson_7

Veja como foram feitas!

Incrível, não é? Cada imagem é composta de dezenas de outras imagens. É simplesmente hipnotizante ver a foto sendo “construída”.

Erik Johansson também fez algumas imagens para a “Comissão de Acidentes de Trânsito” da Austrália. O objetivo das imagens era mostrar a desorientação dos motoristas ao dirigir sobre efeitos de drogas. Veja:

bunkernerd_manipulacao surreal_photoshop_erik johansson_10 bunkernerd_manipulacao surreal_photoshop_erik johansson_9 bunkernerd_manipulacao surreal_photoshop_erik johansson_8

Genial! Confesso que fiquei minutos olhando para cada uma delas, virando minha cabeça em diferentes posições tentando encontrar o “sentido correto”. Elas são tão naturais que parecem ser apenas fotos tiradas por um ângulo ruim, mas por mais que você procure, nunca consegue achar a lógica! Erik Johansson conseguiu fazer uma coisa mágica, principalmente por gerar uma certa “raiva”: PRECISA FAZER SENTIDO! MAS POR QUE NÃO FAZ?!!!

E para terminar essa matéria “dorgas”, mais algumas imagens malucas do mesmo autor, para o seu cérebro coçar ainda mais!

bunkernerd_manipulacao surreal_photoshop_erik johansson_11 bunkernerd_manipulacao surreal_photoshop_erik johansson_16 bunkernerd_manipulacao surreal_photoshop_erik johansson_15 bunkernerd_manipulacao surreal_photoshop_erik johansson_14 bunkernerd_manipulacao surreal_photoshop_erik johansson_13 bunkernerd_manipulacao surreal_photoshop_erik johansson_12

Escrito pelo oficial Lucas Merlin

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.