A indústria dos jogos eletrônicos não tem medo da crise econômica que ameaça pelo menos, boa parte da economia. O universo dos games está sempre inovando e expandindo a cada ano que passa e o número de jogadores aumenta e acumula recordes na indústria do entretenimento em todo o mundo.

Em decorrência disso, em 2011, pela primeira vez, um jogo superou a estreia de um filme e ficou reconhecido como maior lançamento mundial do entretenimento. O jogo “Call of Duty: Modern Warfare 3” atingiu o faturamento de 1 bilhão de dólares em 15 dias, superando o recorde do filme “Avatar” que alcançou o mesmo valor em 16 dias.

Jogos como este contribuem para que o mercado tenha alcançado o faturamento de 125 bilhões de reais em todo o mundo, só no ano passado. Deste montante, R$840 milhões foram brasileiros, segundo dados da consultoria PwC.

Outro fator que explica este crescimento gigantesco é o crescimento das aquisições digitais. Hoje, esta modalidade de compra corresponde a mais de 30% da participação na indústria sendo composta por Indie Games (jogos para celular), DLC’s para consoles (conteúdos para download para os jogos) e full-games baixados da internet. Um exemplo bem sucedido é o jogo Angry Birds – que alcançou US$106 milhões em vendas no ano de 2011.

O resultado desta expansão fica ainda mais evidente quando vemos os investimentos feitos pelas empresas de jogos em marketing. No último sábado, no campeonato mundial de League of Legends (LOL), o time “Taipei Assassins” recebeu o prêmio de 1 milhão de dólares pelo título. O evento quebrou recorde de audiência e premiação – uma platéia de 10 mil pessoas e mais milhões via stream acompanhavam a grande final.

O League of Legends reúne a maior comunidade de jogadores do mundo, com mais de 11,5 milhões de ativos (população equivalente à grande São Paulo!). A Riot Games, desenvolvedora do jogo, ainda planeja aumentar a presença no Brasil, visando o mercado em expansão no país. Um dos projetos da empresa aqui é consolidar o e-sport. Para tanto, um dos planos é criar uma liga nacional oficial, tendo times que recebam um salário fixo para enfrentar times de outras partes do mundo. O grande objetivo é elevar o patamar dos jogadores a um nível profissional para atrair patrocinadores e os olhos de quem ainda não conhece o jogo.

A indústria dos jogos eletrônicos está crescendo assombrosamente no Brasil. Mesmo assim, os preços de consoles, jogos e acessórios ainda são muito elevados por conta da tributação nacional e a saída de muitos consumidores ainda é apelar para a pirataria ou para produtos comprados no exterior. Apesar disso, existem os projetos de lei para cortar o famoso IPI que incide nos jogos eletrônicos – o que facilitaria ainda mais a entrada das grandes empresas no nosso mercado e atender os nossos jogadores tão ávidos por novidades – mas enquanto esse dia não chega, só podemos torcer.

Abaixo confira o infográfico com a representatividade da indústria dos jogos.

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.

6 Responses

  1. ugg cheap

    ugg cheap

    We are in the process of realigning important part delivery and lotion introduce rounds and much effectively hand mirror store sales types.

    Responder
  2. uggs cheap

    uggs cheap

    in addition to this, Adidas’s idea is not only just to catch up with Nike, however with go above and beyond in which effectively have a look at business down close by activities outfits manufacturers that many rule the market to be,

    Responder
  3. cheap uggs

    cheap uggs

    your girlfriend had sound generate the game title big break-ins auto: Vice bility (2002) as well as animated exhibit to families man or woman.

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.