Salve salve nerdaiada! Hoje trazemos para vocês algo que tivemos muita honra em prestigiar. Fomos convidados e, como missão dada é missão cumprida, acompanhamos o lançamento do livro Além dos Olhos Grandes. Um mangá sobre mangás! ^^

AlemdosOlhosGrandes--generais

O livro é de autoria de Ana Carolina Pereira, com ilustrações de Maxwell Alves, Cristiano Procopio e Juliano Henrique (que também foi o responsável pelas belíssimas capas), e revisão de Danusa Borges.

AlemdosOlhosGrandes--capa

Tudo começou em um projeto de TCC, idealizado por Ana Carolina, há mais ou menos 5 anos atrás, enquanto a hoje já consagrada autora ainda vivia a dura vida de universitária. Ela teve a ideia de fazer um extenso trabalho de pesquisa sobre o estilo mangá. Na época, o estilo de ilustração e linguagem já era popular no ocidente e também já era bem conhecido e apreciado no Brasil.

Depois de muito, mas muito, muuuuito trabalho, Ana Carolina analisou o resultado final de seu projeto (e todo o estresse gerado para finalizá-lo) e decidiu que tinha ficado bom demais para encerrar por alí. Foi dessa epifania que nasceu a ideia de levar a monografia ao grande público!

Ana chamou dois conhecidos e perguntou se topariam entrar nessa jornada e é claro que Maxwell e Cristiano toparam, sendo seguidos um pouco mais tarde, por Juliano.

O livro foi feito dividido em 3 partes: a história do mangá, mangá – forma e conteúdo e o mangá no Brasil. Cada uma dessas partes foi feita por um ilustrador diferente, dando uma identidade toda especial ao projeto.

AlemdosOlhosGrandes--parte1 AlemdosOlhosGrandes--parte2 AlemdosOlhosGrandes--parte3

Com uma tiragem de 2.000 exemplares, sendo que 10% é destinado aos espaços municipais que estimulam a cultura, Além dos Olhos Grandes virou realidade graças a aprovação do Mecenato Subsidiado de Curitiba e o apoio do Banco do Brasil.

Conversamos com os professores Lielson Zeni e Rodrigo Scama, ambos atuantes no mercado de quadrinhos e perguntamos as impressões deles a respeito de Além dos Olhos Grandes. E as respostas, para a alegria dos nossos autores, não poderiam ser melhor! =D

Como produto, Além dos Olhos Grandes pode ser comparado a obras de Will Eisner e Scott McLoud (principal referencia para Ana). Esses dois autores e quadrinistas norte-americanos publicaram “livros-quadrinhos” para passar os fundamentos e a história por trás das HQs ao grande público. É como a personagem Soninha diz:

AlemdosOlhosGrandes--capa-blog

O livro Além dos Olhos Grandes traz a essência do mangá de forma interessante e também muito didática. Um leitor que nunca teve contato com o mangá, aprenderá muito sobre sua história e estilo, enquanto que um leitor já familiarizado, poderá aprender mais sobre a linguagem deste estilo de narrativa, assim como questões mais técnicas e a influência do mangá no Brasil.

Por falar em Brasil, pensando na relevância do livro para o mercado nacional, o potencial de Além dos Olhos Grandes é imenso! Pode influenciar a forma como o público pensa sobre HQs, assim como seus autores, e isso é uma tremenda oportunidade! Ainda mais para uma produção independente e com o apoio da Lei de Incentivo a Cultura, como foi o caso desse livro.

“…livros teóricos tem sua importância não na abrangência, mas na profundidade. Eles influenciam pessoas que pensam sobre HQs e essas pessoas, idealmente ao menos, poderiam influenciar outras pessoas mais. imagino que seja esse o percurso do livro”.

Lielson Zeni

Além disso, a realidade dos mangás no Brasil também é bastante favorável! O gênero mangá parece ter alcançado à maturidade comercial, o que é muito bom. Isso significa que o mangá deixou de ser “moda”, passando a ser reconhecido como uma forma de expressão cultural legítima.

Ou seja, Ana Carolina, Maxwell, Cristiano e Juliano tem uma bela estrada pela frente! ;^D

“…acho que os autores têm um grande caminho a percorrer, mas se depender da determinação da escritora, vão percorrê-lo e têm enormes chances de se colocarem como grandes estudiosos e divulgadores da arte do mangá”.

Rodrigo Scama

Por fim, após toda essa conversa com os autores, professores, teóricos e mestres, chegamos a uma conclusão. Nas palavras do mestre Rodrigo Scama: NUNCA desista dos seus sonhos!

Isso é o básico, soldados! O resto é resto! As vezes pode parecer que não dará certo, podem aparecer barreiras, mas assim como Ana, Maxwell, Cristiano e Juliano, qualquer um pode alcançar o seus sonhos. Basta persistir! Vá aos festivais, frequente lojas especializadas no que você quer fazer, use a internet como aliada e, acima de tudo, não tente resolver tudo sozinho. Procure pessoas que partilhem do mesmo sonhos que você. Una forças!

E lembre-se: leia, reflita, escreva, desenhe e publique muito! ;^D

AlemdosOlhosGrandes--Prof-LielsonZeniLielson Zeni
Tem 34 anos, é formado em Publicidade e Letras, Mestre em estudos literários, sobre a adaptação de A metamorfose (Franz Kafka) para os quadrinhos. É roteirista, pesquisador e editor de quadrinhos.

 

 

 

AlemdosOlhosGrandes--Prof-Rodrigo-ScamaRodrigo Scama
Doutorando em História pela UFPR e Mestre em Tecnologia pela UTFPR. Pós-graduado em Comunicação Social e Novas Tecnologias e formado em História pela UFPR. Coordenador do curso de Tecnologia em Produção Multimídia, da pós-graduação em História em Quadrinhos, lustração, Publicidade e Cinema e do módulo de Ensino à Distância das faculdades Opet.

Professor de Produção Multimídia, Sistemas de Informação, Desenvolvimento para web e Gestão de TI das faculdades Opet. Professor das cadeiras de História das Histórias em Quadrinhos e Teoria dos Quadrinhos. Co-fundador do Instituto Faber-Ludens de Design de Interação. Professor das cadeiras de Projeto de Interação e Linguagens e Hipermídia.

 

Daniel Keller quer ver mais coisas da turminha da Ana Carolina! Parabéns a todos os envolvidos, pelo excelente trabalho! =D

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!

2 Responses

  1. Rudson Tabosa

    Show de bola. Já li várias publicações da história dos mangás mas nunca totalmente em quadrinhos! Apoio amplamente toda produção nacional e esta que foi feita com todo esforço e carinho merece todo reconhecimento! Essa mulher merece uma medalha!

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.