Salve, salve, nerdaida! Semana passada eu escrevi sobre o filme de terror Unfriended e paralelo a isso, tive uma conversa com alguns amigos sobre animes de terror. Aí parei e pensei: O que mais será que existe que vale a pena assistir?

bunkernerd_animações sinistras_King Of Pigs

Claro que essa pergunta levanta um quinquilhão de possibilidade, mas achei um site que traz uma lista beeeeeem interessante (leia uma lista que fará você dormir de luz acessa e comer uma barra de chocolate de 1 kg para sair da depressão). Separei uma pequena listinha dentro daquilo que já conheço e do que eu estou separando para assistir assim que terminar de escrever essa matéria.

 

!ATENÇÃO!
É importante reforçar que algumas dessas animações podem trazer ideias e imagens realmente perturbadoras, então, se você não curte muito esse tipo de coisa (suicídio, abuso, violência, sangue, vísceras, etc), melhor não assistir.

 

Fogo e Gelo / Fire and Ice (Ralph Bakshi, 1983)
País: EUA

Eu vi essa animação sei lá porque uma vez e achei muito massa! É daquelas “animações obra de arte”, mais fáceis de encontrar dentro das indústrias alemã e francesa. Reparem na qualidade da animação! Tudo é muito fluido, o que revela que essa animação foi feita com 48 quadros por segundo, ganhando uma qualidade semelhante a de um filme de cinema (um desenho animado para TV é feito com 24 quadros por segundo). A história  gira em torno de um mundo em guerra. Lord Nekron, o poderoso senhor do Reino do Gelo, quer congelar todo o planeta e reinar absoluto, mas sua ambição não será fácil. Depois de raptar a bela Teegra, filha do líder do Refúgio do Sol, Nekron terá que eliminar dois valentes guerreiros: Larn e o Lobo Negro.

Blood: The Last Vampire (Hiroyuki Kitakubo, 2000)
País: Japão

“Até onde sabemos, ela é a última original…”

Essa já é mais conhecida, principalmente pelos otakus. Blood: The Last Vampire é excelente! Só por ser dos mesmos criadores de Ghost in the Shell, já vale a pena ver! Se você gosta de vampiros, animes ou ainda de animes de vampiros, não pode deixar de ter esse anime na sua coleção! A trilha sonora é muuuuito massa e a animação também possui excelente qualidade. O anime conta a história da jovem Saya, que é enviada por uma “organização” misteriosa para caçar vampiros. Armada apenas com uma katana, Saya se infiltra entre os habitantes da Base da Força Aérea Norte Americana, de Yokota – uma pequena enclave americana à 30 km de Tóquio e é alí que a putaria tudo acontece!

Vampire Hunter D: Blood Lust / Banpaia Hantā Dī: Buraddorasuto (Yoshiaki Kawajiri, 2000)
País: Japão

Outro anime de vampiros. Um mundo onde os vampiros dominam a noite, mas mesmo assim sua população está diminuindo. Muitos caçadores vão a procura de vampiros atrás de recompensas. Entretanto, o mais temido deles é um dhampir: meio-humano, meio-vampiro. Seu nome é D e ele vive uma vida atormentada em guerra com sua própria consciência. Quando a bela Charlotte é raptada por Meier Link, um poderoso vampiro cuja aura maligna é capaz de entortar cruzes de ferro e congelar fontes de água corrente, D é contratado para resgatar a moça (viva ou morta). Contando com a ajuda de sua “mão esquerda”, D enfrenta não apenas o assustador Link e seus seguidores, mas a concorrência de outros caçadores de recompensas, como os Irmãos Marcus. Super recomendo! É muuuuuuuito bom! ^^

Também existe o Vampire Hunter D, de 1985. Fica a dica para quem gostar da versão feita em 2000. 😉

PS: Se puderem, assistam em japonês que é melhor!

Paprika / Papurika (Satoshi Kon, 2006)
País: Japão

Esse foi um desses animes que eu tive que assistir umas três vezes para entender. Eu dizia que era o Alice no País das Maravilhas japonês. Sério, é uma doidera só, mas é muito bom! É um anime bem colorido e com uma história mega complexa. Em um futuro não tão distante, Dr. Tokita inventa um poderoso aparelho chamado DC-Mini, que torna possível acessar os sonhos das pessoas. Sua colega, a Dra. Atsuko Chiba é psicoterapeuta e pesquisadora e desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário a partir do aparelho. Aí vem a “pegadinha”! Pouco antes do DC-Mini ser liberado pelo governo, o aparelho é roubado. Vários pesquisadores do laboratório começam a enlouquecer. Atsuko assume seu alter-ego, Paprika – detetive de sonhos, e mergulha no inconsciente desse mundo louco para tentar descobrir quem está por trás desse caos.

The Last Unicorn / O Último Unicórnio (1982)
País: EUA

Esse é um desenho que vi quando criança e nunca mais esqueci. Era algo muito intenso na época e, depois de adulto, continuo enquadrando essa animação como uma must see. Jeff Bridges, Mia Farrow e Christopher Lee são algumas das vozes desse desenho.No começo você acha que é algo estilo Disney, mas vai por mim… é beeeem mais tenso. Baseado na obra de mesmo nome, de Peter S. Beagle (que também foi o roteirista), The Last Unicorn conta uma história repleta de magia e criaturas bizarras. Uma unicórnio deixa sua floresta protegida em busca de outros de sua raça e acaba encontrando um estranho mago (quase o Presto, da Caverna do Dragão) e um arrogante rei que aprisionou todos os unicórnios do mundo. Para resgatar seus irmãos e irmãs, ela precisa enfrentar sua própria natureza e derrotar o terrível Touro Vermelho (imagina uma criança com medo – era eu quando via esse touro).

Ghost in the Shell – O Fantasma do Futuro/ Kôkaku Kidôtai (Mamoru Oshii, 1995)
País: Japão

Sei que parece que estou “puxando saco” de animes, mas é porque realmente existem alguns que não dá para deixar de fora dessa lista e Ghost in the Shell é um deles. Um dos maiores clássico da animação japonesa, Ghost in the Shell – O Fantasma do Futuro foi um dos maiores influenciadores para os criadores da trilogia Matrix, só pra terem uma ideia de até onde chega a importância desse anime. Na história, Major Motoko é uma agente cibernética e líder da unidade do serviço secreto Esquadrão Shell. O plot utiliza de muita guerra política e troca de segredos (se você é fã de House of Cards, com certeza irá gostar dessa animação). Feito em 1995, esse desenho mostra alguns dos sonhos tecnológicos da década de 90, como implantes cibernéticos, a relevância da web e da rede (internet das coisas) e muito mais. Não deixe de ver! É fod#!!!

Akira (Katsuhiro Ōtomo, 1988)
País: Japão

Falar de animações must see e não mencionar Akira chega a ser um pecado! Esse é, na minha opinião, um dos melhores e mais clássicos animes que existem! Trilha fantástica! Animação sensacional! Uma história caralhesca de boa e muito, mas muito sangue e violência! Nesse desenho, Kaneda é um líder da gangue de motoqueiros, que tem um amigo próximo envolvido em um projeto governamental secreto chamado Akira. Para salvar seu amigo, Kaneda pede ajuda para vários grupos como: ativistas anti-governo, políticos gananciosos, cientistas irresponsáveis e poderosas forças militares. Durante o confronto, Tetsuo recebe uma força sobrenatural que resulta em conseqüências para o resto de sua vida.

A Revolução Dos Bichos / Animal Farm (Joy Batchelor, John Halas, 1954)
País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Isso é algo que eu dou graças a Deus porque a faculdade me obrigou a ver! A Revolução dos Bichos é animal (BA-DUM! TSSSS!)! Trocadilhos a parte, esse desenhos é uma adaptação do clássico de George Orwell, uma obra extremamente política, mas muito fod#! Na história, o fazendeiro Jones (beberrão e cruel) explora seus animais ao máximo. Revoltados e cansados, os bichos se organizam e tomam posse das terras, passando a controlar o lugar e decretando novas regras. Porém, os porcos (que representam a metáfora de toda a sociedade humana), querem controlar tudo por meio de uma nova opressão e aí, explode a revolução total.

Os Mestres do Tempo / Les Maîtres du Temps (René Laloux, 1982)
País: França

Esse é o único que eu ainda não vi, mas é francês e a arte é do Moebius, um dos deuses da ilustração, então, antes de qualquer crítica, baixe e assista você também! xD

O piloto Claude é obrigado a fazer um pouso de emergência no planeta Perdide. Ele fica ferido mas ainda tem tempo para avisar o seu amigo Jaffar o que está acontecendo. Claude manda que seu pequeno filho Piel, com apenas cinco anos, procure refúgio nas montanhas antes que as vespas gigantes que controlam o planeta apareçam. O que se segue é a luta do pequeno menino pela sobrevivência em um planeta estranho.

 

Espero que gostem dessas sugestões e caso conheçam alguma outra animação extremamente fod# e relevante, que você acredita que deve estar na lista must see de qualquer nerd que se prese, comenta aí!

Comentários

comentários