Bom dia, sobreviventes! Hoje trago um assunto para aqueles que gostam de séries e desenhos animados. Sim, isso mesmo! Falaremos sobre os animes.

Tenho certeza que se eu perguntar para vocês, quem já assistiu um anime, pelo menos 90% dos soldados deste bunker responderiam: Sim!

Lembranças
Crescemos assistindo Dragonball, Cavaleiros do Zodíaco, Pokémon, Digimon, Yu-Gi-Oh e muitos outros! E posso afirmar, com absoluta certeza, que esses desenhos ganham de qualquer outra animação que já vimos.

A prova disso é que até hoje não conseguimos escutar uma musica de abertura desses animes sem gritar e cantar junto, mesmo sem saber uma palavra em japonês! Duvidam? Façam o teste:

Trás boas lembranças não? Porém, ainda há muito preconceito em relação às animações japonesas. É bem comum ouvir: “Ui! Desenhos são para crianças; Ui! Não prefere ver alguma série com pessoas de verdade?”.

Eu logo afirmo: se você pensa desta maneira, você está MUITO enganado!

A censura
Grande parte dos animes são feitos para o público entre 14 e 28 anos, sabia?  E sim, frequentemente apresentam cenas de violência inapropriadas para crianças. Até mesmo os desenhos “mais infantis”, tiveram que ser censurados para passar na TV. Confira a lista de alguns casos famosos abaixo:

animes-censura--1

Dragon Ball Z

animes-censura--2

One Piece

animes-censura--3

One Piece

animes-censura--4

Naruto

O mais interessante ao comentar sobre animes, é a variedade de estilos e de enredos. Existem desenhos para todos os gostos e idades. Caso você não goste de assistir porque viu um ou dois e não achou interessante, saiba que há uma grande chance de você ter se enganado! Existem tantos tipos de animações e de histórias, que é quase impossível que nenhuma delas lhe agrade.

Mas como posso encontrar os títulos que me interessam nessa enorme quantidade de opções? Devo ter sorte? Não, não!

Os estilos
Primeiramente devemos entender que eles são classificados assim como os filmes, mas de uma forma um pouquinho diferente. Estamos acostumados com separações entre: ação, drama, aventura, romance, etc. Com os animes é diferente. Eles são separados de acordo com o público alvo, ou seja, para quem eles foram feitos.

Confira a lista abaixo para você entender melhor:

SHOUJO

animes-censura--shoujo

São animes voltados para o público feminino entre 12 e 20 anos. Geralmente, apresenta traços mais bonitos, com paisagens mais detalhadas, menos ação e mais diálogo. E muito romance, muito romance!

JOSEI

animes-censura--josei

O público alvo desse estilo é o feminino, entre 20 e 28 anos. É muito similar ao shoujo, porém apresenta enredos mais complexos e o romance continua sendo frequente, porém, não mais tratando a vida como um conto de fadas.

SHOUNEN

animes-censura--shounen(1)

São animes voltados ao público masculino de 12 a 20 anos. Com histórias baseadas em companherismo e amizade (geralmente com baste ação e luta), possui um grau de violência moderado. Nessa classe, recomendo: Soul Eater, Fullmetal Alchemist, Sword Art Online, e Mirai Nikki.

SEINEN

animes-censura--seinen

São animações voltadas ao público masculino de 20 e 28 anos. Apresenta um enredo mais inteligente, mais complexo, e muitas vezes, um grau de violência elevado. Recomendo: Death Note, Claymore, Gantz, Berserk, Fate Stay Night.

ECCHI

animes-censura--ecchi

Esses animes são destinado ao publico masculino de 12 a 18 anos. Foca no humor relacionado a temas sexuais. Geralmente retrata o constante fracasso do protagonista ao conversar com suas pretendentes. Recomendo: To Love Ru, Rosario + Vampire.

KODOMO

animes-censura--kodomo

Estes sim, são animes para crianças.

MECHA

animes-censura--mecha(1)

Geralmente voltado ao público masculino. Porém o intervalo de idade alvo varia muito. São animes que sempre apresentam robôs gigantes como tema principal (mechas). Recomendo: Tengen Toppa Gurren Lagann, Neon Genesis Evangelion.

Existem muitos outros tipos e subtipos de animes. Esses são apenas os principais, e sim, eles podem fazer parte de mais de um grupo ao mesmo tempo.

Espero ter facilitado sua busca por animes! Até a próxima! ^^

Escrito pelo soldado: Lucas

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.