Salve, salve nerdaiada de plantão! Galera do RPG, já imaginaram quando foram inventados os dados? Nunca tinha pensado nisto, até me deparar com uma matéria que mostra um D20 histórico. Nós inclusive, fizemos uma matéria especial sobre os ancestrais do RPG e seus respectivos dados (que você pode conferir aqui).

bunkernerd-faraos-jogavam-rpg--d20-2mil-anos

Romanos podem ter usado dados de 20 faces quase dois milênios antes de D&D, mas o icosaedro já era usado ainda antes, no Egito antigo. A imagem acima é de um D20 datando de algo entre “304 e 30 D.C”, uma época conhecida como Período Ptolomaico.

E esperem, ainda tem mais:

De acordo com o Museu Metropolitano de arte, detentor da peça histórica, esse D20 em questão fez parte da coleção do Reverendo Chauncey Murch, que adquiriu o artefato entre 1883 e 1906, durante expedições missionárias no Egito (tradução livre).

É… e a gente se achando com as nossas coleções de dados de plástico. Antigamente eles eram feitos de ossos, madeira e pedra!  Também existem indícios de que os dados foram criados na Índia. Em expedições arqueológicas, pesquisadores encontraram dados em Kalibangan, Lothal e Ropar e datavam de antes de 2000 A.C!

bunkernerd_artefatos nerds-dados_dados de madeira

O jogo primitivo, tinha como objetivo jogar o knucklebone para que um lado específico do dado ficasse para cima.

bunkernerd_artefatos nerds-dados_dados de osso

Com o tempo os dados ganharam valores numéricos, ganhando aparência mais próxima aos dados que nós tanto conhecemos.

bunkernerd_artefatos nerds-dados_dados de madeira e argila

Existem referências históricas que demonstram que os dados foram utilizados, desde sua descoberta, em todas as grandes civilizações, sendo adaptados e utilizados de diversas formas, de acordo com a cultura de cada povo. Os dados tinham tamanha importância que existiam escolas de jogadores. Como em qualquer jogo de azar, pessoas chegavam a apostar a própria liberdade (Piratas do Caribe?!)! Já imaginaram quanta merda isso não rendeu (Piratas do Caribe!)?

Atualmente existem tantas formas de dados que podemos dizer que a evolução foi grande. Os dados são utilizados em uma variedade de jogos muito diferentes, tanto em gênero quanto em suas respectivas especificações.

bunkernerd_artefatos nerds-dados_dados antigos

bunkernerd_artefatos nerds-dados_diversos tipos de jogo (1)

bunkernerd_artefatos nerds-dados_diversos tipos de jogo_2

bunkernerd_artefatos nerds-dados_diversos tipos de jogo_3

Existem também dados não numéricos, que são utilizados de formas menos conceituais, como jogos alcoólicos e também brincadeiras sexuais.

bunkernerd_artefatos nerds-dados_jogos alcoolicos bunkernerd_artefatos nerds-dados_jogos eroticos

Nem todos nos usamos artefatos históricos em nossos jogos, mas, me diz: quem nunca jogou algum jogo com dados?

 

Escrito pelo oficial Ig

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.