Hoje vamos falar de um rapazinho até hoje desconhecido por você: o holandês Boyan Slat. Conhece?! Não né, mas tudo bem. Esse cara é a promessa que nosso planeta e nossos oceanos esperavam! Basicamente ele fez um projeto de um mega “aspirador de pó aquático” para “peneirar” o plástico que existe no oceano, e olha que não é pouco!

A promessa, caso o projeto dê certo, é retirar 7250000000 (eu tive que contar os zeros pra escrever isso) quilos de lixo plástico do oceano em cinco anos, salvando assim milhares de bichinhos marinhos e contribuindo para que seus futuros netos tenham uma vida bem melhor e possam entrar no mar durante as férias sem sair de lá com uma mancha de contaminação!

A ideia é super legal, esse “aspirador” que mais parece uma raia ficaria fixado em um ponto estratégico do mar e teria energia gerada pela corrente do próprio oceano e pelo Sol. Além disso, Slat calculou que vendendo todo o plástico retirado do oceano será possível pagar o custo todo o projeto e ainda ganhar MAIS dinheiro! Ou seja: tem MUITO lixo lá embaixo!

Enquanto você lê essa matéria, há um time de mais de 50 pessoas tentando viabilizar esse projeto. Pra ter uma ideia de quanto lixo tem lá embaixo onde a gente não vê, é mais ou menos duas vezes São Paulo…. O ESTADO, não a cidade.

Coisa pra caramba né?! Vocês já pararam pra ver o quanto sai de lixo de uma casa em um dia? Ou o quanto você consome em embalagens?! Eu não tenho nenhuma solução pra isso, afinal não somos mais homens das cavernas, mas é muita coisa! Então a sugestão do Bunker é: diminua a quantidade de sacolinha que você traz do mercado! Leve uma caixa de papelão (sério, é bem mais fácil de carregar do que levar 500 sacolas na mão) ao mercado, coloque o máximo de produtos possível dentro da sacolinha, compre uma sacola gigante de lona… Sei lá, mas pare de usar as malditas sacolinhas do mercado se você não as usa para nada! Aqui em casa usamos para retirar os brindes-pós-ração que meus dois dogs deixam no jardim umas cinco vezes por dia e para jogar lixo fora. Só! Então não há necessidade de colocar cada pacote de bolacha dentro de uma sacolinha!

Sábios são os argentinos e europeus que te cobram por cada sacola! Não acho que seja exatamente legal, mas aposto que incentivaria muita gente a parar de gastar desnecessariamente plástico que não vai precisar depois! Se você também curte a onda de não usar sacolas quando não precisa, descubra aqui que tem muito mais gente como você por aí!

 

É um contador de “eu recusei uma sacolinha no mercado” basicamente. Não sei se SERVE pra algo, mas acho legal ver que não estou sozinha nisso! É um incentivo! E você, o que acha!?

Comentários

comentários

About The Author

MeninaSal

Scissors cuts paper, paper covers rock, rock crushes lizard, lizard poisons Spock, Spock smashes scissors, scissors decapitates lizard, lizard eats paper, paper disproves Spock, Spock vaporizes rock, and as it always has, rock crushes scissors. - Um dia você ainda aprende.

Leave a Reply

Your email address will not be published.