Salve, salve, nerdaiada! “Chocolaaaaaate!”. Quem viveu a década de 80, mesmo que só um pedacinho, já deve ter ouvido essa fala. Não! Não estou falando de Homer Simpson. Estou falando de um filme épico, que marcou a infância de muitos nerds mundo a fora. Estou falando de Os Goonies (The Goonies, 1985)!

Para os nerds e refugiados mais novos e que não conhecem esse clássico, Os Goonies conta a história de quatro garotos que partem em busca do lendário tesouro perdido do pirata Willy Caolho. O motivo? Salvar a sua cidade que corre risco de virar campos de golfe para os riquinhos. Os garotos enfrentam as armadilhas criadas por Willy Caolho, enquanto fogem dos perigosos bandidos da família Fratelli.

OBS: a música tema do filme “The Goonies ‘R’ Good Enough” de Cyndi Lauper só estourou por culpa do filme e virou um ícone da década de 80.

Contemporâneos dessa época tiveram a chance de assistir em primeira mão, filmes como De volta para o Futuro, Curtindo a Vida Adoidado, Caça-Fantasmas, entre outros. Alguns desses filmes são considerados clássicos do cinema e até mesmo clássicos da cultura Nerd. Esse é o caso do filme Os Goonies.

bunkernerd_bnn_30 anos de goonies_poster(1)

Escrito  por Chris Columbus, o mesmo “cara” por trás dos roteiros de Gremlins (1984) e O Enigma da Pirâmide (1985) e diretor de filmes como Esqueceram de Mim (1990), Uma Babá Muito Louca (1993), Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001), Harry Potter e a Câmara Secreta (2002), Percy Jackson – O Ladrão de Raios (2010), entre outros (inclusive o Pixels que está para estrear esse ano). Os produtores de Os Goonies aproveitaram muito bem a temática de fantasia, muito explorada nos anos 80, para criar uma verdadeira aventura envolvendo 4 meninos com um objetivo nobre: salvar sua cidade para que não se separassem e continuassem amigos.

bunkernerd_bnn_30 anos de goonies_a aventura continua

bunkernerd_bnn_30 anos de goonies_backstage

Os Goonies estreou em 1º de junho de 1985 e faturou uma bilheteria de pouco mais de US$ 61 milhões! Pensem o que era isso na época! O filme chegou ao Brasil dia 15 de agosto do mesmo ano, repetindo o mesmo sucesso. Em 1989, o filme passou pela primeira vez na TV brasileira e a audiência obviamente explodiu!

Em 2015, completará 30 anos de existência e algo assim não podia passar em branco. O diretor Richard Donner confirmou que uma continuação do filme está sendo feita e que as filmagens já começaram. A previsão é que a continuação de Os Goonies estreia no segundo semestre desse ano. \o/

Se as notícias já não fossem boas o suficiente, tudo indica que nomes como Josh Brolin, Corey Feldman, Jeff Cohen, Kerri Green, Martha Plimpton, dentre outros, devem participar dessa sequência especial. E é claro, o nosso querido protagonista, Sean Astin!

bunkernerd_bnn_30 anos de goonies_sean

Isso mesmo! Caso você não tenha associado, o pequeno herói de Os Goonies é Samuel Gamji (que esteve na primeira edição da Comic Con Experience Brasil), nosso querido Sam e melhor amigo do hobbit Frodo Bolseiro, de O Senhor dos Anéis.

Boatos dizem que a sequência da história dessa continuação contará a aventura dos filhos dos personagens de Os Goonies, que viverão uma verdadeira caça ao Tesouro.

Fora essa “pequena notícia”, um box especial será lançado em comemoração aos 30 anos do filme. Terá documentário, making of, depoimentos e cenas extras. Até mesmo a cidade de Astória, no estado de Oregon (EUA), local onde foram realizadas as cenas originais, está preparando um festival ligado ao filme.

Fico muito feliz de ver coisas assim acontecendo. Fico mais feliz por ser um Nerd e por ter vivido essa época! Fica a recomendação para vocês assistirem Os Goonies. Boas aventuras! =D

 

PS: Obrigado Paulo Maccedo, por ter me lembrado de uma parte tão importante da minha infância!

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!