Olá refugiados! Hoje trago uma notícia que me deu bastante medo! Talvez, o Final Fantasy XV seja o último da série, produzido para consoles de mesa.

bunkernerd-FFXV pode ser o ultimo_nooooo

Talvez vocês já devem ter percebido que os jogos da série Final Fantasy são meus preferidos. Sempre que sai um novo, me recuso a fazer menos que 100% de tudo que pode ser feito no game. Chego no último nível de todos os personagens, pego todos os itens, todas as armas, faço todas as quests, todas as side quests, faço tudo mesmo! E depois de 11 anos fazendo isso, receber a notícia de que o Final Fantasy pode “acabar” não é fácil… ;(

bunkernerd-FFXV pode ser o ultimo_tabela FF

Mas a questão é: Por quê? Quem conhece sabe que todos os jogos de Final Fantasy estão sempre um passo a frente de todos os outros games. Então o que levaria uma série tão grande e tão boa deixar de ser produzida para consoles?

Hajime Tabata (um dos produtores do jogo) explicou que no Japão, os dispositivos portáteis são utilizados com muita frequência e este número está crescendo bastante. Isso porque, a maior parte das pessoas passa horas em transporte público todos os dias. E lá, os jogos foram uma opção para se distrair.

bunkernerd-FFXV pode ser o ultimo_ dispositivos portateis no Japao

Por isso, as vendas de jogos de RPG para consoles têm diminuído drasticamente. E além de tudo, os custos para produzir um jogo que deixa os outros no chinelo de alta qualidade são enormes, ficando mais caro a cada ano que passa.

O “RPG” continua sendo um estilo de jogo muito conhecido e valorizado, mas já foi muito mais popular. Infelizmente, jogadores e consumidores desse tipo de game está diminuindo.  Hoje em dia, muitas pessoas que se dizem “gamers”, estão optando por jogos em que você não precisa pensar muito. Geralmente, aqueles jogos que o único desafio é a habilidade de coordenação motora do jogador, que é justamente o lado oposto do RPG.

Sabendo disso, a Square Enix pode decidir abandonar as superproduções e se concentrar em portáteis e smartphones. Porém, há ainda uma esperança! Essa decisão ainda não foi tomada pela empresa. Tudo vai depender se novo Final Fantasy XV vai ser ou não, um grande sucesso comercial (PFFFFFF CLARO QUE VAI!). Então RPGistas já sabem, ainda da tempo, comprem a maior quantidade de Final Fantasy’s que conseguirem!

Sinceramente, acho uma grande pena as empresas terem que tomar esse tipo de decisão por causa do dinheiro. A Nintendo acabando com os negócios no Brasil, a Valve optando por jogos menos complexos e mais fáceis de produzir e agora a Square Enix… =[

Estou vendo grandes jogos morrerem simplesmente porque outros, muito menos inteligentes, estão dando mais dinheiro… e isso é muito triste, tanto para a indústria quanto para os gamers.

 

Escrito pelo oficial Lucas Merlin

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.