Socorro nerdaiada! É isso mesmo que leram no título! O juiz Luiz Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, Piauí, entrou com uma ordem judicial para expulsar o WhatsApp das terras tupiniquins.

bunkernerd_juiz quer suspender o whatsapp no brasil_no whats

A notícia já saiu em vários veículos e a empresa não se pronunciou sobre o caso. Ao que parece, o mesmo juiz requisitou a justiça a quebra do sigilo relacionado a um número do WhatsApp, devido a uma investigação judicial. A suspensão foi determinada após a empresa não retirar imagens com conteúdo sexual envolvendo crianças e adolescentes, investigadas em processos de crimes de pedofilia desde 2013.

A informação foi divulgada pelo Núcleo de Inteligência e diz que esse mandado judicial foi expedido em 11 de fevereiro. Até agora, nada aconteceu e por isso houve essa consequência. Após o “descaso” do WhatsApp, o juiz decretou a suspensão do aplicativo em território nacional.

bunkernerd_juiz quer suspender o whatsapp no brasil(1)

Assim, ordem judicial não tem querer! Se for intimado, tem que fazer! Aí você deve estar pensando: “Ah, mas é lá no Piauí…”. Só que o pedido é para TODO TERRITÓRIO NACIONAL, ou seja, Brasilzão todo! 🙁

bunkernerd-FFXV pode ser o ultimo_nooooo

Segundo o site G1, a delegada da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA), Ana Kátia Esteves, informou que todas as empresas de telefonias foram notificadas sobre a suspensão do serviço ainda no mês de fevereiro deste ano, mas vêm descumprindo a ordem e cabe ao Núcleo de Inteligência o acompanhamento para o cumprimento das decisões judiciais.

Em nota ao jornal Estado de S. Paulo, o juiz informou que segundo o Marco Civil da Internet, qualquer empresa de tecnologia deve dar cumprimento às decisões locais e complementou:

“O WhatsApp não quis se adequar ao caso da interceptação e foi notificado quanto a isso. Determinamos a suspensão do serviço para cumprir as diligências. Trata-se de uma questão de soberania nacional. Para operar aqui, a empresa tem que se adequar as leis daqui.”

Assim, especialistas dizem que é muito difícil do WhatsApp ser realmente suspenso, mas, como já especulamos ano passado, quando que o app foi comprado pelo Facebook, tudo na internet é muito nebuloso. O serviço do WhatsApp tem mais de 700 milhões de usuários no mundo e só no Brasil são mais de 40 milhões, mas… ao mesmo tempo o que são 40 milhões para quem ainda tem 660 milhões?! A Nintendo deixou o Brasil devido aos impostos abusivos sobre produtos importados… pode ser que o WhatsApp também fique de saco cheio e decida deixar o país.

bunkernerd_juiz quer suspender o whatsapp no brasil_whats

!ATUALIZAÇÃO!
Uma liminar emitida hoje a tarde pelo desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), cancelou os efeitos decisão do juiz Luiz de Moura Correia, que suspendia o uso do aplicativo WhatsApp em todo o Brasil. No entanto, a decisão não desobriga o WhatsApp de repassar as informações pedidas pela Justiça.

Trocando em miúdos, relaxem e aproveitem o Zap Zap! o/

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!