Salve salve nerdaiada! Você entende o seu cérebro?

Você (assim como eu) tem problema de memória? Você vai a um lugar para fazer uma coisa e quando chega aonde deveria ir, se esquece do que foi fazer lá? Você as vezes tem que ler a mesma linha várias vezes porque não lembra o que acabou de ler? Como podemos ser mais produtivos? O que podemos fazer para aumentar o nosso foco?

Se você se identificou com alguma dessas perguntas, saiba que você é plenamente e completamente normal!

BRAIN_voce-e-normal

Existem diversas ferramentas para ajudar você a turbinar o seu cérebro (e não precisa inserir um chip de computador ou qualquer outra intervenção cirúrgica). Vamos entender um pouco melhor como funciona essa máquininha que fica dentro da nossa cabeça, chamada cérebro!

BRAIN_nosso-cerebro-2

Nosso cérebro é uma máquina impressionante e com uma capacidade praticamente ilimitada (afinal, não conhecemos quase nada sobre o cérebro humano)! Pense! Quando somos bebês, aprendemos a falar simplesmente ouvindo outros seres humanos próximos a nós, ou seja, somos gênios desde bebês! =D

BRAIN_nosso-cerebro-4Aprendemos a andar sozinhos e a falar outro idioma que não é familiar ao nosso. Conseguimos fazer tarefas diferentes ao mesmo tempo, tocar um instrumento, por exemplo (Já tentou tocar uma guitarra de verdade, uma bateria ou um piano? É super complicado porque exige uma coordenação motora absurda, já que cada mão faz uma coisa diferente e em ritmos diferentes!).

Escrevemos livros! Pintamos quadros! Mesmo com todos esses exemplos, ainda utilizamos apenas 10% da capacidade cerebral que possuímos. Sabiam disso?

Nós somos máquinas de criar conclusões! Somos programados para isso. Sempre simplificamos para conseguir chegar a uma resposta. Isso é fruto da nossa RAZÃO.

É isso que controla nosso comportamento em sociedade, que faz com que procuremos alguém conhecido em uma multidão e também nos ajuda a fazer contas, avaliar, comparar e decidir.

Mas nós também somos seres criativos, certo? Nós imaginamos muita coisa. Afinal, é assim que muitas obras foram criadas, desde pinturas famosas como o teto da Capeta Sistina até obras arquitetônicas, como as pirâmides.

BRAIN_nossa-capacidade

BRAIN_nosso-cerebro-3Nós também possuímos a capacidade para imaginar, lembrar, inibir impulsos, decidir, entender e compreender o mundo em que vivemos. Esse é o papel do nosso Córtex pré-frontal, o nosso verdadeiro CPF (fica bem na parte da frente da cabeça, bem no alto da testa)! É o painel de controle do nosso cérebro e é isso que nos ajuda a pensar sobre o pensamento.

“Pensar sobre o pensamento? Como assim?” Isso mesmo! Isso se chama metacognição, algo próximo ao conceito de consciência. É o pensar sobre o pensar.

Tá confuso? Tá sentindo um coceira dentro da cabeça? Deve mesmo! Pensar dói! Não porque você seja burro ou algo assim, mas porque o ato de pensar (de verdade) exige muita energia e esforço. Nosso cérebro pesa apenas 2% da nossa massa corporal, mas consome 25% da energia produzida por nosso corpo! Essa energia é suficiente para fazer funcionar uma lâmpada de 12 Watts. o.O

BRAIN_nosso-cerebro-1

Existe uma metáfora que ajuda a entender melhor esse ato do pensar sobre o pensar, chamada Metáfora do Teatro. Imagine o seguinte:

Imagine que sua cabeça é um palco, só que bem pequeno. Cabem só 4 atores em cima dele, no máximo!

BRAIN_teatro-1

Esse é o seu foco de atenção e é isso que consome tanta energia.

Os atores, são as informações, pensamentos, ideias, etc, que passam pela sua cabeça.

BRAIN_teatro-3

Como o palco é minúsculo, você só consegue prestar atenção em um ator por vez.

BRAIN_teatro-2

Por isso fazer muitas tarefas ao mesmo tempo, as vezes é tão difícil.

A platéia é formada por ex-atores. São informações, pensamentos e ideias que já foram descartados.

BRAIN_teatro-4

Isso é a sua memória.

Por fim, temos o diretor.

BRAIN_teatro-5

Ele é o Córtex pré-frontal; o painel de controle; aquele que dirige e coordena as informações (os atores).

Massa né?! Controlar e coordenar todo esse “espetáculo” que acontece o tempo todo dentro do nosso cérebro é o que consome tanta energia. E é aqui que reside parte do problema quando tratamos de dificuldade de concentração e falta de memória. Cada vez que perdemos foco naquilo que estamos fazendo, levamos aproximadamente 7 minutos para retomar o foco. Isso, além de energia, consome o nosso tempo!

Lembra daquela vez que você estava estudando para uma prova difícil e não conseguia lembrar o que tinha acabado de ler no parágrafo anterior? Ou uma outra ocasião em que você ficou olhando o seu smartphone a cada 2 minutos? O dia não rende certo?

Nossa capacidade de concentração está diretamente ligada a quantidade de estímulos que temos com a atenção que dedicamos ao tempo que estamos fazendo uma tarefa.

BRAIN_grafico-estimulo-atencao

Quanto menos estímulo temos, mas devagar e desmotivados ficamos, mas se formos mega estimulados e estivermos com pouca atenção no que estamos fazendo, ficamos irritados e tensos.

O ideal é alcançar o equilíbrio! Dessa forma mantemos a atenção e o estímulo em níveis altos, mas de forma que conseguimos manter nossa energia, ganhando tempo e alcançando bons resultados.

DICAS PARA TURBINAR O SEU CÉREBRO:

  • Uma boa dica para você que sofre com essa falta de foco é: anote aquilo que fica vindo toda hora na sua cabeça. Parece besteira mais funciona (Eu sei! Eu testei!).
  • Outra dica muito importante é: DURMA! A falta de sono ou a má qualidade de, vira o jogo contra você porque mexe diretamente na sua capacidade de processar informações e acessar aquelas que já possui (Lembra da metáfora do teatro? Imagina todos os seus atores cansados e com sono. Quem vai querer trabalhar?).
  • Anote as coisas que precisa fazer no dia. Ao fim do dia, verifique quantas você fez e mova as pendências para o próximo dia. Esse hábito vai ajudar a melhorar a sua memória!

LEITURA COMPLEMENTAR

Aqui tem um vídeo muito legal onde Russel Foster palestra sobre “Por que dormimos?”. Fala sobre o sono e a memória. Super-recomendo!

Nosso cérebro é algo excepcional, mas como qualquer “máquina” precisa de cuidados e tempo de descanso. Em um mundo onde estamos fazendo cada vez mais coisas ao mesmo tempo, lembrar de parar é importante! Cuide do seu cabeção!!

Fonte: curso BRAIN, realizado por A Grande Escola

 

Daniel Keller, precisa de mais chips de memória!

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!

Leave a Reply

Your email address will not be published.