outubro rosa

Chegou Outubro… E as coisas ficaram rosa!

O Outubro Rosa é uma iniciativa de algumas entidades não governamentais para a conscientização das pessoas em relação ao tratamento e diagnóstico precoce do câncer de mama!

Todos nós sabemos as dificuldades de uma pessoa com câncer (Afinal, quem não assistiu Breaking Bad?). O câncer (em qualquer de suas formas) é uma doença terrível.

Em relação ao câncer de mama, temos, sim, a questão da saúde da mulher e tudo mais. Mas nenhum de nós, homens, queremos mulheres sem peitos por ai, certo? E muito menos as mulheres querem andar por ai sem peitos por conta de uma doença que poderia facilmente ser combatida, se diagnosticada previamente.

outubro rosa

E para lembrar a todos de que essa atitude é necessária, o mundo se veste de rosa.

Iniciado na década de 1990 nos Estados Unidos, o movimento tem como símbolo o laço rosa. E por conta disso, os adereços rosas começaram a ser utilizados em conjunto com o símbolo.

outubro rosa

Atletas, veículos, monumentos, prédios… Todos acabam tendo alguma coisa de rosa, para que o movimento seja lembrado e visto por todos.

Eu, particularmente, acho um barato ver os atletas usando rosa. Na Liga de Futebol Americano, por exemplo, isso é uma tradição bem forte. E é muito engraçado ver aqueles brutamontes usando luvas, chuteiras e meias cor de rosa.

outubro rosa

Eu já vi aqui em Curitiba, uma empresa de transporte coletivo com um ônibus inteiramente cor de rosa e com o laço rosa estampado na sua lateral.

outubro rosa

O Cristo Redentor já foi todo iluminado de rosa também.

outubro rosa outubro rosa

Posteriormente surgiu o movimento Novembro Azul, para fazer a mesma coisa com os homens em relação ao câncer de próstata.

Mas eu acredito que muito mais do que o combate ao câncer de mama ou próstata, esses movimentos acabam nos mostrando que diagnosticar uma doença no seu estágio inicial acaba sendo muito mais efetivo do que tratá-la no futuro.

Obvio que não dá pra fazer um mês de cada cor para cada doença (mesmo porque, só poderíamos fazer campanha para 12 doenças por ano), mas a meu ver estas campanhas são muito mais simbólicas do que os olhos podem enxergar.

As vezes o preconceito, a incultura e a ignorância acabam nos impedindo de realizar um tratamento que de forma simples, poderia salvar vidas!

Então fica aqui o meu recado para todos. Coloque seu acessório rosa, deixe a preguiça de lado e faça seu check-up no médico. Talvez você acabe poupando a si mesmo de muito trabalho, sofrimento e dor no futuro, em troca de uma hora hoje.

Um grande abraço a todos…

outubro rosa Paulo Gomes, O Consciente

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.

Leave a Reply

Your email address will not be published.