Olá refugiados! Hoje vamos começar a matéria com uma pergunta difícil: O que você faria se pudesse ficar invisível? Não sei vocês, mas a minha lista é tão grande que não saberia o que fazer primeiro! De qualquer forma, anime-se refugiado! Talvez em um futuro próximo, isso não seja mais um sonho! Tem gente fazendo a Capa da Invisibilidade de Harry Potter! \o/

bunkernerd-harry-potter-capa-da-invisibilidade-existe--hp

Espera! Para tudo! Pode isso produção?! Para saber como essa capa funcionaria primeiro devemos entender como enxergamos!

Como nós vemos as coisas?
Simples… NÓS NÃO ENXERGAMOS! Mas o quê? Como assim? Estou vendo muitas coisas agora mesmo!  o.O

Lamento refugiado, mas você não está! Nós, na realidade, somos capazes apenas de ver a cor dos objetos e não eles propriamente ditos. Isso pode parecer estranho, mas é verdade.

Vamos entender isso melhor. Existem feixes de luz de todas as cores, exceto preto (já vamos entender o porquê). Vamos imaginar uma maçã, que é iluminada por um feixe de luz branca (a luz branca contém todas as cores juntas). Então, ela absorve a energia de todas essas cores, menos a cor vermelha. Como, não foi absorvido, o feixe de luz vermelha é refletido e chega aos nossos olhos. Por isso vemos a maçã vermelha!

Quando um objeto absorve todos os tipos de cores e não reflete nenhum, “enxergamos” a cor preta (na verdade não estamos enxergando nada =P).

Então, se não pudéssemos ver a cor das coisas, como enxergaríamos uma paisagem? Simples! Como tudo seria preto, não saberíamos onde “acaba” um objeto e onde “começa” outro. Ou seja, apenas veríamos uma “tela preta”. Para provar isso, pode ser feito um teste em casa! Basta entrar em um quarto 100% escuro! =P

Como não tem luz para ser refletida, todos os objetos ficam pretos, e você não vê absolutamente nada!

Agora que entendemos isso, como pode ser feita uma capa de invisibilidade?
Se uma roupa desviasse os feixes de luz, sem alterar sua trajetória, qualquer observador enxergaria apenas os objetos que estão atrás da pessoa. (Hã? Olhe a imagem abaixo).

bunkernerd-harry-potter-capa-da-invisibilidade-existe--invisivel

Como nesse exemplo. Três raios de luz tocam as costas da pessoa, desviam, e continuam sua trajetória normalmente. Fazendo com que sua presença não interfira na visualização da paisagem. Ou seja, você simplesmente não “tampa” a visão dos outros! Agora o único problema dos cientistas, é criar um material que consiga fazer isso.

bunkernerd-harry-potter-capa-da-invisibilidade-existe--1

E já existe esse tal material?
Sim e… Não. Como publicado na “Nature materials”, cientistas já conseguiram criar materiais com essa propriedade. Porém, ele ainda não tem “tanta perfeição” a ponto de que não seja possível perceber uma pessoa invisível no local. Veja alguns testes feitos em laboratório:

bunkernerd-harry-potter-capa-da-invisibilidade-existe--2

bunkernerd-harry-potter-capa-da-invisibilidade-existe--3

Essas lentes possuem uma estrutura molecular especialmente “projetada” para deixarem objetos “invisíveis”. Bom… Ninguém melhor para explicar isso, do que um dos cientistas que estão trabalhando no projeto. Veja o vídeo a seguir:

Incrível, não é? Quem sabe daqui alguns anos estaremos fazendo uma matéria sobre a primeira capa de invisibilidade! Valeu galera e até a próxima!

 

Escrito pelo soldado: Lucas Merlin

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.