Salve salve Nerdaiada!

Coca-Cola! Coke! Charope de coca! Refrigerante de cola! Amolecedor de dentes! Desentupidor de pias! Líquido para cromagem!

Coca-Cola

 

Talvez você já tenha ouvido falar de um desses nomes, mas o fato verdadeiro é: a marca Coca-Cola é a marca de bebidas mais conhecida do mundo! Atuando nas terras tupiniquins desde 1942, a Divisão Brasil é uma das quatro maiores operações da The Coca-Cola Company (Também… Bebemos Coca-Cola desde bebês!). Aqui no Brasil a Coca-Cola Brasil e outros 13 grupos empresariais produzem a bebida em 46 unidades industriais, distribuídas por todo país. São mais de 60 mil colaboradores diretos e mais de 600 mil empregos indiretos (Tá bom para você?).

Porém, não faz muito tempo, uma notícia sobre um garrafa de Coca-Cola que continha um ingrediente incomum chegou a mídia e, rapidamente, as redes sociais. Quem não lembra do rato viciado em Coca-Cola?!

coca-cola-rato

 Pois é… Que nojo! XP

Esse fato, como diria nosso general @RenatoEstranho, gerou muito buzz. Muitas piadas foram feitas com isso, o que só ajudou a espalhar a notícia.

Rato-Cola

quanto-mais-rato-melhor

Maaaaas não se conquista um posto como “a marca de bebidas mais conhecida do mundo” a toa! Com mais de 120 anos de história, sendo um sobrevivente de guerras (entre elas, a guerra contra a Pepsi – criada em 1898 –, sua principal concorrente), a empresa criou uma campanha convidando (leia intimando, se você achar melhor) os consumidores para visitar e conhecer a fábrica da Coca Cola e todos os seus processos.

Vejam! Não estou querendo fazer propaganda da Coca-Cola. Gosto pra caramba de Coca-Cola e, assim como Mc Donald´s, não vou deixar de consumir isso porque alguém falou que faz mal. TUDO faz mal! Desde que feito ou consumido em excesso. A IDEIA é genial! Podemos reclamar o quanto quisermos, mas temos que reconhecer que a Coca-Cola representa um imagem de sucesso de marketing! E foi isso que fez com que eu escrevesse esse post.

Se reinventar sempre, trabalhar e reforçar a marca para os consumidores, vincular a imagem do produto a um símbolo como o Papai Noel… Todas as manobras da Coca-Cola foram geniais! Dá para aprender muito sobre marketing estudando os cases da empresa (Quem não se lembra de UMA musiquinha da Coca-Cola?!). E isso que, durante muitos anos, não existia a “ameaça globalizada”.

download

 

A empresa foi visionária em muitos aspectos e não é atoa que ocupa o posto em que está, possuindo um valor de marca de mais de US$71 bilhões! O.o

Enfim, “abra a felicidade”! #Ficadica para quem quiser visitar uma fábrica da Coca-Cola. Eu já visitei fábricas e é muuuuuuito massa ver como tudo funciona, conhecer melhor a história por trás da empresa e depois, consumir o produto final com “outro gosto”! Para quem quiser saber como agendar uma visita a fábrica, é só ligar para 0800-021-2121.

Uma das propagandas, na minha opinião, mais emblemáticas da Coca-Cola: “I´d like to buy the world a Coke”.

 

Daniel Keller – Coca-Cola, that´s the real thing! ;D

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published.