Salve salve Nerdaiada!
Já se depararam com essa pergunta: Qual a melhor comida que você já experimentou?

comida-da-mamaePois essa foi a pergunta feita a um dos melhores chefs du cuisine do mundo, em um programa de entrevistas. Para a surpresa de muitos, inclusive da entrevistadora e minha, o chef respondeu: A melhor comida é sempre aquela feita pela nossa mãe!

Ora! E não é que é verdade?!

Parte dessa resposta se deve a um fato chamado memória gustativa. Tudo o que vivemos fica registrado em algum local de nosso cérebro. Experiências ligadas a família e à infância, possuem um poder absurdo e ativam várias áreas de nossa memória.

É por culpa dessa memória gustativa, que muitas vezes teimamos em experimentar alguma comida que lembramos de ser muito ruim. Ainda mais se for algo que você comeu por obrigação (muitas vezes “empurrado” pelos seus pais).

experiencia-ruimOutra curiosidade muito bacana que essa entrevista trouxe, foi a reflexão de que comparamos refeições que comemos na rua ou em viagens com as refeições preparadas por nossas mães. Pare e pense! Qual refeição ou sobremesa que, não importa aonde ou quantas vezes você experimente, jamais será melhor do que aquela feita pela sua mãe?

brownieIsso acontece comigo quando experimento um brownie. É uma sobremesa facilmente encontrada em restaurantes e lanchonetes, inclusive por todo Brasil. Não importa que eu esteja no melhor restaurante francês do mundo, NENHUM brownie será melhor do que o da minha mãe. Isso porque, além do sabor, esse bolinho me traz várias lembranças relacionadas à minha mãe e a ocasiões com reuniões familiares. Essa mistura de lembranças e sensações nostálgicas me deixam sempre muito feliz! Esse é o poder da memória gustativa e por isso que a comida feita por nossas mamães sempre será a mais gostosa do mundo!

E pra você, refugiado, nerd?! O que sua mãe faz que jamais será superado, nem pelo maior chef dentre os chefs? Fale pra gente! Quem sabe não fazemos um BunkerClips com as melhores receitas?

Daniel Keller – quer visitar a mama para comer um brownie com café!

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!

Leave a Reply

Your email address will not be published.