quakecon-41-kids-playing-lan-party-110805-p

Como um participante experiente em LAN, ou melhor, lanzinhas particulares de todos os tipos, posso garantir que as dicas, sugestões e exigências a seguir devem todas serem levadas em consideração.

Antes de começarmos, devemos dar muitos créditos à Fábio Pedrollo, vulgo Pimpão, que por anos e anos organizou as melhores lanzinhas EVER, mas por questões geográficas não as organiza mais (saudades).

Enfim, vamos começar:

 

CONVIDADOS:

Como os jogos mais populares normalmente demandam o mínimo de 10 pessoas, em uma lan não pode ser diferente. Caso hajam mais de 10 convidados, tenha certeza que sejam pelo menos 2 a mais, para que quando forem jogados os games de 10 players, os outros dois possam interagir e jogar outros jogos simultaneamente.

Conheça os seus convidados, você não vai querer que seu evento acabe antes da hora por causa de brigas, discussões e afins. Se todos os convidados conhecerem-se, melhor ainda. Também por esse motivo, algumas lans proíbem o consumo de bebida alcoólica, fica à cargo do organizador decidir.

ESTRUTURA:

Bom, se teremos no mínimo 10 convidados, devemos ter espaço para acomodar 10 pessoas e seus computadores. Separe em torno de 1 metro de mesa para cada convidado (participar de uma lanzinha apertado, diminui a diversão em 50%). Certifique-se que há tomadas ao alcance de todos. Tenha uma geladeira,isopor ou cooler à disposição dos convidados, também separe uma área com mesa para as “refeições”.

O que exigir que seus convidados levem:

* Dinheiro pra comprar sua comida e bebida.

* Computador FUNCIONANDO – Mouse – Teclado – Monitor – FONES DE OUVIDO – microfones – FILTRO DE LINHA – mousepad – CABO DE REDE (maior possível) ou placa de rede WIRELESS.

* Cada uma leva sua caneca, copos de plástico fazem muita sujeira e são mais fáceis de serem derramados (ninguém vai querer isso).

* Dependendo da duração da LAN,  pijama, cobertor, escova de dente e pasta, toca, pantufa, chinelos, ceroula, colchão, saco de dormir, travesseiro, DESODORANTE.

* Ventiladores. Imagine uma sala com mais de 10 pessoas respirando o mesmo ar, com os computadores a mil, aquecendo o ambiente.

 

O que exigir do comportamento de todos os convidados:

*Muita educação e higiene na hora de usar o banheiro, 10 pessoas utilizarão o mesmo banheiro por várias veses.

* Quem quiser dormir, vai dormir na hora que quiser, e sem medo de ser zoado enquanto dorme.

* É estritamente proibido mexer no computador dos outros sem prévia autorização.

* Se você se comprometeu à participar da LAN, fique até o fim, não deixe seus colegas na mão.

* Chegue na LAN com todos os jogos previamente instalados.

* Não use o torrent, ou faça downloads enquanto os outros jogam.

 

Cada LAN tem seus detalhes em particular que irão depender dos jogos mais jogados pela sua turma, da duração da lanzinha, do local escolhido etc, mas seguindo os passos básicos apresentados, seu evento já está perto de ser um sucesso.

Para finalizar, algumas dicas para o organizador:

*Cobre antecipadamente, muitos desistem em cima da hora e prejudicam toda a LAN. Uma coisa que pode funcionar é cobrar o dobro ou o triplo do valor da lanzinha (que deve ser cobrada para pagar gastos de luz, limpeza e outros) e devolver a diferença quando o convidado aparecer.

* Se você não quer alguém em particular em sua lanzinha, não tenha medo de dizer não.

* Antes de acertar uma data, verifique com os convidados as possibilidades, ou seja, organize com antecedência.

* Não permita caixas de som, cada um tem seu fone de ouvido por um motivo.

PS – Mesmo que o mínimo de pessoas para um evento de LAN sejam 10 pessoas,  juntar alguns poucos amigos pode ser tão divertido quanto uma LAN completa.

 

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.

9 Responses

  1. Leonardo Roveda

    Nice Celo! Devemos deixar claro que tudo isto foi introduzido (no sentido bíblico da palavra) a nós pelo grande Fabio Pedrollo !

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.