Você com certeza conhece as Tartarugas Ninja, a menos é claro que tenha sido criado de forma isolada da sociedade nos esgotos de alguma grande cidade (trocadilho infame, eu sei), então, a questão aqui é a seguinte, já parou para pensar na razão de 4 tartarugas humanóides que praticam artes marciais terem se tornado tão populares?

ninja turtles

Já se passaram 30 anos desde sua primeira aparição nos quadrinhos em “Teenage Mutant Ninja Turtles #1” (maio de 1984) e a popularidade dos quelônios continua em alta, o que com certeza se deve ao fato de as eles nunca passarem muito tempo longe das telinhas, tendo sempre uma série animada em desenvolvimento e/ou exibição, séries estas que costumam durar muitos episódios, com as séries de dos 80/90 e dos anos 2000 tendo durado 10 e 7 temporadas respectivamente. Atualmente as tartarugas estão com uma série em exibição na nickelodeon, e que tem agradado muito ao público por sinal, com 2 temporadas já exibidas e mais 2 confirmadas.

ninja turtles 2

Quando o conceito para as Tartarugas Ninja surgiu como uma piada de bar, no meio de uma bebedeira, Kevin Eastman e Peter Laird não imaginavam o sucesso que sua idéia maluca e inusitada faria, se tornando uma franquia milionária em pouquíssimo tempo, já gerando em menos de uma década uma série animada, 3 filmes e uma tonelada de brinquedos e outros produtos licenciados, e isso em menos de 10 anos, pois imagine se formos analisar desde sua criação até os dias atuais, animações, filmes, brinquedos e games, são números altíssimos para personagens que tem apenas 3 décadas de existência.

tartarugas ninjas

Nem todo mundo sabe que as Tartarugas Ninja eram originalmente personagens sombrios com histórias bastante violentas onde as 4 ainda não tinham suas personalidades, e aparências bem desenvolvidas. Foi só na primeira série animada em que Leonardo, Rafael, Donatello e Michelangelo receberam suas características bandanas coloridas e personalidades definidas, estas que foram sendo ainda mais desenvolvidas e trabalhadas ao longo dos anos nos filmes e na série dos anos 2000. Por exemplo, o amor por pizza foi criado na primeira série animada, já a personalidade durona e rebelde do Rafael, surgiu nos filmes dos anos 90.

tartarugas ninjas 2

É correto afirmar que a história e a mitologia das Tartarugas é uma compilação dos mais diversos elementos e clichês dos quadrinhos de super heróis, com o Demolidor tendo sido uma das principais influências para a concepção das Tartarugas, este que estava em evidência nos anos 80 graças a Frank Miller. As semelhanças com o Demolidor vão desde a origem, que é basicamente a mesma, praticamente uma paródia eu diria, até os vilões, no caso, o clã do pé, totalmente inspirado no clã de ninjas da Marvel conhecido como “A Mão”, isso sem contar no fato de as Tartarugas serem adolescentes e mutantes, elementos que podem ser associados a heróis como Homem-Aranha e os X-Men por exemplo.

tartarugasninjasfilme

Nos quadrinhos da Marvel e da DC sempre existiram heróis inteligentes, engraçados, durões e certinhos, com alguns personagens sendo uma mistura e alguns destes conceitos. Agora vejamos as Tartarugas Ninja, o quarteto compila todos esses tipos de personalidades, onde nós temos por exemplo o Leonardo que é o líder disciplinado, Rafael que é o cara durão que adora uma boa briga, Donatello que é o gênio, Michelangelo o piadista, Splinter que é o mentor e figura paterna, April que é a “donzela em perigo”, Casey Jones que é como um sideckick e o Destruídor que é o vilão sombrio que possui uma horda de capangas, leia-se ninjas, ao seu dispor. Resumindo, as Tartarugas Ninja tem um potencial para agradar aos mais diversos públicos, desde um fã que curte heróis mais certinhos como Superman e Homem-Aranha até alguém que curte heróis mais sérios e sombrios como Batman e Demolidor.

tartarugasninjashq

Recentemente as Tartarugas Ninja retornaram às HQs numa série sendo publicada pela editora IDW, acrescentando novos elementos à mitologia dos personagens mas também fazendo muito uso de elementos antigos vindos dos primeiros quadrinhos, das animações e dos filmes. A série vinha sendo publicada no Brasil pela panini, porém ao que parece ela deu uma pausa na publicação, talvez por baixo número vendas.

Com uma série animada de qualidade em exibição, uma nova série de quadrinhos e uma nova franquia cinematográfica (embora esta não agrade a todos), este é deverás um bom momento para ser fã das Tartarugas Ninja.

Matéria por Adriel Dalla Vecchia dos Blogs Cultura Inútil e Aracnofã.

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.