Salve salve nerdaiada! Quem aí já ouviu falar de design inovador? Provavelmente a maioria de vocês já leu ou ouviu isso em algum lugar. Semana passada eu me empolguei com um projeto chamado Evolution Door e decidi alimentar essa empolgação para mostrar a vocês outros projetos legais e também trazer a discussão sobre o que é design inovador.

Vamos começar com comidas! #emagrecefdp

pega-pizza

A última vez que fui para a praia, comi em uma pizzaria que utilizava papel cartão (mesmo material que utilizamos em diversas embalagens) cortado em formato de pizza para substituir o prato e os talheres. Achei genial porque, além de ser mais barato para a empresa, afinal não é necessário comprar pratos, talheres, etc, ainda facilita muito questões ligadas a higiene, resíduos orgânicos e reciclagem (porque também diminui a quantidade de pratos e talheres descartáveis). Somado a tudo isso, a ideia desse projeto (muito simples por sinal) ainda une a experiência e a cultura do consumidor ao ato alimentar! Isso é design inovador! =D

O design inovador busca não apenas a vanguarda do design, mas também a praticidade e a usabilidade máxima! O que quer dizer isso? Significa trazer soluções para os problemas do consumidor/usuário, aliando o bom design a preservação de recursos e do meio ambiente. Pensar nisso ao executar um projeto de embalagem, roupa, produto, etc, reduz não só o custo de produção, mas também preserva o recurso utilizado para a mesma (energia, matéria prima, tempo, custo de produção, custo de pessoal, etc).

Esses dois projetos por exemplo:

hanger-shelf-maja-bem-legaus-1 readersnest

 

Ambos resolvem o problema de falta de espaço do consumidor, utilizando o mínimo possível de material para propor uma solução simples e prática.

Já esses projetos aqui:

porta-estante 2133_mosaicobedblendti

azbOq7p_700b_v1

Focam na necessidade de economia de espaço para ambientes compactos, uma necessidade cada vez maior no grandes centros urbanos, uma vez que a população não pára de crescer enquanto que o mundo já parou há alguns milhões de anos.

Conseguem entender melhor o conceito de design inovador?

Vejam mais esse exemplo:

TreeTends-1 TreeTends-2

Tendas presas acima do nível do chão! “Nossa Keller, mas que ideia boba!”. Será mesmo?! Eu não sou um cara que cuuuurte acampar, mas conheço um pouco sobre técnicas de sobrevivência. Uma das mais importantes quando se está na natureza (especialmente quando você não está muito próximo de uma cidade ou vilarejo), é construir um abrigo seguro que fique a alguns metros do chão. Isso porque muitos animais perigosos são noturnos e fazem suas rondas de caça no horário em que você estará mais vulnerável.

TreeTends-3

Ficando fora no nível do chão, você não só se protege melhor contra possíveis predadores, como também aumenta suas chances contra inundações e, se estiver longe do Brasil, avalanches (afinal, o escudo contra a “morte-branca” são as árvores).

Claro! Além de todos esses benefícios de segurança, você ainda ganha uma vista privilegiada!

TreeTends-4

Vejam que, projeto inovadores propõe melhorias para vários aspectos que algumas vezes julgamos bobos ou sem importância. Mas são projetos inovadores como esses que fazem como que cada vez mais pessoas pensem diferente. Precisamos mudar a maneira como pensamos várias coisas. A humanidade não é tão antiga, mas se não mudarmos nossa maneira de interagir e interferir com o mundo, pode acabar mais cedo do que gostaríamos.

Daniel Keller, ficou com vontade de acampar!

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!

2 Responses

Leave a Reply

Your email address will not be published.