Salve salve nerdaiada! Cá estou novamente falando de DESIGN! xD

A piada pronta sempre cai naqueles que optam por essa arte como profissão (Ou será profissão que faz arte?), mas vamos e convenhamos, nós, designers, fazemos a vida dos outros mais interessante! 😉

Já dizia Alexandre Wollner:

“Design é a junção de forma e função”

 

Tudo no design é assim! Sem exceção! Não somente no design gráfico, mas será com exemplos dessa área, (que também é a minha área) que explicarei melhor como funcionam os “paranauês” do design.

Quando pensamos em um material gráfico, antes mesmo de projetá-lo, pensarmos na forma que este material terá. Isso é bem comum mesmo! Existem padrões como Banner 90 x 150 cm, Cartaz A3, Mural A4, Cartão 9 x 5 cm… Mas o bom designer gráfico pensa além disso e surpreende. É aí que vem o cheque! =D

Tem algumas coisas, que realmente podem fazer a diferença na hora de conquistar um cliente!

MATERIAL E ENOBRECIMENTO
Essa é fácil! Existem diversos recursos para tornar seu produto ou material gráfico algo além do comum!

design-designer-vida--1

Independente se a forma for padrão, o material pode fazer a diferença no ponto de contato da empresa com o cliente. Existem papéis especial, acabamentos que tornam o papel texturizado ou com cheiro de algo ou até mesmo com gosto!

Poucos pensam no enobrecimento do material, mas a verdade é que não dá mais pra ser só visual, tem que extrapolar! Um bom exemplo disso é esse livro aí em cima, desenvolvido pelo designer Nick Bampton, onde as folhas são de papel de arroz com tempero! Isso mesmo! Você usa as folhas do livro para fazer comida!

design-designer-vida--2

Olha o pastel de flango!

OLHA A FACA!
Um dos elementos mais bacanas de se usar (quando a verba permite) é a faca especial.

design-designer-vida--3

Esse recurso possibilita “moldar” o material na forma que você quiser (pagar). A grosso modo é um gabarito feito com lâminas de corte, picote e de vinco (também conhecido como “dobra”). Isso é prensado sobre a arte impressa e tah-daaaaah!

Não entendeu? Olha aqui!

design-designer-vida--4

Este cartão mostra como dá pra ser criativo quando o assunto é faca especial! O que era para ser um simples papel de propaganda ou um cartão de visitas, vira uma poltrona! =D

FUNÇÃO EXTRA
Esse é um recurso já meio batido, mas ainda é muito utilizado no meio. Com essa vibe de que tudo deve ser sustentável e talz, é bem comum que muitas agências proponham uma função extra para a peça gráfica para que não seja descartada. Um exemplo são aquelas caixas de calendário que viram porta retratos com a simples aplicação de faca de picote (que faz uns furinhos em alguns lugares para facilitar o corte ou destaque de partes do papel, mudando assim a forma do objeto).

INTERATIVIDADE
Aqui está um grande engano de muitos designers gráficos: pensar que em um material impresso não tem como propor interatividade. WRONG!

Um ótimo exemplo disso esse manual feio pelo Estúdio Vitamins para o Samsung Tocco. Fantástica a ideia!

Por hoje é só pessoal! 😉

 

Daniel Keller é designer e faz design!

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!