Salve, salve, nerdaiada! Hoje vou escrever sobre algo que eu adoro de verdade! Animação! Sou um apaixonado por desenhos animados desde que me conheço por gente e por isso que estudo e faço dublagem.Com toda essa emoção, venho falar sobre a nova produção da grande parceria Disney/Pixar: Divertida Mente (Inside Out, 2015)!

O diretor é Pete Docter, o mesmo por trás dos desenhos Up-Altas Aventuras Monstros S.A. (que inclusive renderam Oscar® para o diretor). Não é só porque é uma produção da Disney! Divertida Mente conseguiu trazer o melhor da parceria entre as duas empresas: personagens cativantes, um jogo de diálogos fantástico, ilustração e animação impecáveis e o melhor de tudo – uma história que gera interação com TODO MUNDO.

Divertida Mente monstra uma visão criativa e divertida de como seria se nossa mente fosse administrada por seres representados por nossas emoções. Alegria é a líder da Sala de Comando e, junto com seus companheiros de trabalho, Nojinho, Tristeza, Raiva e Medo, administra a vida (e as emoções) da pequena Riley.

O filme mostra, de forma muito lúdica, o que acontece conosco durante a adolescência e o auge da puberdade, quando ficamos extremamente emotivos e praticamente sem controle. É tipo Curitiba, que tem as 4 estações do ano em um dia; você acorda alegre, fica deprimido na escola, depois sente raiva da vida, para após um dia inteiro pensando em hambúrguer, ficar com nojo de comer o que a sua mãe fez de jantar.

Na história, após uma pequena confusão na sala de comando, Tristeza causa um acidente que acaba levando ela e a companheira Alegria para o longínquo banco das memórias de longa duração. O problema é que enquanto estão lá, a sala de comando deixa de funcionar, causando um verdadeiro turbilhão de emoções na vida de Riley. Aí começa aquela aventura clássica Disney para que retornem e deixem tudo como deve ser.

Como eu li em um site que me chamou a atenção para o desenho:

 “A nova produção Disney/Pixar chegou a um novo patamar de sensibilidade, sutileza e profundidade em um filme extremamente inteligente sobre psicologia e (des)equilíbrio emocional… Transformou assuntos tão difíceis e elaborados em simplicidade… Você assiste, encantado, o passo a passo que pode levar uma pessoa à depressão”.

bunkernerd_divertida-mente-poster

— “Nooooooossa! Que bad! Um desenho que te ensina o caminho da depressão!” —

Muito pelo contrário! Divertida Mente mostra que todos passamos por essas fases de fragilidade emocional e que isso é NORMAL. Não há nada de errado em um pouco de turbulência emocional. Faz parte da vida e do nosso aprendizado. Ao mesmo tempo, o desenho traz um alerta sobre os casos extremos de depressão. Esses sim, podem arruinar uma vida (ou mais).

 

Divertida Mente estreia na próxima quinta-feira, dia 18 de julho, nos cinemas. Fica a dica!

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!