Salve, salve nerdaiada! Eu sou fascinado por criaturas fantásticas! Sempre fui, desde muito pequeno. Hoje, ao zapear pelas internets, me deparei com um animalzinho que fez eu parar de trabalhar e voltar a pensar em uma coisa: DRAGÕES! Eles existiram ou não?

dragoes-lendas-mito-loucura-ou-fato--dragaochines

Eu sei, eu sei… Talvez eu seja um “retarda” por fazer uma pergunta dessas no nível de conhecimento que possuímos atualmente, mas pensem nisso: quando surgiram as histórias sobre dragões?

Desde o princípio dos tempos, a humanidade criou (ou tentou criar) justificativas paras as muitas coisas que não compreendia. Se chover, é por um deus abençoou a aldeia, se tem seca, é porque não há sacrifícios suficientes e se algo gigante cruza os céus e há um estrondo, só pode ser um dragão!

dragoes-lendas-mito-loucura-ou-fato--evil

\o/\o/\o/ Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah! [Corram paras as colinas!] (pânico nas ruas!) \o/\o/\o/

A própria natureza dos dragões muda muito, dependendo de onde a lenda se origina. Na Europa, os dragões são seres abomináveis e sem alma, que cospem fogo, destroem vilas, roubam tesouros e raptam lindas donzelas (pra que eu não sei…).

dragoes-lendas-mito-loucura-ou-fato--smaug

Já na Ásia, dragões são seres mágicos; deuses (que nascem de repolhos) comem vegetais e trazem fartura, chuva e bondade para as vilas por onde passavam. A variedade cultural sobre esses seres mitológicos e fantásticos é absurda!

Possíveis origens

  • A palavra “dragão” tem origem no grego “drákôn”, significa “grande serpente”. Nas culturas mundiais, eles são representados com aspecto reptiliano, semelhantes a imensos lagartos ou cobras. Na Ásia, há mitos de dragões com plumas e penas, e todos eles apresentam características mágicas (na China, por exemplo, o dragão é a junção de diversos animais considerados sagrados, como o cervo, o búfalo, o leopardo e a cobra).
  • As mais antigas representações de criaturas parecidas com dragões datam de aproximadamente 40.000 a.C. (é tempo pra caraaaaaaaaaaaaaaai!). Pinturas rupestres (aquelas feitas em paredes de cavernas) de aborígines pré-históricos na Austrália registram seres estranhos, semelhantes a grandes lagartos. Pelo que se sabe, tais dragões provavelmente eram reverenciados como deuses responsáveis pela criação do mundo e eram vistos de uma forma bem positiva por aquele povo.
  • Na China, os dragões antecedem à linguagem escrita chinesa (que também é antiga pra caraaaaaaaaai!). Na cultura chinesa antiga, esses seres míticos  eram considerados responsáveis pelo clima, sendo também associados a água, a fertilidade nos campos.
  • Nos mitos do Extremo Oriente, os dragões desempenham funções superiores a de meros animais mágicos, assemelhando-se a deuses. Na mitologia chinesa e japonesa, os dragões chamam-se “long” e dividiam-se em quatro tipos: celestiais, espíritos da terra, guardiões de tesouros e dragões imperiais.

dragoes-lendas-mito-loucura-ou-fato--ShenLong

  • Nos mitos dos nativos americanos, existem registros históricos da crença em criaturas draconídeas. Um dos principais deuses das civilizações do Golfo do México era Quetzalcoatl, uma serpente alada. Nos mitos da tribo Chincha do Peru, Mama Pacha, a deusa da colheita e do plantio, era descrita em alguns momentos como um dragão que causava terremotos.
  • O Brasil também têm seu dragão! Para quem não faz ideia, nosso folclore possui o Boitatá (mais conhecido no Rio Grande do Sul) que é uma cobra gigantesca que cospe fogo e defende as matas daqueles que as incendeiam.

Existem muitas outras lendas e histórias sobre as possíveis origens dos dragões, mas uma das mais aceitas pelas comunidade moderna, é que quando os povos antigos encontraram fosseis de dinossauros, tentaram justificar o que aqueles restos mortais significavam e acabaram criando os primeiros dragões.

Em 2006, o Discovery Channel exibiu um documentário dissertando que os dragões realmente existiram. Seriam a evolução de certos répteis. O fogo poderia ser expelido pela boca, pois seriam capazes de produzir gás metano junto aos demais gases dentro do estômago. A comunidade científica se abalou com o documentário e disse que o canal estava induzindo os telespectadores ao erro… Tsc! Tsc! Tsc!

Hoje os dragões são símbolo de juventude, poder e sucesso. São criaturas poderosas que dão a ideia de força e controle! Muitos autores já beberam dessa fonte, incluindo nosso querido Tolkien e, mais recentemente, J.R.R. Martin.

dragoes-lendas-mito-loucura-ou-fato--daenerys_targaryen

Mas vocês sabiam que existe um Smaug de verdade e que ele mora na África do Sul? o.O

dragoes-lendas-mito-loucura-ou-fato--reais

Exatamente! Foi isso que me fez escrever esse artigo! Esses camaradinhas são africanos e se chamam Cordylus cataphractus

dragoes-lendas-mito-loucura-ou-fato--Cordylus_cataphractus

…e Smaug giganteus! \o/

dragoes-lendas-mito-loucura-ou-fato--smauggiganteus

Essas espécies de lagartos possuem escamas pontiagudas, muitas vezes formando uma couraça que protege o corpo do animal. Eles vivem em pequenos grupos, são carnívoros e se alimentam de invertebrados e pequenos vertebrados. Pra quem quiser, tem muito mais info sobre esse bichinho aqui (em inglês).

Eu ainda não consigo ter uma opinião definitiva sobre os dragões. Eu QUERO que eles tenham existido! Seria muito massa! A imaginação e a fantasia fazem parte da história humana. Nos prendermos apenas a fatos históricos e científicos deixam, na minha humilde opinião, a vida bem mais sem graça.

E você, acredita ou não??

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!