Fala galera! Estou aqui hoje para falar sobre um board game muito divertido, porém pouco explorado e jogado ainda por aqui no Brasil, o Dungeon Command. Ele foi desenvolvido em 2012 pela Wizards of the Coast, empresa responsável por nomes de peso no cenário de jogos de RPG e cards games, tais como Dungeons and Dragons e Magic: The Gathering. Podendo ser apreciado por 2 a 4 jogadores, o jogo leva em torno de 90 minutos, podendo variar de acordo com o nível de experiência dos players.

Dungeon Command é um jogo combinado de miniaturas e cartas, baseado no RPG Dungeons and Dragons, no qual você assume o papel de um comandante de guerra, recrutando tropas e mandando-as à batalha. Um jogador é derrotado quando termina seu turno sem criaturas ou a “moral” do seu comandante chega a zero, a moral é reduzida para cada criatura sua que é destruída. É necessário que cada jogador possua sua própria caixa de miniaturas para combater. São cinco facções diferentes: Humanos, Goblins, Orcs, Dark Elves e Undeads, cada uma com suas peculiaridades e habilidades especiais.

Dungeon Command 002

Para o começo de uma partida, primeiramente, é necessário realizar a montagem do cenário. Um tabuleiro dupla face que está incluso na caixa. A partir daí é preciso escolher batalhar em uma caverna ou em campo aberto. Os jogadores fazem as escolhas de seus comandantes, sendo que cada facção possui dois deles com diferentes habilidades. Em seguida, é só embaralhar o deck de criaturas e o de ordens para dar início a jogatina. No início de cada turno, o atributo de liderança de seu comandante é incrementado em um ponto, este atributo garante a invocação de suas criaturas, as quais, quanto mais poderosas, exigem mais liderança do seu comandante.

Como na grande maioria dos jogos da WoTC, Dungeon Command é aberto a inúmeras estratégias, pois envolve mecânicas de miniaturas combinando com as habilidades fornecidas pelas cartas de ordem. Saber o correto posicionamento de suas unidades e a utilização de suas cartas de ordem na oportunidade certa te trarão a vitória na partida. O jogo em si tem várias regras específicas e seu Rulebook é bem fácil de entender e intuitivo. Infelizmente, ainda não há tradução para o português, logo precisa-se de um entendimento no mínimo intermediário do inglês para entender as regras, comandos e habilidades.

Dungeon Command 003

O jogo é muito divertido, todos os exércitos são balanceados dentro de suas características particulares e as miniaturas são fantásticas, possuindo um acabamento muito bem feito! Apesar de poder ter campeonatos sancionados pela DCI (Duelists’ Convocation International), o jogo é bem casual e ideal para passar algumas horas de entretenimento com os amigos nerds!

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.