Evangelion

Como meu primeiro post aqui no Bunker, vou começar falando DE NOVO (já que o Paulo, o Daniel e a MeninaSal já o fizeram) sobre o Círculo de Fogo (Pacific Rim), mas vocês já vão entender o porquê.

Robôs gigantes, pilotos em sincronia com a máquina, monstros gigantes e bizarros que começaram a sair de “lugar nenhum”. Esses são os elementos principais de Círculo de Fogo, certo? Sim, mas também são os elementos principais, e porque não dizer copiados, do clássico dos animes Neon Genesis Evangelion (Shin Seiki Evangerion).

Evangelion Assisti Círculo de Fogo pela terceira vez e acho impossível desassociá-lo de Evangelion. Simples assim. Porém, Evangelion é um anime MUITO mais denso que o filme, seja no que toca aos personagens, seja por conta da própria história.

Criado por Hideaki Anno, Evangelion se passa num cenário pós-apocalíptico no qual a Terra foi devastada pelo que foi chamado de Segundo Impacto, aonde as calotas polares forem derretidas por uma “explosão” e todas as cidades costeiras do mundo foram destruídas.

shinji ikari

O Anime tem como personagem principal Shinji Ikari, um garoto extremamente tímido com problemas com o pai, o sombrio e misterioso Gendo Ikari, que é comandante da NERV, uma organização que detêm o conhecimento e desenvolve os robôs gigantes chamados EVAs, únicas armas da humanidade capaz de lutar com os Anjos, criaturas gigantes, bastante peculiares e de origem “desconhecida”.

Tudo se inicia com Shinji que, mesmo tendo um relacionamento muito distante com seu pai, é chamado por este para visita-lo. Chegando à base central da NERV, descobre que só foi chamado para pilotar um dos EVAs, que só podem ser pilotados por crianças especiais.

evangelion evas

Após assistir o primeiro episódio já se podem perceber algumas das coisas que mencionei no início, como a densidade dos personagens, especialmente no que toca ao psicológico de cada um, e que a história não vai se resumir a robôs gigantes enfiando a porrada em monstros gigantes.

Evangelion começa de forma até descontraída em alguns momentos, mas caminha em uma direção para qual em cada episódio os problemas e os conflitos se tornam mais interessantes e complexos. Este foi o primeiro Anime que assisti com uma temática mais adulta e me surpreendeu de várias formas.

Envolvendo temáticas como religião, distúrbios psicológicos, conflitos de valor e a própria soberba da humanidade, Evangelion é um “must see” das animações japonesas, que conta com 26 episódios mais 2 especiais “Death and Rebirth” e “The End of Evangelion”, que dão o final para a animação.

Evangelion

Em 2007, foi lançada uma nova série televisiva em quatro filmes chamada Rebuild of Evangelion que se baseia na animação original, porém não se mantém fiel a história original. Os três primeiros filmes da série já foram lançados: Rebuild of Evangelion 1.0: You Are (Not) Alone, em 2007, Rebuild of Evangelion 2.0: You Can (Not) Advance, em 2009, e Rebuild of Evangelion 3.0: You Can (Not) Redo, em 2012. O último filme está previsto para ser lançado em 2014. Foram lançadas as versões 1.11, 2.22 e 3.33 que são a versão em Blu-Ray desses filmes.

Portanto, fica a dica para quem está procurando um bom Anime para assistir.

Por: Gustavo Santos

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.

Leave a Reply

Your email address will not be published.