Tem gente que sonha com um apocalipse zumbi, outros sonham com contatos extraterrestres e, outros, vão se decepcionar semana que vem com o meteoro que vem nos visitar (mas leia até o final do post!).

2012DA14

Pra vocês que sonham com a colisão de um objeto qualquer com a Terra, um asteroide de 45 metros de largura, nomeado 2012 DA14, vai passar a apenas 27,7 mil quilômetros da gente. Aí você me diz: apenas? Sim, apenas, porque esses 27 mil km são menos do que a distância mantida por satélites de comunicação em órbita terrestre. Mas não se anime muito, não vai dar pra ver nada, nem com binóculo, a menos que você esteja na Europa Oriental, Austrália ou Ásia. Só de curiosidade, SEEEEE, e somente SE, ele estivesse em rota de colisão com nós, mortais, a destruição dele seria equivalente à de uma bomba atômica.
604px-2012da14-news174
O que eu não sabia e duvido que você saiba também, é que asteroides de 10 metros de largura só são “descobertos” um dia antes de caírem na Terra. Em 08 de Outubro de 2009, um asteroide desse tamanho andou “caindo” numa área desolada da Indonésia. Felizmente nada aconteceu porque ele explodiu entre 15 e 20 km acima do nível do mar e tinha só a potência pequena 50 quilotons, o que dá umas 3 bombas atômicas como a de Hiroshima. Felizmente, nosso planeta continuou intacto. Se ele fosse 10 metros mais largo, o estrago teria sido beeeeeem pior, talvez você nem estivesse lendo o Bunker agora.
Tunguska
E como tem coisas que só acontecem na Rússia, vamos contar pra vocês sobre o ocorrido em 30 de junho de 1908, quando nenhum de nós estava nos planos da Matrix ainda. O Evento de Tunguska se deu porque um objeto celeste resolveu nos visitar e causou uma explosão que devastou milhares de quilômetros na Sibéria; dizem os estudos mais recentes que foi devido ao deslocamento de ar provocado pela explosão de um meteoroide ou fragmento de uma estrela cadente cometa entre 5 e 10 km na nossa atmosfera. Essa estrelinha derrubou 80 milhões de árvores e causou um terremoto de 5 graus na escala Ritcher, considerado moderado. (confira aqui uma tabela pra ter ideia).
Pra você que ainda não vai ver o fim do mundo, confira aqui alguns filmes em que o ator principal é o asteroide:
Meteoro – 1979
Armageddon – 1998
Já viu algum deles? Pelo que eu me lembro, Impacto profundo é o melhor! e você, o que acha?

Comentários

comentários

About The Author

MeninaSal

Scissors cuts paper, paper covers rock, rock crushes lizard, lizard poisons Spock, Spock smashes scissors, scissors decapitates lizard, lizard eats paper, paper disproves Spock, Spock vaporizes rock, and as it always has, rock crushes scissors. - Um dia você ainda aprende.

One Response

  1. Teorias da Conspiração sobre Meteoro na Rússia | BunkerNerdBunkerNerd

    […] Que houve a queda de um meteoro na Rússia (meteorito, na verdade – meteoros entram na atmosfera e geralmente se despedaçam logo, mas como não foi o caso e ele atingiu nosso solo, é chamado meteorito) todos já sabem, mas e a verdade?! Resolvemos procurar as teorias mais doidas que existem por aí sobre o acontecido e trazer pra vocês as mais novas e frescas teorias da conspiração do mundo atual! Afinal, dizem por aí, o meteorito é o maior objeto a atingir a Terra desde o incidente de Tunguska, que já relatamos no Bunker (se informe aqui). […]

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.