Salve, salve, seus nerds! Hoje resolvi trazer para vocês três dicas bem legais àqueles que, como eu, gostam de aprender mais e mais sobre mitologias. Mas antes de começar: o que é um mito?

bunkernerd-ferias nerds-livros de mitologias--1

“Mito” vem do grego antigo mythos, que significa “palavra”, “narrativa”, “conto” ou “discurso”. Para os antigos gregos, era o oposto do logos, o termo para a forma objetiva de descrever um evento, observando as regras específicas da lógica. Mitos são muito diferentes de fábulas ou lendas, pois não lidam com a moralidade, civilização, crenças, fatos históricos ou era. Os mitos são histórias que foram criadas pelo ser humano em busca de uma relação mais próxima com o divino ou com o desconhecido. São reflexos de nossos desejos, necessidades e medos. Mesmo antes da  invenção da escrita, o Homem já contava histórias em forma de mitos para fortalecer religiões, filosofias e arte.

Resumindo de forma mais simples: mitos são histórias fantásticas criadas para justificar o que não sabemos, o que tememos e para nos aproximar de alguma divindade.

bunkernerd-ferias nerds-livros de mitologias--2

Agora que vocês sabem um pouco melhor o que significa a palavra “mito”, fica um pouco mais fácil entender o que é o estudo das mitologias não? Cada cultura ou civilização tem a sua própria mitologia porque isso está intrínseco à natureza humana. O curioso, é que graças a interação de algumas civilizações, alguns mitos e personagens acabaram sendo influenciados por outros, mantendo algumas semelhanças e, ao mesmo tempo, diferenças extremas. Por exemplo: a figura de Odin influenciou na criação da imagem de São Nicolau, que mais tarde foi transformado no Papei Noel. É muita piração e é muito legal!

Voltando aos livros que mencionei, o primeiro deles é o que recomendo para quem ainda não conhece muito sobre mitologia, mas gostaria de ter uma boa introdução, chama-se “A Bíblia da Mitologia”.

“A Bíblia da Mitologia”, de Sarah Bartlett, é um livro muito bom! Tem um formato pequeno e uma linguagem muito simples. Ele aborda váááárias mitologias diferentes, com textos curtos e diretos, deixando a leitura muito mais fluida e prazerosa. É separado em duas partes principais, “Mitologias do mundo” e “Temas na mitologia”, e ainda conta com separações por região. Com isso, você não precisa ler o livro na sequência, podendo ler aquilo que mais te interessa primeiro e ir conhecendo coisas novas no ritmo que quiser. É muito bem ilustrado também!

bunkernerd-ferias nerds-livros de mitologias--A Biblia da Mitologia

Eu, particularmente adorei esse livro! É muito legal poder ler sobre a mitologia dos nativos-americanos e, em uma virada de página, poder conhecer mais sobre a mitologia indu, por exemplo. Muito bom e muito divertido! Vale a leitura!

A segunda dica é “As melhores histórias da mitologia nórdica”, de A.S. Franchini e Carmem Seganfredo. Esse livro, com certeza agradará muito você que gosta de literatura fantástica, Cavaleiros do Zodíaco, Senhor dos Anéis e Dungeon & Dragons. Um livro muito bom, que reúne todos os contos da mitologia nórdica (para quem ainda não conseguiu relacionar, conta histórias de Odin, Thor, Loki, entre outras figuras). Como são várias historias fechadas, você também pode ler na ordem que quiser. Dos três livros que abordo nesse artigo, esse é o que possui a maior quantidade de texto porque não tem ilustrações ou imagens. O principal diferencial desse livro, além de toda essa quantidade de histórias sobre mitologia nórdica, é a versão romanceada da ópera “O Anel dos Nibelungos”, de Richard Wagner.

bunkernerd-ferias nerds-livros de mitologias--As melhores historias da mitologia nordica--2

Se você nunca ouviu falar disso, essa é a história que influenciou e muito, um certo senhor chamado J.R.R. Tolkien a escrever uma das obras mais cultuadas da literatura medieval fantástica. Também é a história por trás da saga dos Cavaleiros de Asgard, dos CdZ.

“Um guia para demônios, fadas, anjos caídos e outros espíritos subversivos”, de Carol K. Mack e Dinah Mack, é minha última dica de hoje. Esse livro é um pouco mais sinistro, pois aborda as principais criaturas que assombram a humanidade desde os tempos antigos. Eu sempre tive interesse por seres e histórias mitológicas mais sombrias porque acho mais interessante de ler e depois pensar em tudo o que estava envolvido para criar tais histórias, mas confesso que parei de ler esse livro a noite antes de dormir porque me deixava muito inquieto… XD.

bunkernerd-ferias nerds-livros de mitologias--Um guia para demonios fadas anjos caidos e outros espiritos subversivos

É um livro muito bem organizado e catalogado, em que você também pode escolher por onde quer começar, parar e recomeçar. Com ilustrações de muitas das criaturas abordadas, é muito interessante, principalmente para quem joga RPG porque inspira na criação de aventuras e de criaturas para as partidas.

 

É isso aí, pessoas! Todos esses livros estão disponíveis em português e você com certeza não terá grandes dificuldades para encontrá-los. Espero que curtam essas dicas. Se tiverem alguma outra sugestão de livro, comentem aqui para gente! Bom divertimento!

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!