Agora que Vingadores: a era de Ultron já estreou, vamos ser sinceros: 2016 vai ser um ano animal para os fãs de quadrinhos! Com nada mais nada menos que sete filmes já confirmados, o ano promete ferver! Abrindo com Deadpool, a títulos como X-Men: Apocalypse, Esquadrão Suicida, Gambit, Doutor Estranho. Porém, tenho certeza que meus compatriotas quadrinistas irão concordar que, mesmo que a Fox tenha três filmes preparados, todos os outros irão ser eclipsados por Capitão América: Guerra Civil e Batman VS Superman: A Origem da Justiça!

bunkernerd_Guerra Civil VS Origem da Justiça-quem ganha esta briga_1 bunkernerd_Guerra Civil VS Origem da Justiça-quem ganha esta briga_2

Sinceramente, não poderia estar mais satisfeito com ano que vem. A felicidade é tanta que eu queria ter um Vira-Tempo invertido para viajar para o futuro. Com a premissa destes filmes, a pergunta é: qual será o melhor? Ambos irão contar não só com os personagens que dão nome aos filmes, mas com diversas aparições de famosas figuras de ambos os universos. Por conta disso, fiz uma análise de qual filme eu acho que se sairá melhor nos cinemas, apresentando elementos do elenco e da história de ambos.

ELENCO
Certo, todos aqui sabem que Batman (meu personagem de ficção preferido) e Superman são dois dos mais populares personagens dos quadrinhos, tendo o Homem-Aranha completando a tríade das HQs. Isso dá um enorme peso ao filme da DC, que junto com aparições confirmadas de Mulher Maravilha e Aquaman, prometem ser uma grande experiência para os fãs.

bunkernerd_Guerra Civil VS Origem da Justiça-quem ganha esta briga_3

bunkernerd_Guerra Civil VS Origem da Justiça-quem ganha esta briga_4

Porém, a Marvel possui uma enorme vantagem sobre a sua inimiga: personagens já conhecidos e amados pelo público como Robert Downey Jr como Tony Stark. Considerado pela Marvel o “Vingadores 2.5”, Guerra Civil será o marco inicial para as duas partes de Guerra Infinita, tendo como participantes Capitão América, Homem de Ferro e muito provavelmente o resto dos Vingadores. Fora isso, a Marvel conseguiu fazer um acordo com a Sony para QUE O HOMEM-ARANHA FAÇA PARTE DO UNIVERSO CINEMÁTICO MARVEL!!!

E, considerando o fato de que até pouco tempo atrás isso nem era uma realidade, essa foi uma vitória e tanto para a Marvel. Não só o personagem receberá um novo reboot, como irá estrelar em Guerra Civil. Isso fez borbulhar muitos rumores sobre a possibilidade de uma das cenas mais icônicas dos quadrinhos originais acontecer na telona: Peter Parker sendo desmascarado em público!

bunkernerd_Guerra Civil VS Origem da Justiça-quem ganha esta briga_5

Sinceramente, o grande fraco do filme da DC é que nós apenas vimos Superman em um filme (muito bom, aliás, apesar de certas críticas), com o resto sendo um grande mistério, enquanto que Guerra Civil irá contar com os pesos-pesados da Marvel. A Marvel está com a vantagem, sem sombra de dúvida, apesar de eu ter gostado de como os personagens da DC foram apresentados até agora.

HISTÓRIA
Muito pouco foi revelado quanto à história propriamente dita de ambos os filmes. Por isso irei me basear nos quadrinhos que parecem servir de inspiração para os filmes. Para Guerra Civil é… Guerra Civil, obviamente! Já para A Origem da Justiça, até agora foram usadas referências da obra-prima de Frank Miller, O Cavaleiro das Trevas.

Guerra Civil é uma história realmente importante para mim, pois foi à primeira história em quadrinhos a qual eu realmente li inteira e acompanhei enquanto era lançada no Brasil. Eu nem tinha ideia de (SPOILER ALLERT!!) quem o Golias era quando ele foi morto pelo Ragnarok: o clone do Thor (nem sabia que o Thor estava morto na época). (SPOILER OVER!!) Ainda assim, foi o que me fez trilhar o caminho do nerd dos quadrinhos e até hoje guardo com carinho as revistas que me marcaram tanto.

Basicamente: após um grupo de heróis filmando um reality show (sempre eles!) faz mer##, uma escola é explodida por um vilão, causando a criação de uma lei de registro aos super-humanos. Isso cria brechas nas relações entre a comunidade dos heróis e então eles se juntam em lados diferentes, causando um conflito que afetou todos os heróis. Por anos, este evento foi o único que causou uma mudança realmente significativa no status quo do universo Marvel, e é elogiado por fãs até hoje.

bunkernerd_Guerra Civil VS Origem da Justiça-quem ganha esta briga_6

O Cavaleiro das Trevas mostra um Bruce Wayne já envelhecido, aposentado da vida como vigilante. Porém, uma onda de crimes causada pela gangue dos Mutantes faz com que Bruce retorne ao manto do Batman para limpar sua cidade mais uma vez. Muitos fãs dizem que Batman é o maior herói da DC por conta do desfecho da trama: o combate entre Batman e Superman!

Lutando nas ruas de Gothan, Batman e Superman trocam golpes um contra o outro até que (SPOILER ALLERT!!) Batman “vence” ao usar kriptonita para tirar os poderes do inimigo e fingir um ataque cardíaco. (SPOILER OVER!!) A Warner usou uma das linhas de diálogo mais famosas da trama para anunciar o filme e no único teaser mostrado, Batman usa uma armadura semelhante à usada nos quadrinhos. Duvido que passem realmente os quadrinhos para o cinema, devido às cenas de extrema violência do original, mas espero que pelo menos algumas coisas sejam mantidas.

bunkernerd_Guerra Civil VS Origem da Justiça-quem ganha esta briga_7

CONCLUSÃO
É realmente complicado fazer uma escolha, mas, em minha opinião, a Marvel provavelmente irá vencer. Tendo preparado aos poucos o seu universo nos cinemas e com ótimos resultados como Vingadores, Capitão América: O Soldado Invernal e Guardiões da Galáxia, a Marvel possui uma grande tradição cinematográfica que a DC ainda não tem. Fora que colocar quatro personagens de peso em um único filme de uma só vez é uma aposta arriscada, pois pode dar muito certo ou muito errado se não for feito direito. Adorei O Espetacular Homem-Aranha 2, mas colocar tantos vilões estragou um pouco o filme (uma lição que a DC deveria levar a sério quanto aos seus personagens).

bunkernerd_Guerra Civil VS Origem da Justiça-quem ganha esta briga_8

Com isso, meus refugiados, quero saber: quem vocês acham que ganharia essa parada? Um conflito entre vários heróis ou um combate épico entre os dois maiores titãs dos quadrinhos? Comentem aquilo que vocês acham e façam valer sua opinião.

De que lado você está?

 

Por Caio De Paula

Comentários

comentários