Bom dia, refugiados. Hoje começo minha série de posts sobre Jogos de Horror, em homenagem ao Halloween que está chegando. Nesta semana, vou fazer um post por dia falando sobre alguns jogos de terror que eu joguei e que conseguiram ser muito bons naquilo que se propõe, que é te deixar realmente com medo.

Amnesia_Title

O primeiro jogo que vou começar falando é sobre “Amnesia: The Dark Descent”. Este jogo foi lançado em 2010, com uma proposta única, bastante diferente de todos jogos que já joguei e que sem dúvida mais me deixou amedrontado, do tipo “eu não vou jogar isso sozinho em casa” ou “se eu jogar isso mais um pouco, eu não vou dormir hoje”. Amnesia é um jogo em primeira pessoa que se inicia de uma forma bastante simples, o seu personagem, Daniel, acorda em um castelo macabro sem nenhuma memória, tudo que ele lembra é de seu nome. Logo em seguida ele acha uma nota que ele mesmo deixou dizendo que você apagou sua própria memória e ele deve se dirigir até um santuário localizado nas profundezas do castelo.

2275091-amnesia_creature

A partir daí o jogo se desenvolve de forma assustadora e macabra. Regra número um: não passe muito tempo no escuro ou você começa a enlouquecer. Você possui um “medidor” de sanidade que quanto mais ele cai, mais “louco” você fica, e isso faz com que você comece a ouvir e ver coisas que não são reais. Mas o grande problema disso é que as fontes de luz no jogo são limitadas e, portanto, devem ser utilizadas com cautela, pois não é em qualquer lugar que você vai achar óleo para os lampiões ou pederneiras paras tochas e a sua sanidade só melhora conforme você progride no jogo.

Amnesia-Agrippa

Mas a luz nem sempre é sua amiga. Amnesia te traz mais um desafio: você não consegue matar as criaturas no jogo, isso é o que torna o jogo, muitas vezes, apavorante. Tudo que você pode fazer é escapar, se esconder e torcer para não ser encontrado e a luz muitas vezes pode te atrapalhar. A história se desenvolve com você descobrindo pistas e notas que você mesmo deixou para você mesmo explicando tudo que aconteceu ali naquele castelo. Assim, Amnésia é um jogo de puzzles, que remonta um pouco os antigos “adventures”, nos quais você deve coletar itens para resolver os quebra-cabeças, mas que junto com o elemento “terror”, torna-se um jogo horripilante, no mínimo. Há várias pessoas que dizem que “você não jogará outro jogo tão assustador como esse nunca”.

Para ilustrar um pouco, segue um trecho da gameplay do jogo.

Falando um pouco da parte técnica, a jogabilidade é algo que você vai demorar um pouco para se acostumar. Diferente dos jogos em primeira pessoa, não se aperta um botão para abrir uma porta ou arrastar uma mesa, você deve fazer isso “manualmente” com o mouse, por exemplo, clicar ao chegar perto de uma porta e “empurrá-la” ao arrastar o mouse com o botão clicado.

Amnesia-The-Dark-Descent-4

Isso torna alguns dos elementos do jogo bastante interessantes, pois muitas vezes você vai querer ter cuidado ao abrir uma porta para espiar antes de entrar na sala. Quanto aos gráficos, Amnesia, por se tratar de um jogo Indie, ou seja, de uma produtora independente, não impressionam, mas também não precisam. Apesar de um 3D “simples”, os gráficos conseguem ser bons o suficiente para tornar o jogo “agradável”, apesar de agradável mesmo, esse jogo não ter nada (sim, essa é a opinião de alguém que desistiu de jogar porque não achou motivação para ficar com o coração acelerado e sem conseguir piscar de medo).

mm54jr

Mas um dos elementos mais sensacionais, em minha opinião, é o som do jogo. É uma recomendação que se jogue com fones de ouvido para melhor “aproveitar”, pois os passos, o vento, as coisas caindo, ficam muito mais reais com fones e proporcionam uma imersão muito mais profunda, tornando tudo mais tenso e assustador.

Amnesia: The Dark Descent foi um jogo bastante aclamado pela crítica, mesmo se tratando de um jogo de uma produtora independente. Os principais sites de games deram notas acima de 8 para o jogo, o que é uma nota altíssima.

Amnesia-amnesia-the-dark-descent-30984062-500-276

Uma sequência indireta do jogo foi lançada no mês passado chamada Amnesia: A Machine for Pigs, com notas boas, porém não tanto quanto o original. Ambos os jogos estão disponíveis na Steam.

Fica por aqui minha primeira dica de jogo de terror e amanhã tem mais.

Por Gustavo Santos

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.

Leave a Reply

Your email address will not be published.