Que um avião da Malaysia Airlines sumiu do mapa nas primeiras horas de sábado (na hora local de lá) você já sabe (ou não, eu descobri isso ontem porque vivo sem televisão e dependo das piadas do 9gag e dos comentários do Facebook pra saber que algo está acontecendo no mundo. É VERDADE). Vamos a alguns dados principais para te lembrar do assunto e depois a informações novas que talvez você ainda não saiba.

queda-aviao-v2- O Boeing 777 carregava 239 passageiros no vôo MH-370, indo de Kuala Lumpur a Pequim, e desapareceu quase 1 hora depois de decolar. Neste momento, estava a 35mil pés de altitude e na fase mais tranquila do vôo, em que NADA é esperado que dê errado.

- 5 passageiros fizeram o check-in mas não embarcaram; e sua bagagem foi retirada do avião de acordo com as leis do local.

- Dois passageiros eram portadores de passaportes roubados, mas apesar de todas as teorias da conspiração que rondam por aí, acredita-se que eles nada têm a ver com o sumiço da aeronave, não eram terroristas e estavam indo para a Europa (seu destino final) em busca de asilo político ou algo parecido.

- O piloto tinha mais de 18mil horas de vôo e trabalhava para cia desde 1981.

- Mais de nove países ajudam nas buscas atualmente. Como não se sabe onde o avião caiu (se caiu, vai que foi abduzido), teoricamente não há um país responsável oficialmente pela busca.

Não se sabe o que aconteceu com o avião MESMO. Várias teorias estão sendo criadas, mas não passam de especulação. Enquanto a maioria dos experts no assunto dizem que já deveriam ter encontrado os restos do avião caso ele tenha caído ou explodido sobre o mar (se ele tivesse caído na região em que sumiu, pois a profundidade lá não é das maiores) há quem diga sem dúvida que ainda levará algum tempo para que os fragmentos venham à tona e que corpos aparecem depois de 6 dias, mas que a região é infestada de tubarões, então….

Hoje militares da Malásia afirmaram que o avião foi detectado por radares militares perto do estreito de Malaca mais de uma hora depois de ter sumido oficialmente do mapa. Este estreito é do lado oposto a onde estão sendo feitas as buscas atualmente (obrigada fontes da internet pelo mapa, não é minha autoria). O que se sabe oficialmente é que aparentemente o avião tentou fazer um U e retornar à Kuala Lumpur. De acordo om o The Telegraph, o  chefe de aviação civil da Malásia, Azharuddin Abdul Rahman, disse que “há coisas que eu posso explicar para vocês, outras não (“There are some things that I can tell you and some things that I can’t.”)” sobre a nova área de buscas.

E aqueles cinco passageiros? Fizeram check-in separadamente, passaram pela revista e não embarcaram. Ninguém falou mais sobre eles, eles não procuraram a imprensa para contar como escaparam da morte, e não havia nada de errado com as bagagens deles (foram vistoriadas por raio-X). Isso me parece muuuito estranho.

(na foto, o painel mostra o avião que sumiu. Nem precisa explicar onde aparece a info)

E a mancha de óleo que podia ser do avião? Fizeram testes e não era. E o bote salva-vidas que foi avistado? Também não tinha nada a ver. São 4 dias e não há NADA, NADA ainda.

Estudiosos dizem que algo MUITO repentino e errado deve ter acontecido. A ordem da tripulação é antes lidar com a emergência e depois avisar o povo aqui em Terra. Seja lá o que foi, foi muito súbito. Há a possibilidade de que o avião tenha se rompido, em inglês estão chamando isso de unzipped, tenha se desfeito no ar por algum problema da aeronave. Se assim tiver acontecido, os destroços teriam sido arremessados para muitos e muitos cantos (li em algum lugar que a área equivalente seria o estado da Pensilvânia nos EUA), o combustível teria se desfeito em partículas muito menores e o motor e o trem de pouco deveriam ter caído em linha reta no chão. Se o avião tiver desviado da rota, estes destroços poderiam estar em uma área montanhosa e com florestas, o que também não ajuda em nada as buscas.

Outra possibilidade é que o avião tenha sido sequestrado, por isto o piloto afundou a aeronave de propósito. Isto também explicaria o porquê de o avião ter sumido de radares civis, e apenas um radar militar conseguiu localizar a aeronave uma hora depois como dissemos ali em cima.

A TV australiana divulgou fotos (abaixo) do co-piloto responsável pelo vôo desparecido em uma festinha particular com duas mulheres na cabine em Dezembro de 2011 – talvez não tenha sido tão festinha assim, mas o fato é que ele violou regras tensas ao deixar duas pessoas estranhas (ah sim, se chamam Jonti Roos e Jaan Maree) e sem autorização entrarem onde só ele e o piloto deveriam estar; não bastasse entrarem lá, ficaram durante o vôo TODO com os oficiais. As fotos aparentemente foram cedidas por uma das mulheres na foto, que não só contou isso como também afirmou que o piloto e o co-piloto, naquele dia, fumaram o tempo todo dentro da cabine.

Eu já li mais de 20 fontes sobre o assunto e infelizmente não consegui achar todas de novo, então vou continuar contando o que eu lembro.

O avião explodiu?! Difícil, caso houvesse uma explosão radares militares teriam detectado este tipo de “atividade” no ar. Há quem diga que ALGUM satélite DEVE ter registrado algo, há tanta cisa na Terra e no espaço que dificilmente um evento deste passaria despercebido.

E os telefones que estão tocando? Tanto de passageiros como de tripulantes? Aparentemente não é só o duplo clique do WhatsApp que causa confusão. Explicando: algumas operadoras “tocam” o celular, quem chama escuta o TUU TUUU TUU do chamado mas quem deveria estar recebendo a ligação ainda nem recebeu uma chamada. É um modo de deixar você saber que eles estão tentando completar sua ligação e achar o número para o qual você está ligando para fazer a conexão, mas o celular de quem deveria receber a chamada ainda não toca. Quando a operadora não acha o celular que deveria receber a ligação (porque está sem bateria ou fora de área), a ligação cai, é cortada. E isto trouxe MUITA angústia às famílias de quem estava no vôo, fazendo crer que eles poderiam estar em algum lugar em terra ainda e vivos, pensando que seus parentes estavam cortando as ligações. Triste, né? Um familiar mostrou à polícia que seu conhecido estava ainda logado na rede social chinesa QQ após o acidente, e “deslogou” na segunda-feira. Mesmo que o avião tivesse sido sequestrado, a menos que alguém tivesse um Nokia antigo no vôo, que bateria hojeduraria mais de 24h?

A companhia aérea já começou a oferecer dinheiro pelo ocorrido às famílias, algo em torno de 3 mil libras, mas alguns se negam a aceitar e dizem que não querem dinheiro e sim as pessoas de volta.

Só a China está usando 6 navios, 3 helicópteros e 10 satélites para as buscas. No total, pescadores (sim!) e mais de 22 aeronaves e 46 navios estão sendo utilizados nas buscas, número que sobe a cada dia. Até agora, não acharam nada.

About The Author

MeninaSal

Scissors cuts paper, paper covers rock, rock crushes lizard, lizard poisons Spock, Spock smashes scissors, scissors decapitates lizard, lizard eats paper, paper disproves Spock, Spock vaporizes rock, and as it always has, rock crushes scissors. - Um dia você ainda aprende.

3 Responses

Leave a Reply

Your email address will not be published.


8 + = twelve

Current day month ye@r *