bunkernerd-ruido-branco--joe

Buenas, povo! Não! Não é Joey, é Joe! Quem aí tem problemas pra se concentrar? Sabe quando a gente precisa estudar, quer ler, dormir, meditar, ficar em silêncio, mergulhar no “Eu interior” ou só ficar quieto e tem uma conversa ao lado? Risadas, música do vizinho, barulhos desagradáveis ou quaisquer outros ruídos que nos impedem?

Então! Foi pensando nesses casos que os designers franceses Nicolas Schmitt e Hélène Casado desenvolveram um aparelho genial! O aparelho foi nomeado Joe e promete resolver os problemas de desvio de atenção (claro, o desinteresse não tem solução tecnológica, mas aqueles barulhos irritantes que nos impedem de manter a concentração seriam evitados), como a gente faz quando liga o ventilador pra ignorar os mosquitos ou os barulhos do quarto ao lado. Como? O Joe emite um ruído branco.

bunkernerd-ruido-branco-joe--estudos

— Os vários estudos para o design de Joe —

“Mas o que djanha seria um ruído branco, Ig? Nunca ouvi falar desta joça!”

Bom, fique calmo, eu também nunca tinha ouvido falar deste treco. Uma pesquisa simples nos mostra que “O ruído branco é um tipo de ruído produzido pela combinação simultânea de sons de todas as frequências. O adjetivo branco é utilizado para descrever este tipo de ruído em analogia ao funcionamento da luz branca, dado que esta é obtida por meio da combinação simultânea de todas as frequências cromáticas.”

bunkernerd-ruido-branco-luz-branca-optica

— Isso é o espectro da luz branca —

bunkernerd-ruido-branco--onda

— E isso é a onda do ruído branco —

Mas o que isso quer dizer? Isso quer dizer que o ruído branco elimina a sua percepção de todas as frequências de som, pois todas elas já estão sendo recebidas pelos seus ouvidos. Não é genial?! Para quem quiser experimentar a sensação, o ruído branco parece um “barulho” mas é eficaz. Meu irmão ficou 5 minutos me chamando e eu não ouvi uma palavra! Ouça!

Para funcionar, bastaria colocar o dispositivo Joe perto de você e seria possível desligar-se de todos os ruídos indesejáveis. A ideia é ótima, mas ainda não está sendo comercializada!

bunkernerd-ruido-branco-joe

No Brasil demoraria a chegar, possivelmente custaria muitos dinheiro$, mas seria muito bem vindo! Imagina só, nunca mais acordar com o ronco do seu pai? Ou com o choro do seu irmão? Ou com as músicas detestáveis daquele vizinho que adora fazer barulho às 7h30 da manhã de domingo, porque “Churrasco bom, dura o dia inteiro”?!

Consigo imaginar vários usos para esta maquininha! Vou ficar aqui, aguardando ela chegar!

bunkernerd-ruido-branco-joe--2

Enquanto isso usarei meus fones de ouvido enquanto me concentro em escrever mais esta matéria pra vocês! Espero que tenham se animado com esta perspectiva, assim como eu! Caso tenham alguma sugestão de pauta, crítica ou sugestão, estamos sempre a disposição!

Até a próxima, refugiados da nação Bunker!

 

Escrito pelo oficial Ig

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.