bunkernerd-natal-gruss-vom-krampus--arteSalve, salve, nerdaiada! Ano passado eu trouxe um convidado especial, não muito conhecido aqui nas terras tupiniquins, para nosso bunker. E ele está de volta, trazendo seus ramos para acoitar e sua lingua comprida para amedrontar… Gruss vom Krampus!

Como eu já contei toda a história dessa entidade no ano passado, vou sintetizar para que nossos novos refugiados também saibam dessa lenda. Sabe o Papai Noel? No início ele era um santo e se chamava São Nicolau e… ele tinha um “companheiro”, um ser chamado Krampus (grafia alemã). Muito conhecido em aldeias e cidades dos Alpes, Krampus está bem presente nos folclores da Áustria, Alemanha, Alsácia, Suíça, Eslovênia e outras regiões das montanhas alpinas.

Lendas contam que é Krampus quem inicia as festividades do Natal (que, acreditem ou não, também é uma festa pagã, então nem adianta ficar ofendido com a existência do Krampus). Tudo começa na noite do dia 5 de dezembro, que é quando ele deixa seu refúgio para visitar as famílias das vilas mais próximas. Ele é o contraponto de São Nicolau (Papai Noel), buscando crianças que foram más, mentirosas ou desobedientes. Só que Krampus não tem os mesmos modos do bom velhinho, então ele invade as casas e leva aqueles que julgar desobedientes DEMAIS. Sabe aquela história do pedaço de carvão? É fichinha comparado com isso!

Toda essa mitologia busca o equilíbrio entre o bem e o mal. Se o velho Noel é a representação da bondade e da recompensa, Krampus representa o o lado da punição e da obrigatoriedade. É um lembrete para as crianças (e para os adultos) de que ser bom e cumprir tarefas, são “maus necessários”.

bunkernerd-natal-gruss-vom-krampus--2

Krampus já teve outras formas, como quando se chamava Percht ou Perchta, uma deusa pagã da região alpina, que possuía duas formas: uma mulher sedutora e bela, branca como a neve; ou como um demônio em trapos. Também era relacionado a punição, sendo responsável pela vigilância dos animais no início do inverno e pela visita às casas para certificar se a fiação da lã estava sendo feita corretamente.

A leitura mais atual de Krampus possui uma longa língua vermelha, possui o corpo coberto de pelos, carrega correntes e um punhado de galhos de madeira com o qual ameaça as crianças que se comportam mal. A Festa de São Nicolau foi celebrada dentro do calendário da Igreja Católica Apostólica Romana até o ano de 1969, quando foi excluída das comemorações oficiais, mas foi só no final do século XIX, por volta de 1890, que Krampus começou a acompanhar São Nicolau nos cartões de natal também. xD

bunkernerd-natal-gruss-vom-krampus--3

Entre altos e baixos, o demônio pagão/Homem-das-neves gera festas, eventos e todo tipo de manifestação cultural na Áustria, Bavária e na região alpina ainda hoje. Quer mais informações sobre esse simpático ser? De uma olhada aqui!

Feliz Navidad, refugiados! E… espero que tenham sido bonzinhos esse ano…

 

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!