Para os nerds que não eram vivos nessa época ou eram novinhos demais para entender a passagem entre os séculos, esse período foi marcado por um “pânico” geral.

Tinha gente falando que o tal Bug do Milênio iria travar o mundo. A internet iria cair! Óbvio que o ano 2000 também marcava o fim dos tempos para algumas religiões… Até o Arnold Schwarzenegger fez filme sobre isso:

Ele e mais uma galera! Como o mundo não acabou, as pessoas tiveram a “certeza” que o mundo iria acabar em breve, quando em 2001 as Torres Gêmeas vieram abaixo com o ataque terrorista do Taliban.

Muitos imaginaram que os Estados Unidos iniciariam a Terceira Guerra Mundial. É claro que nada disso aconteceu e a Terra continuou girando e evoluindo.

origem-nerd-anos2000--1

Os anos 2000
E como tudo evolui, o nerd também evoluiu. De um grupo de indivíduos isolados, com pouca habilidade social, o nerd acabou incorporando-se a sociedade. Você acha isso muito? Quantas pessoas você conhece, não tem celular ou Facebook e perde algum tempo num Candy Crush?

Quem você conhece hoje em dia, que não mexe no computador ou tablet? Atualmente, é difícil encontrar uma pessoa que não seja dependente de alguma tecnologia ou que não tenha estudado bastante para chegar à conclusão que toda essa tecnologia não é necessária.

Posso ter esbarrado no ego de algumas pessoas aqui. Alguns podem afirmar que um nerd é uma pessoa acanhada e sem interação social. Porém outros características “formam” o nerd. Compulsão e interesse por assuntos específicos são duas dessas características.

A definição de um nerd
Quantas vezes você acessa o Facebook por hora? Seu forte não é internet? Quantos filmes você viu essa semana? E livros? Já leu Game of Thrones (e fica procurando notícias sobre o próximo livro) – dica: procure obras de Bernard Cornwell, autor de Crônicas de Artur e Crônicas Saxônicas, é EXCELENTE!)?

Esse comportamento compulsivo, prova que você tem algumas gotinhas de sangue nerd sim!

De fato, hoje em dia todos temos uma porcentagem nerd dos mais altos níveis, com direito a óculos fundo de garrafa, calculando porcentagem de drop de um item de algum MMORPG e contando os dias para a estreia do Hobbit no fim do ano, até níveis menores como por exemplo, pessoas que curtem esportes radicais e que procuram apps para colocar no celular para calcular a velocidade do longboard ou gente tirando self em queda livre durante um salto de paraquedas. Tem louco pra tudo hoje em dia, e essa loucura tem uma pegada bem nerd!

origem-nerd-anos2000--2

E o que mais tem pros nerds?
origem-nerd-anos2000--3Quanto ao mercado nerd, este bombou horrores na primeira década do século XXI! Uma avalanche de filmes de super-heróis, reformulações das linhas de HQs para se tornarem mais contemporâneos. São os famosos reboots, como Os Novos 52 da DC. A Marvel lançou a série Ultimate no ano 2000, trazendo muitos de seus heróis a um mundo mais atualizado. Homem de Ferro, Capitão América e os Vingadores foram alguns dos títulos mais afetados, porém é no Homem Aranha que vemos a maior diferença.

Peter Parker sofreu a influência direta da “revolução nerd”, pois apesar de sua gênese ter sido parecida, um nerd que era isolado na escola, após se tornar Homem Aranha e ter ficado mais saradão, ele se enturma com o resto das pessoas da escola (e é até mesmo cobiçado pelas garotas). Ele deixa essa “nova fama” de lado isso por opção, afinal, como diria tio Ben:

“Com grandes poderes vem grandes responsabilidades”.

De certa forma o Aranha sempre foi um dos personagens mais próximos dos seus leitores, tendo problemas do dia a dia, esposa, filho e isso só aumentou com sua reformulação.

origem-nerd-anos2000--4

Muito além dos quadrinhos
A literatura nerd teve uma explosão de livros. Quem não leu Harry Potter (de 1997 até 2007 foram lançados os 7 livros principais) e não achou o máximo os 8 filmes?

Percy Jackson e tantos outros garantiram o fomento nerd para as crianças. Claro que nem todos são materiais de qualidade, mas ajudam aos mais novos a tomarem gosto pela coisa.

Livros mais antigos tomaram fôlego novo quando utilizados para argumento de filmes. Como não falar de Senhor dos Anéis?! Maravilhoso! Quem tiver a oportunidade de ver as versões estendidas da trilogia, veja de novo! Sem contar que o Senhor dos Anéis tomou uma proporção gigantesca depois dos filmes. Fãs dos filmes são tão fanáticos quanto fãs de Star Wars, Star Trek e Harry Potter, e são presenteados com vários jogos excelentes. O último Middle-Earth – Shadow of Mordor promete ser mais um grande sucesso!

E o que acontece agora?
Essas mudanças e aquisições não são nem de perto tudo que mudou no dia-a-dia do nerd durante os anos que se seguiram aos anos 2000. Uma coisa é certa, nestes últimos quatro anos, já houveram tantas mudanças que será difícil acompanhar tudo de uma vez. Vejo um futuro brilhante para nós nerds e não estou falando do Hobbit no fim do ano, nem do Vingadores 2!

Em breve teremos novas tecnologias e gadgets que deixarão nossos smartphones no chinelo. E como companheiro da resistência nerd, estarei aqui para dar meus pitacos, pois é uma coisa presente em todos os nerds modernos: adoramos expor nossas opiniões, seja concordando ou discordando. O que interessa é ter alguma opinião!

origem-nerd-anos2000--5

Algumas referências nerd legais dos anos 2000 até agora:

  • 2000 – ano de lançamento do Playstation 2, na minha opinião ele é um marco para os videogames modernos, não só dando continuidade as franquias criadas no Playstation 1 como desbancando seus concorrentes de maneira brutal.

  • 2001 – com a morte de Willian Hanna, o estúdio Hanna Barbera foi vendido para a Warner Bros. e transformado na Cartoon Network. No mesmo ano, Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel, foi lançado nos cinemas.
  • 2002 – Senhor dos Anéis – As Duas Torres é lançado nos cinemas. Houve uma crítica ao nome do filme “Duas Torres”, pois lembrava o recente ataque ao World Trade Center.
  • 2003 – Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei, vencedor de 11 Oscars, estreou nos cinemas, fechando uma das melhores sequências de filmes já vistas e provando pra todo mundo que Peter Jackson é um dos melhores diretores atuais. Isso não apenas pela qualidade dos três filmes, mas por sua visão de rodar tudo de uma vez, coisa tida como loucura na época.

origem-nerd-anos2000--C

  • 2004 – ano de lançamento de World of Warcraft, um dos MMORPG mais importantes já feito. Depois dele, digamos que teve muita gente querendo copiar, mas poucos conseguiram chegar perto. Já se passaram quase 10 anos e o game continua sendo um dos mais jogados.
  • 2005 Star Wars – Vingança dos Sith estreou no cinema fechando a segunda trilogia. Para muitos, é bem inferior à primeira, porém em pelo menos uma cena, este filme se destaca: Anakin Skywalker entrando numa sala cheia de crianças. Sério, se Han Solo atirou antes ou depois de um Bounty Hunter eu não tô nem aí, mas escutar o sabre de luz e cortar a cena? Tá louco! Aquilo sim foi BEM cruel!

  • 2006 – estreou Os Infiltrados, um filme agressivo e tenso, excelente para assistir. Acredite, se você joga RPG, vai se inspirar depois desse filme. The Elder Scrolls IV: Oblivion, também foi lançado nesse ano. Um excelente jogo de RPG de mundo aberto, que marcou história vendendo mais de 3 milhões de cópias em menos de um ano.
  • 2007 – estreou a série The Big Bang Theory no canal CBS, tornando-se uma febre no mundo nerd e fazendo a maioria de nós perceber que 20 minutos é muito pouco tempo para capítulos de uma série!
  • 2008 – foi anunciada a primeira bem sucedida experiência de reprogramação celular, que basicamente é: pegar uma célula adulta e transformar em outra. Num futuro próximo, essa descoberta irá produzir órgãos inteiros com o próprio DNA da pessoa, diminuindo para praticamente a zero a rejeição do mesmo.
  • 2009 – James Cameron é o cara, ele consegue pegar histórias tongas como Titanic e Avatar e fazer uma super-produção. Avatar estreou nos cinemas e tornou-se a maior bilheteria da história do cinema, mesmo com uma história já contada em Dança com Lobos e Pocahontas!

origem-nerd-anos2000--D

  • 2010 – Kick Ass! Para quem não viu esse filme, fica a dica! Veja o filme e depois procure as HQs. NÃO LEIA antes os quadrinhos, pois o filme perde demais. Ele não é ruim, mas não teve como mostrar as decapitações, mutilações e palavrões excessivos que obviamente a HQ não tá nem aí de mostrar! Neste ano também estreou a série The Walking Dead, também baseada em HQs. Apesar de ter uma história diferente da dos gibis, o seriado tem mantido um ritmo interessante e contando uma vida sem esperanças num futuro pós apocalipco zumbi.
  • 2011 – American Horror Story estreou na televisão. Uma série de terror com uma pegada diferente do que se vê atualmente. Cada temporada é diferente da anterior, tanto na ambientação quanto nos personagens.

origem-nerd-anos2000--E

  • 2012 – a estreia de Vingadores no cinema foi histórica, fechando o primeiro ciclo de filmes da Marvel nos cinemas e deixando claro que o gênero de filmes de super-heróis veio não apenas para ficar, mas para mostrar que é possível montar todo um universo de histórias interligadas. Ao mesmo tempo, esses filmes são independentes e agradam a todos que acompanharam. E morda a língua se ficou com medo de ver Mickey e CIA lutando ao lado de Capitão América, Hulk e outros super-heróis!

origem-nerd-anos2000--F

origem-nerd-anos2000--G

  • 2013 – Playstation 4 e XBox One, a oitava geração dos videogames, foi lançada. Com recursos online mais aprimorados, praticamente voltada para o jogo online, essa geração de consoles chega sob uma dúvida que demorará um pouco para se mostrar verdade ou mentira: Será que os videogames atuais irão conseguir competir com a evolução exponencial visível nos computadores atuais? Indiferente disso, os jogos anunciados até agora deixam qualquer nerd com água na boca.
  • 2014 – Guardiões da Galáxia foi lançado. Qualquer semelhança com certos cartazes não é mera coincidência! É zoado mesmo!

origem-nerd-anos2000--H

origem-nerd-anos2000--I

E você o que acha que faz parte da formação nerd? Tanto passado quanto futuro fazem parte da nossa história e pra isso serve a física quântica e sua teoria do espaço-tempo! Dê sua opinião.

Até a próxima! \o

 

Escrito pelo soldado: Ramsés

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.