Olá amiguinhos, colegas, nerds, refugiados. Chegando a penúltima curva desta nossa jornada pelas origens nerds, na última década do século XX, a presença do comportamento nerd ficou visível em todos os patamares.

Bill Gates, Steve Jobs, Stephen Hawking e muitos outros nerds se tornam top, pop, ricos e cobiçados. Pessoas inteligentes, que sofreram de alguma forma por causa disso, agora são cultuadas como ídolos.

origen-nerd-ano90--idolos

Para você ter uma ideia do que estou falando, Hawking é tão importante para física quanto Einstein e Newton, pois ele mudou o jeito de se estudar o espaço e o tempo. Suas descobertas datam aos anos 70, porém ele só foi reconhecido como “O CARA”, junto com outros pensadores, nos anos 90.

O mundo percebeu o que nossos pais falavam quando não queríamos estudar “estude para ter um futuro e ganhar dinheiro”.

Os anos 90
A informática avançou de maneira assombrosa! Computadores tornaram-se realmente populares, junto com a internet (que apesar ser originada na década anterior, só se tornou popular e funcional (sério, dial-up era um inferno!) nos anos 90). Uma nova fronteira se abriu!

Agora, além de apenas transmitir de dados, o meio da informática era um ambiente social sólido, que oferecia a possibilidade de interagir com outra pessoa em tempo real.

ICQ refugiados! Ele pode não ter sido o primeiro programa de bate papo, mas com certeza foi o mais famoso dos anos 90! Quem não lembra do “oh-oh”!

Um monte de janelinhas ao mesmo tempo, gritando! Pessoas conversando por intermédio do computador! Incrível como as pessoas são mais desinibidas no meio virtual, não?! A internet é o paraíso nerd!

Entenda, o nerd não está mais na desvantagem social, pelo menos não pela internet. Isso porque uma vez que a interação social ao vivo diminui, ou seja, como as pessoas começaram a não precisar estar na frente uma da outra para conversar, não há julgamento visual (ser feio ou bonito pelo computador não importa), então o que sobra? O intelecto e bom senso!

Todo nerd é, por essência, inteligente e sabe articular as palavras para tornar uma conversa interessante.

origen-nerd-ano90--conversa

Quanto ao bom senso, isso é um traço presente na maioria dos nerds, afinal o comportamento obsessivo não é só uma desvantagem. O que quero dizer? A barreira social, que era o calcanhar de Aquiles de muitos nerds, foi rompida.

Corpos sarados se equivalem a produção de gif’s. Praticar esportes se equivale a jogar bem Doom ou detonar todo mundo no Street Fighter. É claro que em contra partida, o bullying não deixou de estar presente, mas a diferença é que se antes existiam dez pessoas para te perseguir, nos anos 90 existiam vinte que te achavam bacana exatamente pelos motivos pelos quais outros te perseguiam.

Até mesmo os heróis de filmes mudaram. Neo de Matrix, outro filme que se você deve ver e rever – quem não conhece, assita já! –, é um tremendo de um nerd e hacker de computador, com uma vida frustrada no mundo real… Pelo menos até se tornar o deus na Matrix (e aí Arnaldo? Ele resolve mais que você?).

origen-nerd-ano90--matrix

Anakin Skywalker, o futuro Darth Vader, é visto em sua infância como um nerdinho! “Ah tá, que uma criança de sei lá, uns 10 ou 12 anos, que monta um podracer com peças recicladas, não é nerd!”.

Compare os dois heróis principais das duas trilogias de Star Wars: Luke é um fazendeiro que quer ser piloto de caça da rebelião, enquanto Anakin era um pirralho que trabalhava no ferro velho para ajudar a mãe. Opa! Vai dizer que era a Força ou os Midi-chlorians? Que nada! Ele era nerd mesmo (ok…depois ele endoidou e destruiu metade da galáxia muito muito distante, mas isso é outra história).

Os anos 90 ficaram na história nerd como o momento onde as últimas barreiras foram quebradas, atingindo seu ápice de existência. Calma! Nessa lenda não existem mortes, mas sim evoluções! Assim como o século XX evoluiu para o século XXI.

Algumas referências nerd legais dos anos 90!

  • 1990: lançado o CD-R (Compact Disc – Recordable) pela Phillips e pela Sony. É lançado o Telescópio Espacial Hubble, em operação até hoje este é um dos principais equipamentos para estudos da astro física e dos corpos celestiais, sem contar que suas imagens dão belíssimas telas de fundo.

Artist’s impression of debris around a white dwarf star

  •  1991: Civilization, uma das melhores franquias de jogos de estratégia por turno já feita, é lançado. No mesmo ano, uma empresa muito conhecida é fundada: a Blizzard, ainda sob o nome de Silicon & Synapse. Eles lançam o jogo RPM Racing, que futuramente viraria o mega sucesso Rock n Roll Racing, feito com o mesmo engine (eu joguei até cair os dedos). Além disso, é lançado o RPG Vampiro a Mascara! Quem viveu essa década sabe como virou esse sistema virou um fenômeno. Nada de vampirinhos brilhando no sol! Era punk gótico!
  • 1992: Super Mario Kart, e outros jogos famosos como Desert Strike, World Heroes, Aero Fighters, V.O. e Wolfstein 3D, são lançados. Esse ano foi recheado de jogos, numa época em que isso não era exatamente normal.
  • 1993: Magic: The Gathering é lançado, tornando-se o maior cardgame já produzido! Hoje o jogo conta com mais de 10.000 cartas diferentes. Estreia Arquivo X. Quem nunca ouviu falar de Fox Mulder e Dana Scully?

origen-nerd-ano90--magic

  • 1994: Plantão Médico, um seriado dramático ambientando num hospital vira sucesso instantâneo. Ok! Para muitos devia ser uma droga, porém dois detalhes garantiram o sucesso da série: a mulherada adorava essa clima e o ator George Clooney era um dos personagens principais (ganhando fama a partir daí, inclusive). Neste mesmo ano, outra séria bombou e tornou-se imortal: Friends. Seu sucesso foi enorme, tendo diversos convidados ilustres como Jean-Claude Van Damme, Brad Pitt e Sean Penn, por exemplo.
  • 1995: Star Trek Voyager estreia na Tv, sendo o quarto seriado a ser feito desde o original de 1960. A história de pesquisa e catalogação do espaço é substituídaaos poucos pelo drama de uma nave tentando voltar para casa após se perder a 70.000 anos-luz da Terra. Até que era divertida a série. J
  • 1996: – Pokémon! O primeiro jogo dos monstrinhos estreia para gameboy!

  • 1997: lançamento de Titanic. Eu acho o filme que era um porre, mas fez história porque todo mundo que tinha namorada teve que ir ao cinema, sendo até hoje a maior bilheteira da história do cinema moderno (até o lançamento de Avatar em 2009).
  • 1998 – inicio da construção do Grande Colisor de Hádrons. O que é isso? É o maior acelerador de partículas do mundo, com 27 quilômetros de circunferência e que custou mais ou menos 7,5 bilhões de euros para ser feito. A descoberta da origem das partícula e de outras dimensões espaciais, foram duas das conquistas científicas alcançadas graças ao Grande Colisor.
  • 1999 – Matrix é lançado nos cinemas, revolucionando a história do cinema com seus efeitos especiais e enredo tão peculiar.

Ufa! Quanta coisa aconteceu nos anos 90! E aí? Será que sobrou algo para sabermos nos anos seguintes? Talvez… Fiquem ligados que semana que vem tem a última parte do nosso diário de bordo dessa nossa viagem as origens nerds. 😉

 

Escrito pelo soldado: Ramsés

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.