Lincoln

Com 12 indicações ao Oscar, incluindo melhor filme, melhor diretor (Steven Spielberg) e melhor ator (Daniel Day-Lewis), Lincoln é um dos grandes favoritos desse ano. Mas a pergunta que fica no ar é: o filme é tão bom assim ou ele está indicado para tanta categoria só porque mexe com o patriotismo americano (o qual sabemos não ser pouco)?

Lincoln-Movie-Review

O filme é sobre Lincoln – ok, já sabemos – mais especificamente sobre o ano de 1865 e a batalha do referido presidente para, de modo muito astuto, “mediar” assuntos da Guerra Civil enquanto tenta convencer congressistas a aprovarem a 13º emenda constitucional americana, que garante a liberdade de uma vez por todas aos negros.

fmp-lincolnNão sei muito sobre história americana, então fui atrás de outras críticas para ver o que encontrava e se descobria o quão fidedigno o filme é aos fatos reais. Aparentemente, temos alguns “ajustes históricos” feitos para que o filme fosse para a telona. Lendo esse artigo, pensei que de fato ele traz um ponto de vista interessante. O filme é sobre a abolição da escravatura mas os negros não tem quase nenhuma participação nos 150 minutos de filme. Wtf? Como diz a professora de história Kate Masur, os negros são retratados no filme como meros espectadores, passivos em sua espera pela liberdade, fora da rota das engrenagens que moveram a História.

a01-lincoln-movie-ear-09-4_3_r536_c534Masur também exemplifica que Elizabeth Keckley, dama de companhia (se é que se chamava assim) da esposa de Lincoln, era na verdade um personagem muito ativo no que diz respeito à política naquela época e se articulava em mais de uma esfera para dar relevância e consistência ao processo de libertação dos negros. No filme, ela aparece ao lado da primeira-dama Mary Todd fazendo seu vestido e andando a seu lado como faria qualquer outro personagem extremamente secundário na trama. Seu momento de fama vem perto do final, quando troca algumas palavras com Lincoln e tudo o que parece ser é 1% de inspiração para o presidente, falando sobre seu povo em três frases e dizendo ser a mãe de outro jovem soldado que morreu em um campo de batalha. E é isso! A autora do artigo diz que Spielberg fez um filme para entreter, não para educar. Bem, é Hollywood, não a Discovery Channel. IMO, o ruim desses filmes é isso, quanta gente não vai sair por aí falando sobre a história americana – e sobre tantos outros assuntos de outros filmes – sem parar pra refletir se foi daquele jeito mesmo?

09lincoln-span-articleLarge

lincoln_1Quanto a outros aspectos do filme, a quantidade de atores bons no filme é grande! Tommy Lee Jones, Joseph Gordon-Levitt, David Strathairn, Hal Holbrook fazem da tela o espetáculo que você quer ver no quesito atuação. O filme é meio parado, confesso, me deu sono muitas vezes, mas não deixa de ser interessante. A cada nova história que Lincoln contava, ele me cativava mais e eu comecei a ansiar pelo momento em que ele sentaria ao melhor estilo Sheldon Cooper (no episódio em que tenta ensinar física a Penny – Era uma noite quente de verão na Grécia Antiga…),sem pressa alguma, para entreter os ouvidos dos presentes com uma lição de moral escondida. O inglês utilizado deve mesmo ser fidedigno ao da época, e não bastando palavrinhas que você nunca viu, nem estudando inglês por 10 anos, o teor e o ritmo da conversa muitas vezes vão te pegar de surpresa, portanto legendas são indispensáveis. Mas para quem conhece o idioma bem, há algumas piadas muito boas para as quais infelizmente não há tradução. Considere como um Easter Egg se você entender.

lincoln-_h_2012

Não é surpresa que, levando-se em conta que é um filme para americanos e que retrata um de seus maiores heróis como O cara (e deve ter sido mesmo, mas eu preferiria confiar em um professor de história para me contar os fatos do que no filme), ele está no primeiro lugar da lista de “eu-quero-que-ele-ganhe-o-Oscar” quando american citizens são questionados sobre sua predileção para o prêmio.

 

Por @meninasal

Comentários

comentários

About The Author

MeninaSal

Scissors cuts paper, paper covers rock, rock crushes lizard, lizard poisons Spock, Spock smashes scissors, scissors decapitates lizard, lizard eats paper, paper disproves Spock, Spock vaporizes rock, and as it always has, rock crushes scissors. - Um dia você ainda aprende.

Leave a Reply

Your email address will not be published.