Salve, salve nerdaiada! Faz tempo que não escrevo nada sobre ilustração e por isso fiquei muito empolgado com essa notícia que li na Catraca Livre. Trata-se da manganização anônima!

bunkernerd-manganizacao-anonima-Rober-DeJesus--futuro-Estranho

Não parece com alguém aqui no Bunker que você conhecem?! xD

Não se assustem! A palavra “manganização” não existe de verdade, então é normal que não tenham ouvido isso por aí, mas mesmo assim, é um temo perfeitamente aplicável para esse caso. ^^

O artista norte-americano Rober DeJesus resolveu pegar fotos aleatórias de anônimos da internet e os transformou em personagens. O resultado é muito show! Manganização anônima e de qualidade!

bunkernerd-manganizacao-anonima-Rober-DeJesus--1

bunkernerd-manganizacao-anonima-Rober-DeJesus--2

bunkernerd-manganizacao-anonima-Rober-DeJesus--3

bunkernerd-manganizacao-anonima-Rober-DeJesus--5

bunkernerd-manganizacao-anonima-Rober-DeJesus--6

bunkernerd-manganizacao-anonima-Rober-DeJesus--7

bunkernerd-manganizacao-anonima-Rober-DeJesus--8

bunkernerd-manganizacao-anonima-Rober-DeJesus--9

bunkernerd-manganizacao-anonima-Rober-DeJesus--Fumacio

Esse cara é a cara do @Fumacio!

Pra quem não conhece, o mangá e o anime, são estilos de ilustração e animação (respectivamente) originários do Japão. Dentre suas principais características, estão o traço simples e estilizado, os olhos expressivos (e exageradamente grandes em muitos estilos) e o uso de linhas de ação.

Conheço muitas pessoas que gostam de mangá e anime (afinal, temos muuuuuuitos eventos no Brasil focados nos otakus – fãs desse estilo). Quem aí foi no Shinobi Spirit ou na Marcha pra Goku? E também conheço muita gente que desenha também! Eu comecei a desenhar pra valer na época em que os animes começaram a bombar aqui no Brasil, láááááá na época da Rede Manchete (ooooooh, saudades!). Yu Yu Hakusho, Fatal Fury, Street Fighter, Sailor Moon, Guerreiras Mágicas de Rayearth (sim, eu assisti alguns episódios desses dois últimos também)… Não tinha tantas opções, mas o que tinha já era o suficiente para dar aquela “coceira na mão” de levantar do sofá e ficar horas desenhando!

Já ouvi de alguns profissionais e amigos otakus, que o estilo do mangá é um dos melhores para você começar a desenhar, justamente por ser muito mais simples do que o estilo norte-americano da Marvel e da DC, por exemplo. Claro que tudo em excesso faz mal e com a manganização não foi diferente. Teve uma época em que o estilo do mangá e do anime viraram modinha (até a Marvel apostou na ideia), o que gerou alguns resultados horríveis!

bunkernerd-manganizacao-anonima-Marvel-anime

bunkernerd-manganizacao-anonima-Marvel-anime-2

Sério… Que porr# é essa?! XO

Mas também gerou obras primas como AVATAR – A Lenda de Aang (um dos melhores animes americanóides, na minha opinião) e Novos Thundercats (que foi feito pela mesma equipe do AVATAR, inclusive).

bunkernerd-manganizacao-anonima-Avatar-a-lenda-de-aang

bunkernerd-manganizacao-anonima-NovosThundecats

Gostou? Ficou empolgado? Então corre pra mesa, pega uma folha de papel e um lápis ou lapiseira e desenhe, ilustre, rabisque e experimente! Entre para o mundo da manganização e torne-se um personagem de mangá! 😉

Pra quem quiser, visite a página do Rober DeJesus. Ele aceite encomendas por e-mail!

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!