Salve salve nerdaiada! Se você é como eu e adora passar aquela manteiga molinha por cima do pão quentinho que acabou de sair do forno ou ainda jogar AQUELE pedaço de manteiga por cima da pipoca fumegante, aqui vai um alerta!

— PLANTÃO DE SAÚDE BUNKERNERD, ALERTA! —

manteiga-a-vila--1

“Ah! Que delícia cara!”

Todos que adoram passar essa gordurinha amarela nos alimentos já devem ter deixado o pote ou tablete para fora da geladeira, afinal “manteiga não estraga”, certo? Errado!

Sabe por que? Porque a matéria-prima da manteiga é creme do leite. E você sabe o que é creme de leite? É um produto criado durante a pasteurização, o processo de esterilização do leite. Esse creme, rico em gordura, é batido e submetido a um processo chamado malaxagem (agora repete isso 4 vezes rápido e sem errar). Nesse processo, a água é retirada e o resultado é um produto formado basicamente por gordura láctea (82%, contra 16% de água, pra ser mais exato). O resto é sal e aromatizantes.

 

manteiga-a-vila--2

Entenderam? Leite azeda, não azeda? Justamente por ser uma derivação do leite que a manteiga precisa ser armazenada com cuidado! Fora da geladeira, bactérias e fungos caem matando, tornado a manteiga rançosa e amarga (bleargh!).

Sério! A intoxicação que você pode pegar com uma parada dessas é sinistra! Eu sei! Já tive intoxicação 3 vezes (não por manteiga, mas ok…). Dentro do refrigerador, as temperaturas de 0 a 5 ºC dão uma freada nos “bichinhos”, estendendo a vida útil da manteiga.

Mas isso não significa o fim do prazer de deslizar a manteiga molinha no pão! É só cuidar!

manteiga-a-vila--3

Segundo o biomédico Roberto Figueiredo, especialista em higiene de alimentos, a manteiga pode ficar fora por até duas horas. Pra tu não ter tanto trabalho de vigília com a manteiga, a dica é deixá-la na porta da geladeira, onde a temperatura menos baixa a torna menos dura. 😉

 

Daniel Keller sempre prefere manteiga!

 

Fonte: Super Interessante

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!

Leave a Reply

Your email address will not be published.