marvel vs dc 002

Olá refugiados de plantão, hoje escrevo sobre um assunto um pouco polêmico, um eterno dilema sobre qual das duas maiores empresas de HQ (pelo menos a origem delas) é a melhor.

Para começar uma discussão como essas, primeiro tenho que deixar claro quais são os fatores que estão sendo considerados. Nessa primeira oportunidade, vou falar de duas histórias que envolvem todo o universo de cada uma das marcas. A comparação vai ser basicamente entre a série da Guerra Civil da Marvel e a Injustice da DC.

Falando um pouco da Guerra Civil da Marvel. A história trata sobre um tema sempre polêmico no universo dos super-hérois, a dita Lei do Registro: onde todos os super-seres devem registrar com o governo local seus poderes, sua identidade e tudo mais. O motivo para que essa lei entre em vigor na história é um genocídio que acontece na cidade de Stamford. Este genocídio tem repercussão mundial e acaba forçando a lei de registro começar a valer. Claro que, como era de se imaginar, muitos ‘supers’ são contra o ato do registro, mas agora eles são considerados outlaws nos olhos da população. A surpresa maior de todas é que quem encabeça a lista dos contra o ato de registro é ninguém mais que Capitão Steve Rogers, também conhecido por alguns como o Capitão América. Enquanto que no outro lado, a liderança fica por conta de 3 grandes, Tony Stark (Homem de Ferro), Reed Richards (Sr Fantástico) e Hank Pym (Homem Formiga).

marvel vs dc 003

A série se desenrola em diversos volumes, bem extensa, mas em momento algum ela fica cansativa. Ela envolve quase que todos os hérois da Marvel, desde Quarteto Fantástico, Vingadores, X-men e outros menores. Além dos hérois, os próprios vilões também entram em ação, alguns a favor e outros contra o dito ato de registro. Rola muita pancadaria, estratégia e tramóias, tudo que precisa pra ficar uma boa história. E no final? Bom… não vou ser um estraga-prazeres, os que gostam de HQ’s devem ler, pois é uma obra-prima, escrita por ninguém mais que Mark Millar – ele foi o escritor do HQ que deu origem ao filme “O Procurado”, aquele que os caras aprendem a fazer as balas fazerem curvas, com a Angelina Jolie e o God, ops… Morgan Freeman. Além deste, também é o escritor de Kick-Ass.

Agora viajando para o universo DC, temos a série Injustice. O que falar sobre estes quadrinhos? A DC possui menos hérois que a Marvel sim, mas isso não minimiza o poder destes hérois. Ainda mais quando estamos falando de Super-homem e Batman. Injustice acontece uma grande reviravolta no universo DC. Tem como estopim uma tramóia genial do personagem mais maquiavélico que já existiu, o Coringa. Cansado de levar surras e mais surras de Bruce Wayne, eis que o palhação malvado decide mudar seu foco e sai de Gothan City e vai para Metropolis. Ele tem a brilhante idéia de sequestrar Lois Lane!!

marvel vs dc 004

“Brilhante??? Pow Bruno, tu andou comendo umas coisas estragadas ultimamente?”

Óbvio que o plano do Coringa não foi tão bom assim, pois ele acaba morrendo nas mãos do Super-homem. Mas como o objetivo do Coringa é só ver o circo pegar fogo, ele conseguiu isso. Pois o Homem de Aço vai atrás do morcegão de Gothan pra tirar satisfação com ele. Clark Kent começa a pirar, falando que todo o mal da Terra deve ser eliminado. Os vilões não deveriam ser presos, e sim exterminados. O problema começa a ficar maior, quando Super-homem e sua tchurma começam a se intrometer assuntos de nós, ‘muggles’. Para tentar fazer uma resistência a este movimento, Bruce Wayne junta alguns supers que acreditam na idéia dele. Também uma série com uma ação, muita luta e muitas tramas. Infelizmente não posso falar o final desta, pois ela ainda não acabou! Mas também deixo a recomendação para a leitura da história, é muito boa, chega a superar histórias antigas da DC que tiveram muito sucesso em sua época, como “A morte do Super-homem” e “O retorno do Super-homem”.

Mas resumindo, qual das duas é melhor? Eu sou muito suspeito para falar, pois sou mais aficionado com a Marvel. Mas vou dar mais alguns motivos, além da minha preferência.

marvel vs dc 001

Injustice tem seu mérito, uma história em que colocam o Super-homem como um ‘ditador bonzinho’, que busca o bem, mesmo que para tal precise passar por cima de vários. Parece até um pouco Hitler e seus homens de confiança.

“Sério, Hitler?” Sim, ele acaba parecendo muito com ele na série, um ditador que têm uma visão e não abre mão dela, abusando da força que tem para conseguir o que quer. Entretanto, pode falar que é um ditador bonzinho, que busca o bem da Terra, mesmo que pra chegar lá ele precise matar alguns terroristas, bandidos e uns outros heróis no caminho.

Injustice é um pouco diferente da Guerra Civil da Marvel. É uma história única, sem ramificações. Ela é mais direta, mas por causa disso eu acredito que não desenvolve muito cada personagem. Fora o Super-homem, Batman e seus principais escudeiros, poucos fazem mais do que um papel de figurante.

marvel-vs-dc-002

Guerra Civil, mesmo que tenha sido escrita antes que Injustice, possui um tema mais interativo, que pode ser adaptado para qualquer polêmica de grande porte. A trama é mais longa (eu como gosto de ler HQs, quanto mais pra ler, melhor) e mais elaborada, envolvendo mais personagens e com várias histórias que acontecem paralelamente à principal, mas que no final, todas convergem para um único final. Além disso, ela também trata da pós-história, falando das consequências do final do ato de registro.

Bom refugiados, espero ter deixados todos um pouco mais interessados para conhecer a origem destes grandes super-heróis, as HQs. Ver os filmes é muito legal, mas acreditem que ler os HQs é uma experiência tão boa quanto, se não, melhor! Abaixo estou deixando alguns links para vocês lerem as duas histórias. A da Guerra Civil é um arquivo do Google Drive e do Injustice é de um parceiro do blog, o pessoal da Melhores HQs.

Para ler Injustice é só clicar aqui!

Para ler a Guerra Civil da Marvel aqui!

Boa leitura e diversão pessoal! Forte abraço de urso para todos!

Por: Bruno Mayr

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.

Leave a Reply

Your email address will not be published.