Salve salve nerdaiada! Qual meio de transporte você utiliza no seu dia a dia?

mario way

Com o trânsito cada vez mais caótico (e isso vale para muitas cidades, não só as grandes capitais), é cada vez mais comum observarmos pessoas utilizando formas diferentes de locomoção urbana.

Eu mesmo, usava meu patins (roller ou inline para os mais burgueses) para ir para todo lugar. Quando batia a preguiça, usava bicicleta (sim, eu era assim… Ó, saudade!). Alguns preferem andar a pé (ou by foot, como diriam alguns amigos meus), outros usam os ônibus (coitados), outros usam seus carros ou motos (coitados). A questão é, hoje existem outros veículos para o transporte urbano e alguns são muito legais!

patinete-motorizado-a-gasolina-49ccbikelete-sport-161350400

Quem lembra dos patinetes motorizados? Eles eram a Diesel! =D

As cidades ao redor do mundo estão cada dia mais populosas, e há uma necessidade de se repensar os meios de transportes para que atendam melhor as nossas necessidades atuais. O desenvolvimento de meios de transportes alternativos nos grandes centros urbanos tem sido uma alternativa econômica muito válida e que também foca na conservação do meio ambiente e na melhoria do tráfego urbano.

A França é um exemplo claro da utilização de meios alternativos de transporte. Lá, a utilização de barcos tem sido amplamente explorada, graças aos canais e do litoral do país. Numerosas balsas ligam a França à Inglaterra, Irlanda, e a Córsega aos portos de Marselha, Toulon e Nice. Além dos barcos, várias vias verdes existem, permitindo que ciclistas percorram diversas cidades e regiões do país, aproveitando a paisagem e cuidando melhor da saúde.

paris-

Agora vamos para os transportes alternativos!

Em Lisboa, existe um veículo chamado Ecomobile. É um meio de transporte desenvolvido para o “turismo verde”, para pessoas que buscam passear e respirar ar puro ao mesmo tempo.

Ecomobile

A Holanda também apostou nas bicicletas e criou um maneira criativa de transportar crianças à escola. A superbicicleta tem lugar para 10 crianças e um adulto. Já andei em uma para 5 pessoas, mas para 10 eu nunca tinha visto! o.O

superbicleta_holanda

Para não parecer que o veículo usa de exploração infantil para funcionar, enquanto as crianças pedalam, um sistema de som anima as crianças, tornando o transporte uma brincadeira saudável e também existem toldos que podem ser acoplados para oferecer proteção ao sol e a chuva.

Os EUA utilizam o diciclo já há bastante tempo. Quem mora em Curitiba/PR, já viu uma versão desse veículo “passeando” pelo calçadão da Rua XV e pela ciclovia do Bosque do Papa. É um equipamento movido por duas baterias. É robusto, simples de utilizar, com velocidade máxima  de 20 km/h e excelente manobrilidade. É uma maneira econômica de fugir do trânsito das grandes capitais.

diciclo modelos-diciclo

Por fim, temos as Bikes dobráveis! Práticas, compactas e leves, as bicicletas dobráveis são ideais para a mobilidade urbana. Eu quero muito comprar uma dessas para mim esse ano! =D

bikes-dobraveisbike-dobravel

Fáceis de transportar, essas bicicletas podem ser utilizadas como veículo utilitário para o transporte diário até o trabalho. Você ainda pode alternar, utilizando o metrô ou as linhas de ônibus para cruzar distâncias maiores. É muito fácil dobrar a bicicleta para acomodá-la dentro desses veículos. Muito indicada para que mora em locais apertados ou tem um carro pequeno já que essas bicicletas, quando dobradas, cabem em praticamente qualquer cantinho.

pop-dobravel-04

É claro que muitas pessoas preferem dirigir! É um dos hábitos mais comuns da vida atual dos seres humanos, já que, graças ao progresso, nos tornamos mais preguiçosos. Mesmo assim, carros e motos ajudam muito o dia a dia de muitas pessoas. Uma das últimas novidades da indústria automobilística promete tornar esse prazer por dirigir algo mais prático. Conheçam o Ryno!

RYNOO Ryno é uma moto elétrica de só uma roda. SIM! Além dessa belezinha ser super pequena, ela também tem uma ótima autonomia! A moto pode chega até 16 km de velocidade (sim, é pouco mesmo!), sem contar que ela é elétrica, o que significa que não é necessário gastar milhões de reais com gasolina… É só colocar na tomada e pronto!

Eu achei massa a ideia, mas não adianta, parece muito que se você se inclinar um pouco mais pra frente, você vai cair de boca no chão! Mas enfim, é um meio de transporte bem prático para esse mundo cada vez mais apertado em que vivemos. A Ryno só estará disponível para o mercado no terceiro trimestre de 2014, por US$ 5300 (cerca de R$12.749 mil… Aaah! Mas por esse preço qualquer um pode ter! Só que não…).

Mas se você pensa que a Ryno é revolucionária, está enganado! Saiba que algo muito similar já foi criado pelos britânico por volta de 1930. Conheçam a Dynasphere! O Veículo Pscicótico do anos 30 (Sim, o nome é bizarro assim mesmo)!

Dr. J.A. Purves demonstrou a maior invenção dentro da “locomoção esférica”, em um dia que esperavam ser reconhecido como o dia que revolucionou o transporte moderno. =D

E você? Qual você acha que seria o meio de transporte ideal para os dias de hoje?

 

Daniel Keller, quer uma Dynasphere de natal!

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!

Leave a Reply

Your email address will not be published.