Lançado dia 18 de Março de 2014 para PS3, Xbox 360, Xbox One e PS4, Metal Gear Solid V Ground Zeroes é o mais novo game da franquia criada por Hideo Kojima.–Ou conhecido também pelo singelo título no mundo dos games de Diretor Gênio Mestre do Universo e Todas as Suas Dimensões.– Depois de tanto mistério, notícias, imagens, entrevistas e trailers, o tão aguardado Metal Gear Solid V Ground Zeroes finalmente chegou. O novo game é um prólogo do que acontecerá em The Phantom Pain, sendo um título que pretende introduzir o jogador na trama do próximo jogo que ainda não há data oficial, mas a previsão é que o game chegue em 2015.
Ground Zeroes começa onde Metal Gear Solid: Peace Walker termina, colocando o jogador no controle do lendário Big Boss (Naked Snake). A missão é resgatar Paz Ortega Andrade e Chico Valenciano, dois personagens do episódio anterior, em uma base estadunidense em Cuba. A proposta desse game é dar um gostinho do que vem por aí. Mesmo assim esse é um título da Kojima Productions, portanto sempre devemos esperar o melhor.metal gear solid v ground zeroes

Começando a jogar

Após a longa cutscene de introdução com mais de sete minutos, como é de costume dos jogos da franquia MGS, você está pronto para colocar em prática suas melhores habilidades de stealth. Mas é bom se preparar para surpresas. Ground Zeroes não só demonstra uma grande maturidade visual em relação aos games anteriores, mas também na sua jogabilidade. Os jogadores mais veteranos vão sentir a mudança logo no início ao procurarem o famoso radar de Snake. Não existe mais acesso ao campo de visão dos inimigos no radar, porque não existe radar, simples assim. A solução agora é marcar seus adversários com seu binóculo, ao estilo Far Cry 3. Os guardas identificados pelo binóculo são marcados no mapa do iDroid que detalha a planta da Omega Base. Ele pode ser consultado a qualquer momento, mas abri-lo não pausa a jogatina. –Mais uma vez DARK SOULS lançando tendências !!!– É preciso estar bem escondido para não ser surpreendido por um soldado no meio de uma consulta ao mapa. A marcação permanecerá até o final da missão, entregando a localização de soldados e seus status (inconsciente, dormindo, morto), facilitando evitar momentos de conflito ou também estudar abordagens mais estratégicas. Para usar o acessório de maneira mais eficaz, é preciso estar em um ponto alto, com boa visão. Mas nada impede que um inimigo esteja atrás de uma parede e não seja detectado. Isso exige muito mais cautela nos movimentos e atenção ao ambiente.metal gear solid v ground zeroes

Max Payne é você ?

Outra mudança é o modo reflexo, que consiste em alguns segundos em câmera lenta assim que um guarda vê o protagonista. Assim, é possível atirar antes que ele avise os companheiros. Isso evita cenas maiores de combate. Como o foco do jogo é a furtividade, os momentos com armas de fogo não têm tanta graça, além de a pontuação final ser reduzida conforme o número de inimigos mortos. Caso você erre o disparo do tranquilizante ou não consiga ferir fatalmente o adversário, a base toda entra em estado de alerta. Como você está sem radar, em Ground Zeroes você só vai saber se barra está limpa novamente ao interceptar a comunicação do rádio dos soldados. Essas mudanças trazem uma nova atmosfera ao jogo, mais tensa e emocionante, além de ser acompanhada por um controle mais intuitivo, fluído e livre de Snake, perceptível até mesmo na movimentação do personagem. Os jogos anteriores se baseavam em seções dentro de fases, já nesse jogo a Camp Omega é uma grande fase sem interrupções, o que possibilita abordagens diferentes a cada nova repetição de missão. A inteligência artificial tem altos e baixos no game. Em alguns momentos, surpreende o realismo com que os soldados foram dispostos. Eles param para tossir, conversar com os companheiros e até olham atrás dos ombros de vez em quando. Avisam a central de comando pelo rádio sempre que percebem algo errado. Caso a central perceba que esse guarda parou de responder as mensagens, manda alguém para averiguar o que houve. A preocupação atingiu até coisas mínimas. Se o jogador quebra uma câmera de vigilância, os guardas recebem o pedido de checar por que o sinal foi cortado, por exemplo.metal gear solid v ground zeroes

“Mundo Aberto”

The Panthom Pain promete um imenso mundo aberto para ser explorado por Big Boss. Ground Zeroes também tem seu próprio mundo aberto, mas muito menor, claro. Em um primeiro momento você vai se surpreender com Camp Omega, mas com o tempo irá decorar cada detalhe da fase, se sentindo quase em casa. Certamente, nessa questão, ele é apenas um aperitivo para o que o jogo de verdade vai oferecer. Com o aumento da área de jogabilidade, as possibilidades se multiplicam. Para entrar em uma área restrita, o jogador pode se esconder no bagageiro de um caminhão. Mas também pode rastejar por canos de drenagem, descobertos após uma conversa com um prisioneiro. As torres de vigia ao redor da base são um problema. Porém, é possível escalá-las e eliminar o guarda silenciosamente ou, simplesmente, explodir o local. Um dos aspectos mais divertidos de Ground Zeroes é a gama de brincadeiras que a Omega Base oferece aos mais fanfarrões. Snake pode roubar um veículo e dirigir pela base despercebido – desde que respeite um certo limite de velocidade. O jogador que estiver entediado, no entanto, pode brincar de atropelar guardas com ele. E o game não se leva a sério neste aspecto, o que é ótimo: ele registra seus recordes, como o maior tempo dirigindo empinado em duas rodas, ou a maior distância que um inimigo voou após uma explosão. Após completar a missão principal, quatro novas missões são liberadas para você aproveitar sua estadia em Camp Omega. Algumas mais inclinadas para o lado stealth, enquanto outras vão estimular o jogador a explorar uma abordagem mais dinâmica e de ação contra seus adversários. Como em qualquer bom jogo da série, é aqui que o desafio de alcançar o rank S em todas as fases finalmente começa.metal gear solid v ground zeroes

Vale a pena ?

Primeiro, deve-se de levar em conta a questão da duração do game, algo que muita gente tem criticado. Depois, considerar que o título ficou excelente e tem papel fundamental para a continuação em Phantom Pain. Mas não há dúvidas de que o jogo está ótimo e a missão relativamente curta não tira esse mérito dele. Além disso, é bom deixar claro que, ao contrário do que muitos dizem, Ground Zeroes não dura apenas 20 ou 30 minutos. A primeira vez que joguei, demorei quase duas horas para finalizar. Após terminar a missão, o game libera alguns desafios extras e o modo hard, o que deve garantir mais umas dez horas a mais de jogatina. Há muito o que explorar e muito para aprender. O jogo acaba sendo um grande treino para você ficar craque na espionagem e chegar com tudo na continuação.
Mesmo sendo um pouco mais barato que um jogo lançamento, nós do BunkerNerd ACONSELHAMOS –Coloco em maiúsculo, pois não estamos te dizendo o que fazer.– que se você for um fã fanático por Metal Gear, o jogo vale a pena ser comprado e com certeza vai proporcionar uma ótima experiência. Mas se você estiver ingressando agora na franquia seria uma boa ideia esperar um pouco, pois com certeza, mais pra frente, será lançado uma versão Metal Gear Solid V The Phantom Pain + Ground Zeroes.

Para Metal Gear Solid V Ground Zeroes será concedida:

4 Estrelas

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ArthurAques

Nerd desde criança e gamer desde sempre. Por mais agitado que o dia possa ser, sempre acha uma brecha para se atualizar com as novidades sobre jogos, filmes, séries e quadrinhos. Criado desde pequeno pelo seu pai para ser um fã incondicional de AC/DC, fica feliz quando seus vizinhos curtem música boa, querendo eles ou não.

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