A mídia física vai acabar ??? Cartuchos, CDs, DVDs, Blu-rays e agora o… nada. Hoje, todos esses dispositivos armazenam diferentes conteúdos multimídia que, no passado, só existiam através de uma maneira: objetos físicos. Fitas em VHS, cartuchos de video game, LPs e CDs eram motivo de orgulho para qualquer colecionador contemplar em sua estante e mostrar aos amigos e familiares. Então como pode acabar ???–Eram coisa nenhuma, eu ainda tenho orgulho de tudo o que eu coleciono !!!–
Atualmente esse cenário é completamente diferente, o mercado digital contempla a maior parte do mercado, e a versão física de um determinado produto está começando a se tornar uma opção secundária.
Com a Steam tentando dominar o mundo, a Amazon entrando no circuito da PSN, a Xbox LIVE e a Nintendo fortalecendo o e-Shop (tanto o do 3DS quanto o do Wii U), –pô Nintendo comece a lançar os jogos antigos do Pokemon no e-Shop que você vai fazer rios de dinheiro, vai na minha que eu sei o que eu estou falando– a distribuição digital está cada vez mais limitando a venda de mídia física, que começa a estacionar no mercado.
midia fisica Assim como praticamente qualquer coisa nesse mundo, é interessante colocarmos na balança os prós e contras antes de tomar qualquer decisão. “Ah, mas o digital é mais barato, deixa ele dominar que não há nada de ruim”. Há sim, infelizmente.
Por um lado, temos o conforto de não precisar sair de casa e de eventualmente pagar mais barato por um produto digital.–Droga Steam !!! Pra que vender tudo tão barato ??? A minha carteira sofre com isso !!!– Afinal de contas, que gastos existem ??? Armazenamento no servidor, licenças, burocracia, direitos autorais para uso de imagem e utilização da marca.
Por outro lado, existem as prateleiras lojas, e elas precisam ser preenchidas. Existem os funcionários presentes ali, a necessidade do espaço físico. Existem as empresas que trabalham exclusivamente com prensagem de mídias, a exemplo da Sony DADC, que fica na Zona Franca de Manaus, da Arvato, que até 2012 distribuía games em escala nacional no país, entre outras. Se a mídia física deixasse de existir, qual seria o propósito de existência dessas empresas ???
Pensem bem, existem pessoas nesses lugares, patrões e empregados, registros, trabalho formal. As mídias não se prensam sozinhas e precisam de seres humanos para a tarefa.–É irônico que com essa tecnologia toda ainda necessitam de seres humanos. FORA SKYNET !!!– Além disso, existe toda a logística de distribuição ao varejo para colocação nas mencionadas prateleiras, e isso exige uma dedicação que se ramifica em diversos galhos do mercado.
midia fisica Sem falar na magia.–FIRE BALL FIRE BALL FIRE BALL !!!– Que graça tem levar um monte de amigos para casa e mostrar prateleiras apenas com porta-retratos de quando você tinha cabelo de tigelinha e outros objetos de decoração ???–Ah, esse tipo de magia.– “Mas nossa, você que curte games, onde estão todos os seus jogos ???”, alguém pergunta. E lá vai você ligar algum sistema para mostrar toda a sua “biblioteca” digital.–Eu compro jogos em mídia digital, mas eu prefiro 1000x a mídia física. Tanto é que eu não vendo os meus jogos nem a pau !!!– Mas existe um argumento que detona as mídias físicas: pirataria. Nesse sentido, o Steam e os outros serviços têm um verdadeiro arsenal contra as práticas clandestinas, pois o catálogo digital é inteiramente comercializado em caráter oficial, com direito a manual por download, DLCs etc.

A Sony começou a correr atrás do tempo perdido por culpa da pirataria em 2009, quando inaugurou no Brasil a Sony DADC, sigla para “Digital Audio Disc Corporation”, na Zona Franca de Manaus. Os primeiros títulos para PlayStation produzidos pela Sony no Brasil chegaram no começo do ano. A Microsoft iniciou suas empreitadas num acordo com a Arvato Brasil, empresa especializada em fabricação de CDs e DVDs que representou o Xbox 360 até 2012, quando interrompeu suas operações em games no país.
“Queríamos ter começado antes, mas o processo envolve royalties e relacionamento com outras unidades da empresa”, disse Jorge Magalhães, diretor-geral da Sony DADC. Posteriormente, os consoles da empresa também chegaram ao Brasil e tiveram um corte de cerca de 40% do valor praticado no mercado formal.–Aí eu vi vantagem !!!– Segundo Magalhães, o principal fator que atrasou as negociações foi o tamanho da pirataria no país, que pode chegar a 90% da indústria. “É muito difícil brigar com a pirataria, mas temos que brigar”, disse o executivo à época.
Ainda bem que existe essa filosofia por parte de algumas pessoas, porque nosso governo, até hoje, não coloca a questão no topo de prioridades da agenda.–E daí que toma na cabeça somos nós, os gamers !!!–
midia fisica Todos pensavam que o rádio morreria com a televisão, mas ele se reinventou com a abertura de mercado, a expansão de mídias, soube aproveitar a internet e está aí até hoje. Alguns pregaram o fim do cinema com a chegada dos filmes às nossas salas, as telonas estão aí até hoje.–Cinema é vida, não podia acabar não !!!– Outros dizem que a mídia física pode acabar em função das tendências de distribuição digital. Analistas internacionais como Michael Pachter–Um dia eu ainda pego essa cara na porrada !!!– e Patrick Seitz adoram se mostrar “surpresos” com o mesmo patamar de preços entre as versões digital e física de um mesmo jogo, e pregam o fim das mídias físicas. Eu acho que jamais as mídias físicas podem acabar. Elas geram empregos e fortalecem o mercado. Não creio que elas vão acabar, pelo contrário, acredito na reinvenção delas, assim como ocorreu com rádio ou cinema.

Então refugiados, vocês acham que a mídia física vai desaparecer e só vai restar a mídia digital ou que ela vai continuar no mercado para a alegria dos colecionadores ???

Comentários

comentários

About The Author

ArthurAques

Nerd desde criança e gamer desde sempre. Por mais agitado que o dia possa ser, sempre acha uma brecha para se atualizar com as novidades sobre jogos, filmes, séries e quadrinhos. Criado desde pequeno pelo seu pai para ser um fã incondicional de AC/DC, fica feliz quando seus vizinhos curtem música boa, querendo eles ou não.

Leave a Reply

Your email address will not be published.