Salve save nerdaiada! Você sabe o que é um míope?

Miope-curioso--cover--1

Míopes são pessoas que possuem dificuldade de enxergar, com nitidez, objetos ao longe.

Miope-curioso--cover--2

Sou eu!

Se você anda apertando os olhos para ler o que está escrito no quadro negro da sala de aula, se você precisa estar quase passando por cima da placa para conseguir enxergar as informações contidas nela ou se você mal consegue pegar o busão por não enxergar o letreiro, parabéns, você pode ser um míope!

Miope-curioso--cover--3

Mas “palma, palma! Não primemos cânico!”

Normalmente, a miopia aparece entre os 6 e os 16 anos de idade (comigo foi aos 14 anos), e possui influência genética. Ou seja, se seus pais são míopes, existem boas chances de você também desenvolver esse distúrbio visual.

Não há nada demais em ser míope e o “trauma” de usar óculos passa depois de um tempinho. Além disso, hoje existem váááários tipo de lentes de contato para os mais tímidos.

Conheça algumas curiosidades sobre nós, os míopes! 😉

MÍOPES ENXERGAM MELHOR EMBAIXO D’ÁGUA
O problema do míope é a capacidade de seu olho em desviar a luz, fazendo com que o ponto focal de uma imagem aconteça antes que os raios luminosos alcancem a retina – membrana responsável pela formação de imagens.

Miope-curioso--cover--4

A água atua como lentes corretivas, causando a refração da luz, corrigindo o desvio e fazendo com que os raios de luz cheguem corretamente à retina.

VOCÊ PODE FICAR MÍOPE DE TANTO FORÇAR A VISTA
Essa é para aqueles que ficam com a cara grudada no monitor!

Miope-curioso--5

Sim, o fator genético é um fato determinante da miopia, mas o excesso de leitura e uso do computador podem causar esse distúrbio.

MÍOPES PODEM SER DOADORES DE CÓRNEA?
Sim! É possível fazer a correção médica necessária na hora do transplante.

Miope-curioso--6(1)

MÍOPES QUE LEEM EM VEÍCULOS EM MOVIMENTO PODEM TER DESLOCAMENTO DE RETINA?
Não! Isso é lenda! No máximo poderá sentir náuseas e tonturas.

Miope-curioso--6

VALE A PENA FAZER A CIRURGIA DE CORREÇÃO
Sabia que 96% dos casos de cirurgia de correção da miopia são bem sucedidos? Pois é! Os outros 4% dos pacientes conseguem diminuir consideravelmente o grau de visão, ficando menos dependentes dos óculos.

Miope-curioso--7

Ou seja, vale a pena! A cirurgia e a tecnologia utilizada estão muito mais desenvolvidas e acessíveis do que quando surgiu e a recuperação também é bem mais suave!

LENTES DE CONTATO CORRIGEM MELHOR A VISÃO DO QUE OS ÓCULOS PARA OS MÍOPES
Isso vale principalmente para as míopes com graus elevados de miopia. Por estarem coladas junto à córnea, aumentam o campo de visão.

EXISTE UM ÓCULOS PERFEITO PARA VOCÊ!
Assim como muitos outros acessórios (Sim! Um óculos pode ser um acessório!), existem diversos modelos. Algum ficará bem em você! Escolha a cor de que mais goste! Experimente! Você pode se surpreender! 😉

Miope-curioso---8

 — AVISO IMPORTANTE —
NÃO COMPRE OU UTILIZE LENTES DE CONTATO SEM CONSULTAR UM OFTALMOLOGISTA PRIMEIRO!

É imperativo que eu escreva isso porque conheço muita gente que simplesmente usa lentes de contato sem se preocupar. É perigoso, refugiados! Usar qualquer lente e por períodos muito longos, prejudica a saúde do seu olho, da sua retina e principalmente da sua córnea (que é só o que faz você enxergar).

Visite um médico e tira todas as suas dúvidas com ele! Não vale a pena ficar caolho só pra não usar óculos! 😉

 

Daniel Keller usa óculos e não se importa!

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!

One Response

  1. Otavio Pósnik

    De curioso o míope não tem nada. Caso contrário não faria questão de enxergar o mundo apenas como o é capaz de perceber ao seu redor. Curioso seria se ele se questionasse acerca de sua incapacidade de enxergar nitidamente o que tem lá longe.

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.