Uma notícia triste nessa manhã de Halloween…

ze-chorandoO desenhista gaúcho Renato Canini, conhecido no Brasil por seu trabalho à frente da HQ do Zé Carioca, morreu aos 77 anos na madrugada de 31/out/2013, em Pelotas (RS). O artista sofreu um mal súbito, decorrente de problema cardíaco e acabou não resistindo.

Grande representante dos quadrinhos nacionais e referência para muitos ilustradores, famoso por “abrasileirar” Zé Carioca, Canini é inspiração para muitos ilustradores atuais.

“Ele criou um Zé Carioca de mangas curtas. Antes, era artificial, criado nos EUA, tinha paletó e guarda-chuva. Criou um cenário bem mais brasileiro” – explica o cartunista Santiago.

Foto_Fernando Ramos-Agência RBS_2006

O ilustrador tirou o charuto, gravata e terno do personagem na versão americana, criada por Walt Disney e redesenhou o Zé Carioca que conhecemos, de calça curta e camiseta. Dono de um traço bastante livre, Canini comentou em entrevistas, que penou quando teve de se adaptar ao padrão rígido exigido pela Disney na época. “Era aquela disciplina. Tinha que ter cinco barbelinhas de um lado, cinco de outro, tinha que ficar contando”.

Foto-Wilson Lima_Especial-CPNascido em Paraí, em 1936, Renato Canini iniciou sua carreira em 1957, na revista Cacique, editada em Porto Alegre. Como ilustrador, criou charges para Correio do PovoPasquim e Mad. Entre seus últimos trabalhos, atuou na revista Recreio, da Editora Abril.

De acordo com as notícias, Canini será enterrado nesta quinta-feira (31) às 16h, no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, Capela B, em Pelotas.

Veja aqui, ilustrações de Renato Canini.

Assista uma entrevista onde Canini comenta sobre seu livro “Pago pra ver”, uma compilação de desenhos de gaúchos.

Deixamos aqui nosso abraço e nossa homenagem a esse grande ilustrador e representante brasileiro.

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!

Leave a Reply

Your email address will not be published.