A dificuldade em escolher a placa mãe ideal na hora de montar um computador gamer é tão comum quanto você imagina. Por isto, a maioria das pessoas que decidem ter um computador gamer pedem opinião para alguém que entenda do assunto, ou compram computadores prontos já montados que nem sempre entregam o anunciado.

Hoje falaremos um pouco da placa mãe MSI Z170-A PRO, feita para a sexta geração de processadores Intel Skylake de Socket 1151, esta placa mãe tem todos os recursos atuais com um preço mais convidativo. Quanto as especificações, a MSI Z170-A PRO suporta processadores i7, i5, i3, Pentium e Celeron do socket LGA1151, até 64GB de memórias de até 3200MHz com overclock, e até 2400MHz com suporte nativo, SATA Express, Slot m.2 e USB 3.1.

MSI Z170-A PRO

Algo muito importante na hora de escolher a melhor placa mãe para sua necessidade, é saber de quais e quantos slots você irá utilizar, se pretende fazer overclock e o tamanho da mesma, para que possa caber em seu gabinete. Essas especificações ficam mais nítidas quanto ao Chipset utilizado na placa mãe. Por exemplo, para a sexta geração de processadores Intel nós temos diversos chipsets, sendo eles:

  • Chipset Z170 – Para gamer e entusiastas. Tem maior quantidade de slots PCI Express, mais portas USB, possibilita overclock, etc.
  • Chipsets H170 e H110 – Para consumidores comuns. Quantidade limitada de portas USB, não possibilita overclock, etc.
  • Chipsets B150, Q150 e Q170 – Para mercado Business. Quantidade ainda menor de portas USB , suporte limitado a Crossfire/SLI, etc.

Digamos que você queira montar um computador gamer com duas placas de vídeo e uma placa de som externa. Uma placa mãe do chipset H170 ou H110 já consegue satisfazer a sua necessidade, porém sem a possibilidade de overclock. Lembre-se que se você pretende fazer overclock, terá que partir para uma placa mãe de chipset Z170 (caso o seu processador seja um Intel de Sexta Geração).

MSI Z170-A PRO

É neste ponto que entra a MSI Z170-A PRO. Ela é uma placa mãe com todos esses recursos, e que tem um preço mais em conta. Atualmente no mercado brasileiro, esta placa mãe pode ser encontrada a partir de R$ 750,00 até R$ 850,00.

Caso queira saber um pouco mais sobre ela, eu, Puni, fiz um vídeo falando e mostrando com detalhes esta placa mãe. Você pode conferir aí embaixo.

 

Comentários

comentários

About The Author

Um nerd manjista de games e hardware. Também atende pela alcunha de Leonardo Roveda.