Salve salve nerdaiada! Muitos de vocês já devem ter ouvido ou lido a sigla NASA pelo menos uma vez na vida. National Aeronautics and Space Administration ou Administração Nacional Aeronáutica e Espacial é isso que significa a sigla que é sinônimo de tecnologia e inovação (além é claro, de exploração espacial).

NASA--inovando sua vida--1

Dentre muitas e muitas coisas, a NASA criou o primeiro vídeo game do mundo, espumas que retornam ao estado original e a querida Tv via satélite! =D

Assim como as forças militares e a Fórmula 1, muitas tecnologias e produtos desenvolvidas pela NASA acabam caindo nas mãos do grande público depois. Por isso, trago a vocês 10 coisas que a NASA criou que revolucionaram a sua vida e você nem sabe disso! xD

Vamos lá!

Coisa 1: aparelhos ortodônticos transparentes (clear braces)

NASA--inovando sua vida--2

Nossa adolescência agradece!

Coisa 2: travesseiros de viscoelástico ou (espuma com memória)

NASA--inovando sua vida--3

Hoje já existem camas com essa espuma! A espuma viscoelástica foi criada para absorver impactos e proteger as naves espaciais.

Coisa 3: termômetros auricular (que parece um phaser!)

NASA--inovando sua vida--4

Muito mais rápidos e precisos! Até os anos 90 podia ser bem desconfortável medir a temperatura, mas uma empresa esperta chamada Diatek aproveitou descobertas da Nasa para criar um sensor infravermelho, revolucionando o que conhecíamos como termômetro!

Coisa 4: papinha para bebês

NASA--inovando sua vida--5

Ooooooowwwn! ^^

Lembra daqueles desenhos mais antigos onde a comida do astronauta vinha em cápsulas ou em pasta? Então! Virou papinha para bebês! 99% da fórmula é de um ingrediente descoberto para alimentação de astronautas.

Coisa 5: filtros de água

NASA--inovando sua vida--6

Beber a própria urina é complicado, mas reciclar toda e qualquer água utilizada na espaço-nave, aí sim!

Coisa 6: óculos escuros com filtro UV

NASA--inovando sua vida--7(2)

Quando saem da nossa atmosfera, os astronautas são expostos a uma quantidade de radiação absurda! Por isso, para que não ficassem cegos, a NASA criou uma película protetora para os óculos deles.

Coisa 7: câmera de celular

NASA--inovando sua vida--8

Pasmem! Praticamente 1/3 dos celulares do mundo funcionam com câmera que usa tecnologia desenvolvida para câmeras espaciais. O.O

Coisa 8: comunicação a distância

NASA--inovando sua vida--9

Sabe esse aparelhinho que você tem um caso de amor, chamado celular? Veio da NASA! Antes da exploração espacial começar, a NASA precisava arrumar um jeito de se comunicar com os astronautas. Aí veio a ideia de usar os satélites!

Coisa 9: a palmilha

NASA--inovando sua vida--10

Já tentou usar um tênis ou qualquer outro calçado sem palmilha? Dói pra caramba né?! Agradeça as botas que Neil Armstrong usou para pisar na Lua! Foi daí que veio a palmilha que depois foi parar em vários tênis esportivos.

Coisa 10: aspirador de pó

NASA--inovando sua vida

Essa é na minha opinião, uma das invenções mais revolucionárias! Parece bobagem porque usamos isso como se não fosse nada demais, mas antes desse objeto ser criado, se livrar de partículas de sujeira era muito trabalhoso e, no caso da NASA, tais partículas poderiam danificar os circuitos da nave (o que geraria um tremendo prejuízo, sem contar em muitos acidentes!). Nos anos 60, a Black & Decker resolveu a questão inventando o aspirador de pó portátil. O Dustbuster foi o tatatataravô dos nosso aspiradores modernos. Massa né?! =D

Então quando você reclamar de algo que não está funcionando, pense que a NASA pode estar criando algo para resolver o seu problema!

Daniel Keller nunca usou um Dustbuster.

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!

Leave a Reply

Your email address will not be published.