Salve, salve, nerdaiada. Recentemente, um livro chamou a atenção do mundo: uma bíblia de 1500-2000 anos de idade foi encontrada na Turquia, no Museu de Etnografia de Ankara. Até aqui, sem grandes novidades, mas espera que tem mais. Esse livro contém o Evangelho de Barnabé – ou Baranabás – , supostamente um dos discípulos de Jesus Cristo, que descreve que Cristo não teria sido crucificado e mais polêmico ainda, nem era o Filho de Deus.

bunkernerd-biblia-1500-anos--1

Segundo os textos contidos nessa bíblia, Jesus será apenas mais um profeta (não que isso seja pouca coisa, mas é diferente do cara ser o filho do Chefe). E não para por aí! A bíblia ainda descreve o discípulo Paulo como “O Impostor”, afirma que Jesus não morreu, mas sim que subiu aos céus vivo, deixando que Judas Iscariotes fosse crucificado em seu lugar. Resumindo: a versão dessa bíblia põe em cheque alguns dos dogmas mais sagrados do antigo e novo testamentos.

bunkernerd-biblia-1500-anos--2

Claro que muitos já “desmentiram” a veracidade desse documento e outros questionam o crédito das fontes que divulgam a descoberta, mas o fato é que isso deu uma chacoalhada na instituição mais poderosa do mundo, a Igreja Católica. De acordo com o Daily Mail, essa bíblia foi descoberta no ano 2000. O livro é feito em couro e escrito em siríaco — um dialeto do aramaico. Autoridades afirmam que o livro teria sido escrito entre os séculos V e VI.

Tal foi o alvoroço, que o Vaticano requisitou uma avaliação oficial da bíblia de 1500 anos, a “suposta bília de Barnabé” (afinal, ninguém pode “desantificar” Jesus Cristo…). A imprensa Basij afirma que, no capítulo 41 do Evangelho de Barnabé está escrito: “Deus se disfarçou como Arcanjo Michael e expulsou Adão e Eva do Jardim do Éden e, quando Adão retornou ao paraíso, leu a inscrição “La elah ela Allah, Mohamad rasool Allah” no topo dos portões da entra para o Éden, o que significa que Alá é o único Deus e Maomé é seu profeta.” (texto retirado do Daily Mail e traduzido por mim).

bunkernerd-biblia-1500-anos--palacio-da-justica-Ankara

— Foto do Palácio da Justiça, em Ankara, capital da Turquia, onde o livro ficou guardado até ser transferido para o Museu Etnográfico da cidade —

Não vou dizer o que é verdade ou o que é mentira porque a verdade é que nada se sabe. Tudo isso pode ser apenas uma manobra para questionar a Igreja Católica, afinal, há uma guerra de muitos séculos se mantendo naquela região e esse pessoal parece ter um gosto por conflitos… A bíblia de 1500 anos, que supostamente contém o Evangelho de Barnabé está sendo mantida como um tesouro, com escolta policial e tudo mais.

É importante reforçar que o BunkerNerd não é a favor ou contra qualquer manifestação religiosa ou fé, mas é curioso ver como que uma pequena “novidade” pode causar muita confusão!

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!