ATENÇÃO!
ESSE POST É PARA MAIORES DE 18 ANOS (+18)!
SE VOCÊ É MENOR DE IDADE, LEIA POR SUA CONTA EM RISCO.
NÓS AVISAMOS!

Ninfomaniaca-2

E aí? Quem deixou escapar um sorrisinho de canto quando leu essa palavra? Não seria incomum que muitos refugiados tenham fantasiado, em algum momento de suas adolescências, como seria encontrar com uma pessoa ninfomaníaca.

“Nossa! Imagina só?! Ficar com uma menina ninfo? Deve ser uma loucura!”

“Ai… Como será que é com um cara ninfomaníaco? Será que eu aguento? Será que é perigoso?”

Ninfomaníaca

Lars von Trier, cineasta dinamarquês e o diretor do filme Ninfomaníaca: volume 1 (Nymphomaniac (vol. I), 2014) veio para abalar o mundo do cinema e da moral. O filme usou de uma campanha publicitária ousada (e até chocante para alguns) durante todo o seu pré-lançamento. E li que uma mulher tentou (sem sucesso) cobrir os olhos do filho em uma sala de cinema quando o trailer do filme passou, sem avisos, em uma sessão de filme infantil.

ninfomaniaca-posters

Bom… Eu acabei de assistir ao filme e só tenho uma coisa a dizer: Que filme F( )da! Com um início composto por cenas a princípio estranhas, mostrando um lugar sujo, meio abandonado e úmido, vem a primeira surpresa; a música Führe Mich (Leva-me), da banda alemã de rock industrial Rammstein, começa a tocar! Só com isso já dá para ter uma noção de que a coisa vai ser pesada.

Rammstein é uma banda conhecida por fazer letras com conteúdo pesado que muitas vezes também tem conotação sexual. Para os refugiados que não conhecem a banda ou não sabem falar alemão, deem uma olhada nas três primeiras estrofes:

Você cresceu em meu coração
Se você está na dor eu estou sangrando
Precisamos nos conhecer
Um corpo, dois nomes
Nada pode nos separar
A dois nacos na semente 

Se você chorar, eu me sinto bem
A mão do seu medo, alimenta o meu sangue 

Leve-me, prenda-me
Eu sinto você, eu não vou deixar você

Eu fui assistir a esse filme sabendo que era extremamente chocante (ou pelo menos era o que eu tinha lido até o momento). Demora uns bons minutos para a primeira cena mais forte aparecer, mas quando apareceu, eu pensei: “Ahn tá! É explícito…”.

Ninfomaniaca-3

“Oh, my f( )ching God!”

Calma! Não quer dizer que o filme é pornográfico! Sim, temos nu frontal e total, existem closes e cenas de sexo explícito no filme, mas NÃO, não é um filme feito para excitar ninguém.

O diretor Lars von Trier disse em várias entrevistas que o objetivo do filme Ninfomaníaca é mostrar o outro lado do sexo. Em uma sociedade onde nada mais choca ninguém, mostrar como seria o sexo quando a pessoa não possui qualquer envolvimento emocional, é uma boa forma de despertar a atenção do povo.

O quanto a falta de afeto e/ou emoção afeta um relacionamento? Como uma pessoa realmente ninfomaníaca pensa e como é a vida para as pessoas que possuem essa doença?

Sim, refugiados. Ninfomania é uma doença; um vício. Uma pessoa ninfomaníaca não consegue se controlar e possui uma necessidade absurda por sexo, buscando prazer e satisfação da forma como for possível e quantas vezes achar ser necessário.

nymphomaniac

instinto-selvagem-sharon-stoneCuriosidade: O ator norte-americano Michael Douglas já admitiu publicamente ser um viciado em sexo. Michael admitiu seu vício por sexo pela primeira vez depois do filme Instinto Selvagem (Basic Instinct, 1992), com a atriz Sharon Stone (Qual refugiado não se lembra desse filme?!).

Mas voltando a ninfomania, o filme é realmente surpreendente! Temos Joe, uma mulher que inicia sua história contando que com 2 anos, já havia descoberto sua vagin#. Com 7 anos, a jovem já brincava com uma amiga, descobrindo formas de se estimular. Com 15 anos, a jovem Joe (Stacy Martin) procurou Jerôme (Shia LaBeouf), um jovem com mãos fortes, e pede para que ele tire sua virgindade (O que ele fez! E dos dois lados!). Tá tranquilo até agora? Calma que tem mais!

Ninfomaniaca-4

Conforme vamos conhecendo a história de Joe somos expostos ao lado psicológico de toda a trama. Vemos que Joe sempre teve dificuldades para demostrar afeto e também fica óbvio que a personagem decide retirar o conceito da palavra AMOR de sua vida. Isso porque, para Joe, o amor é apenas um complicador e uma distração.

É curioso como que, apesar de ter sérios problemas emocionais, Joe é uma mulher extremamente estratégica, pois consegue planejar e arquitetar todo um esquema para que sua vida de luxúria possa existir. Essa relação estratégica é metaforicamente inserida através da fórmula de Fibonacci, onde uma relação de proporção existe e é sempre repetida, não importando a situação, objeto ou ser vivo envolvido. É a proporção da natureza ou Proporção Áurea (Golden Section).

Fibonacci

Uma das cenas que mais me impressionou nesse filme, foi essa aqui:

Ninfomaniaca-2

O pai de Joe (Christian Slater – odeio esse cara, mas tudo bem porque ele aparece pouco), pessoa com que ela tinha algum afeto, morre e para a surpresa e agonia da própria personagem, ela não consegue sentir nada pela morte de seu pai. Ao invés disso, Joe fica lubrificada. Exatamente! Note a gota escorrendo pela perna direita.

A situação emocional de Joe é tão crítica, que seu corpo não consegue expressar mais nenhum sentimento. A única forma que ela encontra de interagir com o mundo, é através do sexo.

Em meio a uma agenda com mais de 10 transas durante o dia, sempre com homens diferentes, Joe vai levando a vida.

Ninfomaniaca-1

Até ser encontrada, toda machucada, em um beco perdido em alguma rua e por um cara bastante suspeito, um solteirão chamado Seligman (Stellan Skarsgard).

Uma dúvida que tive foi se os atores realmente transaram porque as cenas são completamente realistas!
A produtora Louise Vesth explicou ao The Hollywood Reporter:

“Filmamos os atores fingindo ter relações sexuais e, em seguida, os dubles que realmente fizeram sexo. Na pós-produção nós vamos unir as duas imagens digitalmente. Então, acima da cintura, serão as nossas estrelas e abaixo da cintura serão os dubles.”.

Eu quis trazer a discussão desse filme aqui para nosso bunker porque, coincidentemente, no mesmo dia em que assisti esse filme, presenciei uma conversa acalorada em que foram discutidas várias ideias sobre cultura, sociedade e rolezinhos.

É muito fácil rotular e julgar as pessoas devido a suas atitudes, idade, condição social, etnia ou poder aquisitivo, mas tente fazer isso para dentro. Tente olhar para si mesmo e imagine como as pessoas te veem.

No filme Ninfomaníaca, Joe sempre se refere a si mesma como um ser humano ruim e desprezível. Ela pensa dessa forma porque os valores impostos pela sociedade em que a personagem vive, exige que ela tenha outras posturas. Joe não consegue compreender que ela não é um problema, mas sim que ela tem um problema.

O filme terá cinco horas de duração (contando as duas partes) no total. São 8 capítulos, intitulados: “The Compleat Angler”, “Jerome”, “Mrs. H”, “Delirium”, “The Little Organ School”, “The Eastern & Western Church (The Silent Duck)”, “The Mirror” e “The Gun”.

Elenco:
Charlotte Gainsbourg (Joe), Stellan Skarsgard (Seligman), Stacy Martin (Joe jovem), Shia LaBeouf (Jerôme), Christian Slater (pai de Joe), Jamie Bell (K), Uma Thurman (Senhora H), Willem Dafoe (L), Mia Goth (P), Sophie Kennedy Clark (B), Connie Nielsen (mãe de Joe), Michael Pas (Jerôme velho) e Udo Kier (mordomo).

Duração: 118 min (volume I) | 124 min (Vol. II).

 

Daniel Keller, mal pode esperar pelo volume II.

Comentários

comentários

7 Responses

  1. jordan 13

    jordan 13

    Ordinarily this would mean taking your computer into a repair site and have a tech look at it to determine the problem. The fix could be as simple as running a few utilities on the computer, or as complex as rebuilding the hard drive from scratch. Even…

    Responder
  2. oreo 5s

    oreo 5s

    It states that the best jobs program is economic growth. “We do not offer yet another made in Washington package of subsidies and spending to create temporary or artificial jobs.”The GOP pledges to reform the tax code to make it easier for businesses…

    Responder
  3. jordan retro shoes

    jordan retro shoes

    Witnesses reported two killed. Ali Mustafa, a car mechanic who was guarding the “free soldiers” tent, said he saw an attacking soldier stab one of the officers to death with his bayonet. He pointed to a section of pavement stained with blood under a…

    Responder
  4. jordans for women

    jordans for women

    Upon hearing about the judge’s ruling, Seaton said her first thought was “Is this really happening?” The couple set out for the Pulaski County Courthouse, but learned on the way there that it wouldn’t be open Saturday. Eureka Springs, a popular sit…

    Responder
  5. jordan 4 toro bravo

    jordan 4 toro bravo

    Many downtown merchants boarded up their windows days in advance of the verdict, and downtown businesses and local, state and federal offices sent their employees home as soon as it was announced. Several law enforcement agencies pledged their support…

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.