facebook novo

A nova versão do Facebook, anunciada pelo Mark Zuckerberg na quinta-feira passada, 7, apareceu para mim nessa segunda-feira. Explorando as novas opções, achei-as de muito bom gosto.

O que se nota primeiro é a limpeza da tela. Só a mudança do bloco de diálogo dos comentários para a cor do fundo já denota uma agradável mudança estética, mas, aliado a isso, algumas outras características facilitam o acompanhamento do Newsfeed. Uma delas é a concentração do chat à esquerda, juntamente com os grupos e as configurações diversas. Esta barra pode ficar retraída ou estendida, conforme o desejo do usuário. Seus ícones, mais arredondados que a versão anterior, são bem mais bonitos também.

Facebook Mark Zuckerberg

O lado direito fica praticamente apenas com itens patrocinados e convites de aplicativos e eventos, com a única exceção dos filtros para a newsfeed, que são uma das ferramentas que mais me chamou atenção no novo layout. Você pode selecionar se vê todos os seus amigos, listas (o que antes já era possível) ou grupos juntos em um único newsfeed – para grupos com temáticas semelhantes, isso é muito útil. O grande diferencial, no entanto, é a possibilidade de focar o newsfeed em fotografias e músicas apenas. Como o design da página deixa as fotos maiores e os links melhor descritos, focar nas notícias, likes e comentários sobre música, por exemplo, se torna bastante agradável.

facebook timeline

De forma geral, as histórias ficam mais nítidas, inclusive nas eventuais repetições; ao invés de uma notícia com diversos posts abaixo, o foco é o link, e é possível visualizar quem compartilha com uma pequena foto do perfil ao lado da notícia, em uma barra lateral bastante discreta, sem com que o compartilhamento excessivo de um link desorganize a página com diversos posts aparentemente desconectados.

Considerando isso tudo, a mudança é certamente uma vitória: o novo layout aglomera melhor as notícias, links e fotos iguais, reorganiza o chat, configurações e grupos e ainda permite a criação de novos filtros pro newsfeed – além, claro, de ser uma mudança bem positiva em termos de design e estética.

(Facebook Velho)

face velho

(Facebook Novo)

facebook novo

Por Fernanda Beirão

Créditos: Catarina Corrêa

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.

3 Responses

Leave a Reply

Your email address will not be published.