ensaios-com-playmobil

Quem conhece esses carinhas simpáticos aí de cima?

Não são os Power Rangers! E não! Não é LEGO! Se você, refugiado, têm mais de 25 anos, provavelmente brincou com esses bonequinhos quando era criança ou teve um amigo que tinha. Playmobil marcou a infância de muita gente!

Playmobil_Furnished School Building

Inspirado pelas lembranças de natais passados (Não! O Espírito-dos-Natais-Passado não me visitou… Ainda!). Muito antes da tecnologia entrar com força no segmento de brinquedos infanto-juvenis,  jogos de montar, jogos de tabuleiro, bonecos e bonecas variados, casas da Barbie, Castelos de Grayskull, carrinhos e afins, povoavam a nossa infância, recheando nossas memórias com mundos fantásticos, criados nas mais variadas brincadeiras!

Botar no papel todos os brinquedos e brincadeiras que vivi na infância seria impossível, mas tenho certeza que esse esforço fará muitos refugiados lembrarem de bons momentos, talvez esquecidos nos anos passados.

Meu primeiro boneco (Hoje chamados de Action Figures) foi um boneco do He Man e o seu eterno companheiro, o Gato Guerreiro. Na época, era o brinquedo mais top que um guri podia querer!

heman

Depois vieram os bonecos dos ThunderCats e o soldados Comandos em Ação (G.I.Joe). Eu criava verdadeiros mundos dentro do meu quarto, mesmo quando brincava sozinho. Minha mãe às vezes se assustava com a quantidade de barulhos e vozes que eu reproduzia dentro do quarto. XD

comandos-em-acao-colecao

Claro que além dos bonecos, existiam os jogos e outros brinquedos, como o já mencionado Playmobil e seu “primo anão” LEGO, o Ferrorama, o Autorama, Pirata, Genius (ou o “brinquedo para quando acaba a luz”, como eu chamava quando pequeno), o vídeo games Atari, Master Sistem, Mega Drive e os jogos de tabuleiro do Sobe-e-Desce, Banco Imobiliário e SCRAMBLE (Palavras Cruzadas).

Hoje não possuo mais nenhum desses brinquedos porque doei todos e também me mudei muito, mas as vezes, minha namorada e eu nos juntamos com família e amigos e jogamos alguns desses jogos, como o Master e WAR.

O site Kotaku fez uma lista com os 50 brinquedos clássicos da infância americana, de 1963 até hoje. É muito legal ver a evolução dos brinquedos e também os ciclos. Dá para perceber que muitos brinquedos foram reinventados e melhorados para serem relançados e conquistar novos públicos-alvo, acompanhando assim, a evolução dos valores e condições financeiras da sociedade.

O resultado dessa lista foi um infográfico mega-saudosista e extremamente nerd!

infografico-jogos-clássicos

E pra você, refugiado(a)? Qual foi seu brinquedo ou brincadeira favoritos?

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!

Leave a Reply

Your email address will not be published.